RALLYE DE MORTAGUA - ARC SPORT



MAIS DOIS TÍTULOS NACIONAIS PARA A ARC SPORT


Adruzilo Lopes e Vasco Ferreira novos Campeões Nacionais 2L/2RM

António Costa junta-se a Ricardo Moura como Campeão Nacional de Produção


O Rallye de Mortágua continua a ser uma prova especial para a ARC Sport.

Foi aqui que a equipa de Aguiar da Beira conquistou três títulos consecutivos, sempre com Adruzilo Lopes. Depois da Produção em 2008 e 2009, o piloto de Vizela alcança este ano o título de Campeão Nacional nas duas rodas motrizes, uma especialidade que faltava ao seu vasto palmarés.
Foi precisamente no dia em que cumpriu 48 anos, que Adruzilo Lopes começou a desenhar a vitória no Rallye de Mortágua. Um ritmo característico do piloto, anunciou desde muito cedo um triunfo inequívoco na prova do Clube Automóvel do Centro.
“A minha ligação à ARC Sport começou aqui em 2007, quando estreei o Renaul Clio R3 com uma vitória nas duas rodas motrizes. Nos três últimos anos conquistámos três títulos, sentindo uma grande satisfação por ter proporcionado estas alegrias a uma equipa que sempre mostrou enorme dignidade, competência e um profissionalismo muito elevado. Estes três títulos só foram possíveis porque sempre funcionámos como um conjunto, provando que somos de facto uma equipa fantástica, com níveis de exigência muito elevados. Quero agradecer à ARC Sport pelos três títulos consecutivos, mas também, em especial, por este ano nos ter dado um Renault Clio R3 muito fiável e competitivo. Pela minha parte, fiz sempre o melhor possível, sendo um motivo de orgulho fazer parte de uma equipa que admiro muito”, declarou Adruzilo Lopes, na hora de festejar mais um título nacional.
Esta época, ao lado de Adruzilo Lopes esteve Vasco Ferreira, que alcançou um sonho na sua jovem carreira como navegador.
“Foi uma conquista muito importante, ainda por cima ao lado do Adruzilo, um piloto que sempre admirei ao longo da minha infância. Acompanhei sempre as suas vitórias, e é para mim uma grande satisfação ser campeão ao seu lado, num campeonato de duas rodas motrizes que foi difícil, mas que sempre dominámos”, afirmou Vasco Ferreira, visivelmente feliz pelo primeiro título nacional da sua carreira.
Com o título de Campeão Nacional do Agrupamento de Produção já garantido após o Rallye Vinho da Madeira, Ricardo Moura voltou a mostrar grande classe na penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis. O quarto lugar absoluto, a vitória no Grupo N, mas essencialmente a confirmação do título de Produção para António Costa, que por não ter participado no Sata Rally, só hoje conseguiu alcançar o seu objectivo.
“Esta prova foi muito importante por ter conseguido o título para o António Costa e por ter contribuído para mais um sucesso de toda a equipa. A luta com o Vítor Pascoal acabou por ser bastante interessante, assim como o facto de ter conseguido melhorar muito os meus tempos em relação à prova do ano passado. Na primeira passagem pelo troço de Espinho sentimos falta de tracção no Mitsubishi, e a partir daí decidimos não arriscar mais. Foi mais uma participação digna para os Açores e um dia excelente para a ARC Sport, pelos títulos que hoje conseguiu alcançar”, declarou Ricardo Moura.
O Rallye de Mortágua deu a conhecer novos campeões nacionais. Entre eles António Costa, que hoje festejou o título de Campeão Nacional de Navegadores do Agrupamento de Produção. Um triunfo importante para a carreira do popular navegador de Amarante.
“Quero agradecer ao Ricardo Moura por me ter proporcionado este título. Foi uma honra ter estado ao lado de um piloto tão rápido e eficaz como ele. Agradeço também à ARC Sport por ter contribuído com um carro sempre fiável e competitivo, bem como ao apoio que sentimos por parte de todos os açorianos que vibraram sempre com as nossas vitórias. Um agradecimento também para o Filipe Garcia, o representante da Beta em Portugal. Nos últimos três anos conquistei dois títulos. O agrupamento de Turismo em 2008 e o de Produção em 2010, o que considero excelente”, rematou António Costa.
O Rallye de Mortágua voltou a ser talismã para a ARC Sport. No final da prova, Augusto Ramiro era um homem naturalmente feliz.
“É tudo mais fácil quando podemos contar com dois pilotos deste calibre. Conseguimos alcançar totalmente os nossos objectivos, com a conquista dos títulos de Produção com o Ricardo Moura e Duas Rodas Motrizes com o Adruzilo Lopes, a quem quero felicitar. Quero também dar os meus sinceros parabéns a todos os elementos da nossa equipa, que sem excepção, contribuíram para mais este sucesso da ARC Sport”, afirmou Augusto Ramiro.






O NUNO DINIS PHOTOS ENEREÇA OS MAIS SINCEROS PARABÉNS À ARC SPORT PELOS TÍTULOS CONQUISTADOS ASSIM COMO AOS SEUS PIOTOS RICARDO MOURA E TÓ COSTA E ADRUZILO LOPES E VASCO FERREIRA...MUITOS PARABENS A TODOS...




NUNO DNIS
FOTOS: NUNO DINIS PHOTOS







RALLYE DE PORTUGAL HISTÓRICO 2010


Domínio estrangeiro com vitória espanhola


Depois de uma equipa belga ter terminado no ano passado com a hegemonia dos pilotos nacionais no palmarés do Rally de Portugal Histórico, parece que o domínio das formações estrangeiras veio para ficar nesta quinta edição do Rally de Portugal Histórico: desta vez foram os espanhóis Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS) a levarem a melhor sobre a concorrência, sendo os mais regulares ao longo das 44 provas de classificação.Aliás, a superioridade das equipas que nos visitaram foi grande, monopolizando os lugares do pódio, com José Grosso a ser o melhor piloto português, na quarta posição, e apenas mais dois portugueses - João Vieira Borges e Cipriano Antunes - entraram nos dez primeiros.
Para tanto, também muito contribuiu a grande hecatombe dos principais pilotos nacionais: José Grosso começou por liderar a prova, mas problemas mecânicos diversos e um furo acabaram por atrasá-lo bastante, não lhe permitindo melhor que a quarta posição; João Mexia sucedeu-lhe no comando, mas o piloto de Coimbra não foi muito mais longe, com problemas na caixa de velocidades a colocarem um ponto final na sua actuação; José Luís Nunes desistiu com problemas de motor, Paulo Grosso perdeu-se numa especial e acabou por "partir" também o motor do seu Escort e Aníbal Rolo teve uma saída de estrada no segundo dia que comprometeu qualquer hipótese de uma melhor classificação.
Perante tudo isto acabou por sobressair a natural superioridade dos pilotos estrangeiros: Ricardo Alonso andou sempre muito bem e cimentou a sua vantagem na ligação entre Arganil e Viseu, conseguindo depois defender muito bem essa vantagem, apesar de ter perdido algum do seu avanço na derradeira fase da prova, mas acabando por conquistar uma vitória totalmente justa.
A principal ameaça de Alonso acabou por ser o ex-campeão europeu de regularidade, o belga Jose Lareppe, que terminou na segunda posição, a 60,4 pontos, depois de uma segunda etapa menos conseguida.
O espanhol Marcos Adan acabou por assegurar o último lugar do pódio, devido sobretudo à sua elevada regularidade ao longo dos cinco dias de prova.

Classificação final:

1.º Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS), 1645,4 pontos;
2.º Jose Lareppe/ Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), a 60,4pt;
3.º Marcos Adan/Gaspar Osorio (Porsche 911), a 82,4pt:
4.º Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 T), a 95,7pt;
5.º José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002), a 112,5pt;
6.º Javier Ortega/Secundino Infiesta (Lancia Fulvia), a 146,7pt;
7.º João Vieira Borges/João Srôdio (BMW 635 CSi), a 224,2pt;
8.º Iñaki Presa/German Gonzalez (Ford Escort), a 284,5pt;
9.º.º Jhony Delhez/Eddy Gully (Ford Escort RS), a 327,7pt;
10.º Cipriano Antunes/Vicente Antunes (Audi quattro), a 594,5pt; etc.




NUNO DINIS

RALLYE PORTUGAL HISTÓRICO 2010





João Mexia-Nuno Machado

são os novos comandantes



O segundo dia do Rally de Portugal Histórico foi marcado por uma intensa competição, com as provas de classificação da zona centro do país - Lousã, Vide, Arganil, Góis, Piodão, entre outras - a produzir algumas alterações importantes ao longo dos 435 quilómetros de percurso, e que permitiram a João Mexia/Nuno Machado (Porsche 911 Coupé) subirem uma posição na geral à chegada a Viseu, assumindo-se como os novos líderes da prova.
Aliás, à chegada à cidade de Viriato todos os concorrentes foram unânimes nas dificuldades de um dia com 160 quilómetros de provas de regularidade, onde a condução teve um papel fundamental para evitar penalizações mais elevadas face às médias propostas pela organização.
Mais regulares ao longo desta ligação iniciada na Figueira da Foz e bem motivados depois do excelente jantar e do espectáculo do Casino Figueira, João Mexia/Nuno Machado acabaram por confirmar o seu estatuto como uma das equipas favoritas à vitória final, terminando a etapa em Viseu com uma vantagem de 16,9 pontos, um magro pecúlio para o que falta ainda disputar.

Mas os grandes heróis do dia foram os espanhóis Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS) que, com um desempenho notável nesta segunda etapa, saltaram da 17ª posição para o segundo lugar da geral, tornando-se na principal ameaça à liderança.

Quintos à partida da Figueira da Foz, os belgas Daniel Reuter/Robert Vandevorst (Porsche 914/6) também tiveram um dia bem positivo, subindo dois lugares na geral, colocando -se à frente do ex-campeões europeus da especialidade, Jose Lareppe/Joseph Lambert, em Opel Kadett GTE. Menos bem estiveram os primeiros líderes da prova, José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002), que caíram quatro lugares na classificação.



Classificação no final da 2.ª etapa:

 1.º João Mexia/Nuno Machado (Porsche 911 Coupé), 815,7 pontos;
2.º Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS), a 16,9pt;
3.º Daniel Reuter / Robert Vandevorst (Porsche 914/6), a 32,1pt;
4.º Jose Lareppe/ Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), a 43,2pt;
5.º José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002 Tii), a 46,1pt;
6.º Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 T), a 50,5pt;
7.º Javier Ortega/Secundino Infiesta (Lancia Fulvia), a 73,9pt;
8.º Iñaki Presa/German Gonzalez (Ford Escort), a 82,8pt;
9.º José L. Nunes/Segarra Marques (Alfa Romeo 2000 GTV), a 125,6pt;
10.º José Familiar/Hugo Soares (Alfa Romeo 1300), a 190,2pt; etc.

 
 
NUNO DINIS

IRC - RALLYE OF SCOTLAND



IRC prossegue na Escócia

O Rali da Escócia, penúltima prova do Intercontinental Rally Challenge vai para a estrada de 15 a 17 de Outubro.
Sem a presença de Bruno Magalhães, que encerrou a sua campanha no IRC na última prova disputada em Itália, o Rali da Escócia conta com uma pobre lista de inscritos, apesar da presença dos principais pilotos de 2010.

Juho Hanninen chega a esta prova já com o título no bolso, ele que foi confirmado neste rali depois de a equipa Skoda ter anunciado a seguir à prova italiana que já não disputava mais qualquer rali esta temporada no IRC.




NUNO DINIS

RALLYE MORTAGUA

PROGRAMA


Sábado
16 de Outubro de 2010


1ª ETAPA - 1ª SECÇÃO

Mortágua - CMM, Partida - 14h30

Mortágua 1 – 11,79 Km. 1ª PC - 15h10

Buçaco 1 – 12,97 Km. 2ª PC - 15h35


1ª ETAPA/2ª SECÇÃO

Mortágua 2 – 11,79 Km. 3ª PC - 17h05

Buçaco 2 – 12,97 Km. 4ª PC - 17h30


1ª ETAPA/3ª SECÇÃO

SE Mortágua – 1,86 km. 5ª PC - 19h00

Mortágua - CMM. Chegada - 20h20

Domingo
17 de Outubro de 2010


2ª ETAPA/1ª SECÇÃO

Mortágua – CMM Partida - 10h30

Carapinhal 1 – 7,94 Km. 6ª PC - 11h10

Espinho 1 – 19,67 Km. 7ª PC - 11h36

2ª ETAPA/2ª SECÇÃO

Carapinhal 2 – 7,94 Km. 8ª PC - 12h47

Espinho 1 – 19,67 Km. 9ª PC - 13h16

Mortágua – CMM Chegada - 14h35



RICARDO PEREIRA

RALLYE MORTAGUA

LISTA INSCRITOS CPR E REGIONAL CENTRO


Encontram-se disponíveis nos links em baixo a lista de incritos da prova organizada pelo Clube Automóvel do Centro e onde se avizinha uma excelente prova e onde poderá quase que ficar decidido o título do CPR e onde se espera que o tempo possa contribuir para uma magnifica prova.

CPR


REGIONAL




JOÃO BICA

RALLYE PORTUGAL HISTÓRICO 2010



José Grosso e José Sismeiro lideram no final do primeiro dia


Vencedora há dois anos, a dupla José Grosso-José Sismeiro (BMW 2002) entrou com o pé direito na quinta edição do Rally de Portugal Histórico, chegando à Figueira da Foz no comando da prova, depois de um dia em que se realizou uma prova de regularidade por sectores (PRS), na distância de 11,82 Km (três voltas à pista do Autódromo do Estoril) e uma prova de regularidade absoluta no Gradil.
O piloto de Leiria cimentou a sua liderança com uma excelente performance no Estoril, para depois limitar os prejuízos que a prova do Gradil causou em quase toda a caravana, obrigando, de uma forma algo surpreendente, a penalizações de certa forma pesada, que acabaram por baralhar um pouco a classificação.
Na verdade, José Grosso não foi além do 38º lugar no Gradil, mas como a maioria dos seus mais directos perseguidores acabou por não fazer muito melhor, o seu resultado permitiu-lhe mesmo assim conservar a primeira posição.
O mesmo se pode dizer de João Mexia Leitão-Nuno Machado (Porsche 911), que estiveram também em excelente plano na prova do Estoril, perdendo apenas 0,7 pontos para o mais regular e mesmo uma actuação menos conseguida no Gradil não os impediu de manter a segunda posição da geral.
Na terceira posição situa-se a primeira formação estrangeira, a dupla espanhola Marcos Adan-Gaspar Osorio (Porsche 911), quarta na primeira prova, mas mais eficientes no Gradil, o que lhes permitiu subir uma posição na geral.

No segundo dia de prova os concorrentes saem da Figueira da Foz pelas 08.30 horas para uma etapa com 435 Km. A neutralização da hora do almoço terá lugar em Arganil, entre as 13h00 e as 14h45, e chegada a Viseu está agendada para as 19h15. Ao final da tarde terá lugar a já habitual prova de PRS de Viseu (2,0 Km), na Avenida Europa, última dificuldade de um dia com 12 PRA. 



Classificação no final da 1.ª etapa:

1.º José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002 Tii), 438,6 pontos;
2.º João Mexia Leitão/Nuno Machado (Porsche 911 Coupé), a 0,7 pt;
3.º Marcos Adan/Gaspar Osorio (Porsche 911), a 1,8pt;
4.º Rui Salgado/Luis Godinho (Ford Escort RS2000), a 2,6pt;
5.º Daniel Reuter / Robert Vandevorst (Porsche 914/6), a 7,9pt;
6.º Aníbal Rolo/António Caldeira (Datsun 1600 SSS) a 9pt;
7.º Jhony Delhez/Eddy Gully (Ford Escort RS), a 11,8pt;
8.º João Vieira Borges/João Serôdio (BMW 635 CSI), a 14,8pt;
9.º Jose Lareppe/ Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), a 17,2pt;
10.º Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 T), a 19,2pt; etc.




NUNO DINIS

RALLYE MORTAGUA - PAULO NETO



Fazer uma boa prova


O Rali de Mortágua, que vai para a estrada dias 16 e 17 de Outubro, vai levar o Campeonato de Portugal de Ralis ao centro do país, onde Paulo Neto / Daniel Amaral esperam fazer uma das melhores provas da temporada nos 2L/2RM e no Citroen Racing Trophy.
Depois de um bom desempenho no Rali Centro de Portugal, Paulo Neto vai ao Rali de Mortágua com o objectivo de ter uma prestação ainda melhor.
“O Rali de Mortágua é a prova que mais gosto do Campeonato de Portugal de Ralis. É uma prova muito técnica, com diferentes tipos de troços e de piso que exige muita concentração da nossa parte” refere Paulo Neto, que espera que “não chova, até porque o piso dos troços, nos reconhecimentos, estava muito sujo, o que torna muito complicado a condução”.
Assim, sem se preocupar muito com a concorrência, e atendendo a que é uma prova que já conhece, Paulo Neto diz “queremos obviamente chegar ao fim, mas não da forma como o fizémos no Rali Centro de Portugal. Desta feita, queremos ser mais competitivos e fazer uma prova mais de acordo com aquilo que podemos andar”.

A presença de Paulo Neto no Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM e no Citroen Racing Trophy, conta com os seguintes parceiros:

VALADARES – Louça Sanitária
SAINT GOBAIN – WEBER – argamassas industriais
QUANTINFOR – Consultoria informática
M.C.D. GARCIA – Peças automóveis
PROFILTEK– Divisórias de Duche
VITARTE – Produção gráfica
CARAS DECORAÇÃO
MDM – Móveis de banho
TRÊS-TORNEIRAS
DIRESCO – Superfícies de Quartzo
RESTAURANTE “O AMARAL”
PAULO NETO, LDA – Materiais de construção


GIL

SUPER SEVEN BY KIA



Super Seven by Kia – Reúne estrelas no Circuito do Estoril




Espectadores não pagam bilhete


No Sábado, 16 de Outubro, das 9 às 17, o Autódromo do Estoril será palco de uma prova de automobilismo surpreendente, que se propõe ser o ensaio geral para o próximo Campeonato, com um novo conceito de corridas, desenhado e pensado para os espectadores (com entrada livre) se divertirem e conhecerem por dentro o desporto automóvel. O programa é muito apelativo, onde irão marcar presença os míticos Seven, na prova Super Seven by Kia, para disputarem um treino livre e três curtas corridas. A novidade será que na primeira corrida a grelha é sorteada, na segunda é invertida e na terceira a ordem será atribuída segundo o combinado do resultado da 1ª e 2ª corridas.
Outra das novidades será o regresso dos lendários Datsun 1200, numa homenagem de Ricardo Megre ao seu pai (José Megre), que ensaia aqui uma possível reedição deste troféu, que tanto impacto teve pelas mãos do mais conhecido Globetroter português. Outra das inovações do Motor Clube do Estoril, organizador do evento, é a oportunidade de ver a rodar na pista Automóveis Super Desportivos tais como Porsche, Ferrari, Lamborghini, entre outras “bombas”, que saem das garagens para soltarem os seus cavalos no local apropriado, inseridos na categoria de Super Sport Gentleman Driver's.
Neste conceito promocional/desportivo dos Super Seven by Kia está integrado um original desfile, para o qual estão confirmadas várias actrizes da nova vaga e outras personalidades que partilham com os seus maridos a paixão pelos automóveis. Para algumas será a primeira vez que vão andar num carro de corrida numa pista, para outras já começa a ser um vício.
Helena Costa, jovem actriz portuguesa, que muito recentemente contracenou com o consagrado actor Joaquim de Almeida na mini-série República, é agora uma grande impulsionadora do automobilismo feminino. Tendo-se estreado recentemente na Rampa do Caramulo e passado pelo Autódromo do Algarve, onde aperfeiçoou as suas capacidades de condução, chegou a vez de realizar o sonho de correr no Estoril, dentro do irresistível Seven: “Este carro é fantástico, estou completamente rendida e muito apaixonada, parece um bichinho que está crescer e que é contagioso”.
Rendidas ao entusiasmo da Helena, outras actrizes como Mariana Monteiro, Joana Duarte, Júlia Belard e Ana Catarina, aceitaram participar no Super Seven by Kia Girls.

Prevê-se um Sábado bastante animado, onde nunca é demais relembrar que a entrada para as bancadas será gratuita para toda a família.


Pilotos inscritos no Super Seven by Kia


511 - Miguel Couceiro/Paulo Magalhães
513 - Diogo Tavares
514 - José Manuel Costa /José Manuel Costa Jr.
517 - Ricardo Megre
519 - Nuno Santos
520 - Nuno Carvalho
523 - Filipe Boléo-Tomé
525 - Luís Santa-Bárbara/Pedro Romão
527 - Luís Lisboa /Duarte Lisboa
530 - KIA Motors: José Ribeiro/Bernardo Gonzalez
531 - Bruno Coutinho/Francisco Lopes da Costa
532 - Pedro Vilas-Boas/Lobo Gonçalves
533 - Francisco Guedes/Lourenço Beirão da Veiga
537 - Marco Gomes/Rosário Sottomayor
5?? - João Galvão/José Pacheco



Pilotos inscritos no Super Seven by Kia Girls

Helena Costa
Mariana Monteiro
Joana Duarte
Ana Catarina
Júlia Belard
Samanta de Ávila e Castilho
Inês Sobral Raposo de Magalhães
Vera Soares dos Santos
Carolina Boléo-Tomé
Isabel Cudell Patrício Gouveia



JOSÉ CARLOS FERREIRA

RALLYE MORTAGUA - ARC SPORT



UMA PROVA TALISMÃ PARA A ARC/SPORT




Adruzilo Lopes procura mais um título
Campeão Ricardo Moura tenta mais um resultado positivo



O Rallye de Mortágua transformou-se numa prova especial para a ARC Sport. Foi aí que a equipa de Aguiar da Beira conquistou os dois títulos consecutivos do Agrupamento de Produção em 2008 e 2009, com os Subaru Impreza tripulados por Adruzilo Lopes, para além de 2007 ter contribuído com uma estreia ganhadora do Renault Clio R3 construído nas suas oficinas, também com Adruzilo Lopes ao volante.
Esta época o popular piloto de Regilde quer manter a fasquia alta. Depois de coleccionar títulos absolutos e de produção, Adruzilo Lopes procura agora ser Campeão Nacional de duas rodas motrizes. O Renault Clio R3 está apto para mais uma luta, e o piloto confia que Mortágua possa voltar a ser um fetiche.
“Acima de tudo quero efectuar um bom rali, para poder continuar em busca do título das duas rodas motrizes. Embora existam hipóteses de sair de Mortágua como campeão, não quero pensar nisso. Só no final é que se fazem as contas, e sei que esta equipa fantástica vai trabalhar como sempre para que tudo possa correr da melhor forma. Mortágua marcou de facto a estreia do Renault Clio R3 em 2007, e a vitória surgiu através de um fabuloso trabalho de equipa. Foi também aí que consegui conquistar os meus títulos de Produção nos dois últimos anos, e por tudo isso, esta é de facto uma prova especial para mim e para toda a equipa da ARC Sport. Estou confiante num bom resultado”, afirma Adruzilo Lopes, que voltará a contar com Vasco Ferreira como navegador.
Ricardo Moura já alcançou todos os seus objectivos em 2010. Campeão Nacional do Agrupamento de Produção e mais um título revalidado nos Açores dão ao piloto motivos suficientes para estar confiante. Em Mortágua, libertos de pressões, Ricardo Moura e António Costa vão tentar lutar por mais um resultado positivo, dignificando a Região Autónoma dos Açores.
“Com os nossos objectivos completamente atingidos, estamos cheios de motivação para voltar a disputar o Rallye de Mortágua, uma prova que gostei bastante na época passada. Como é habitual, vamos fazer o melhor possível para dignificar os Açores e todos os nossos patrocinadores, efectuando um rali competitivo como é nosso timbre”, assegura Ricardo Moura.
Para Augusto Ramiro e para a ARC Sport esta tem sido mais uma época bastante positiva. Com Ricardo Moura a alcançar em 2010 os títulos de Campeão Nacional de Produção e Campeão Absoluto nos Açores, só falta mesmo ver Adruzilo Lopes chegar ao título de Campeão Nacional de 2L/2RM.
“Esta é mais uma prova como tantas outras, onde faremos tudo para alcançar os nossos objectivos. Espero que o Adruzilo Lopes consiga chegar a um bom resultado, se possível a vitória nas duas rodas motrizes, para assim tentar obter mais um título nacional. Em relação ao Ricardo Moura, penso que irá uma vez mais, efectuar um rali ao nível daquilo a que nos tem habituado, ou seja mais uma prova fantástica”, declara, confiante, Augusto Ramiro.

A prova do Clube Automóvel do Centro, a penúltima do Campeonato de Portugal de Ralis, arranca no próximo Sábado com cinco prova especiais de classificação, terminado no Domingo à tarde, depois de disputados mais quatro troços cronometrados.




RICARDO PEREIRA

FORMULA BMW



Novo teste positivo para Rodrigues em Hockenheim


Pela terceira vez este ano, o piloto de 15 anos Jonas Rodrigues realizou, esta passada quinta-feira em Hockenheim (Alemanha), um novo teste no monolugar BMW da Daltec Racing, a fim de preparar a próxima temporada no campeonato de Fórmula Lista Junior, que reserva algumas novidades.
Sem ter fixado o objectivo de fazer baixar o cronómetro, a equipa helvética, vice-campeã em 2010, centrou o teste na análise da telemetria e no controlo da travagem, sendo esta última uma área na qual o piloto luso-suíço requer ainda uma maior aprendizagem.
Jonas Rodrigues: “Ao contrário das outras sessões onde o objectivo foi de acumular rodagem, este teste foi mais de carácter técnico, ao longo do qual tive de ir melhorando e aumentando a dosagem no pedal do travão. Comecei por fazer um turno de cinco voltas para posteriormente alongar as séries, intercalando sempre briefings para analisar a telemetria. Tivemos ainda um pequeno problema com a caixa de velocidades, mas foi rapidamente resolvido. Foi mais um dia produtivo onde aprendi bastante e onde fui trabalhando a minha interacção com a equipa técnica, aplicando à letra as indicações que ia recebendo. Um factor que a Daltec leva muito a sério.”

Embora organizada desde a sua estreia em diversos circuitos fora do território suíço, a Fórmula Lista Junior irá ter oficialmente a partir de 2011 um estatuto de campeonato internacional, deixando de estar associado à Suíça. De recordar que, por imposição governamental, a Suíça continua a proibir, desde a década de 50, a realização de competições automobilísticas em circuitos no seu território.

Reconhecido por ser um viveiro de futuros talentos e defensor de uma política de custos controlados, o campeonato Lista Junior, que gozará assim de uma nova liberdade organizacional, deverá atrair novas equipas e pilotos no próximo ano.


NUNO DINIS

CPR - RALLYE DE MORTÁGUA 2010



RALLYE DE MORTÁGUA 2010



O Clube Automóvel do Centro, vai como já é tradição mais uma edição do Rallye de Mortágua prova que a exemplo dos anos anteriores será disputada em asfalto e que terá a Vila de Mortágua como Centro nevrálgico da prova, que será pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, para o Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM e ainda para o Campeonato Regional de Ralis - Centro.


PROGRAMA


Sábado 16 de Outubro de 2010

1ª ETAPA - 1ª SECÇÃO

Mortágua - CMM, Partida - 14h30
Mortágua 1 – 11,79 Km. 1ª PC - 15h10
Buçaco 1 – 12,97 Km. 2ª PC - 15h35

1ª ETAPA/2ª SECÇÃO

Mortágua 2 – 11,79 Km. 3ª PC - 17h05
Buçaco 2 – 12,97 Km. 4ª PC - 17h30

1ª ETAPA/3ª SECÇÃO

SE Mortágua – 1,86 km. 5ª PC - 19h00
Mortágua - CMM. Chegada - 20h20

Domingo 17 Outubro

2ª ETAPA/1ª SECÇÃO

Mortágua – CMM Partida - 10h30
Carapinhal 1 – 7,94 Km. 6ª PC - 11h10
Espinho 1 – 19,67 Km. 7ª PC - 11h36

2ª ETAPA/2ª SECÇÃO

Carapinhal 2 – 7,94 Km. 8ª PC - 12h47
Espinho 1 – 19,67 Km. 9ª PC - 13h16
Mortágua – CMM Chegada - 14h35




JOÃO BICA

CPR

VITOR CALISTO DE REGRESSO AO CPR

A Calisto Corse Equipe está de regresso aos ralis e fez hoje a apresentação oficial do seu projecto para as duas provas que faltam realizar do Campeonato de Portugal de Ralis de 2010.
O piloto será Vitor Calisto, que regressa dois anos após a sua última prova, tendo a seu lado Joaquim Batalha, que se irá estrear nas funções de navegador, sendo também ele o responsável técnico da equipa.
A equipa vai fazer regressar à estrada o Citroen Xsara VTS de Gr.N, agora um pouco mais evoluído em termos de caixa de velocidades e de electrónica, sendo preparado e assistido pela Inside Motor.
Com objectivos desportivos realistas, que passam por terminar tentando o melhor resultado possível, Vítor Calisto na apresentação da equipa e do projecto deixou ainda a ideia de que em 2011 poderá regressar com outro projecto

 
 
http://www.ralisonline.net/

AÇORES




1º Rali Faial/Além Mar: Ralis mexem no canal...





As inscrições para o 1º Rali Faial/Além Mar, uma prova que se vai disputar na tarde do próximo dia 23 na ilha azul, abrem no domingo e indicam o que vem sem demonstrando na prática e que passa pela fase positiva que os ralis estão a viver para os lados do canal.
Organizada pelo CAF-Clube Automóvel do Faial, colectividade agora presidida pelo terceirense Bento Leonardo, a prova será disputada sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, cumprindo assim os requisitos daquela entidade, os mesmos que já este ano tanto deram que falar, mormente aquando do Rali de Verão (Julho) – este na ilha do Pico e com a assinatura do local PAC -, sendo que também a próxima prova do clube dirigido por Ruben Macedo se vai correr sob os mesmos desígnios (FPAK), pelo que parece mesmo aberta a porta a uma futura Taça de ralis do Canal…ou do triângulo!
Quanto à realidade faialense, e depois do aparecimento de novos projectos e de boas máquinas (casos do Subaru de João Borges ou do EVO9 de Paulo Nóbrega), faltavam efectivamente mais provas para que os carros não se quedassem pelas oficinas, e também para que pilotos e patrocinadores pudessem comprovar localmente o retorno dos seus investimentos.
Pois parece que a tendência se está a instalar pela positiva, sendo esta a terceira prova da temporada a correr-se na ilha do “Café Sport”, e antevendo-se que estarão certamente pilotos faialenses em Novembro no Pico, e em Dezembro na Terceira (Rali Sprint de Natal).
Também contando com o apoio da Fábrica de Tabaco Estrela, o 1º Rali do Faial assume claramente uma estrutura do tipo “Rali Sprint”, com duas classificativas a serem percorridas por três vezes. Ribeira do Cabo/Praia do Norte (5,10kms) e Caminho Goulart/Trupes (6,57kms) são as propostas do CAF, que decidiu reservar para o final do certame uma super-especial com dupla passagem, que se vai correr em plena cidade da Horta. No total serão 76,28kms, dos quais quase metade em troços cronometrados.
Fica no ar que as “negociações” para uma prova corrida nas duas ilhas vizinhas não estarão assim tão longe da concretização, saldando-se com estas novidades que a realidade dos ralis no Grupo Central está de saúde e se aconselha, e é só ver o sucesso recente da Taça a cargo da Olavo Esteves Competições para, também por aqui, se desejar que as cisões e os bairrismos andem arredadas das classificativas e road-books…




MIGUEL AZEVEDO

CLUBE ESCAPE LIVRE





BMW nos trilhos da fé e da aventura



Para os participantes do BMW X Experience / Caminhos de Santiago 2010, chegar a Santiago de Compostela teve uma dupla recompensa. À satisfação de participar num convívio único e descobrir as potencialidades X Drive dos BMW X1, X3 e X5 juntou-se a experiência de percorrer o primeiro itinerário cultural europeu logo em pleno Ano Santo, acontecimento que não voltará a repetir-se senão em 2021!
De Trancoso a Santiago de Compostela uma caravana de 50 BMW X1, X3 e X5 e cerca de 150 pessoas oriundas de todo o país circulou pelos caminhos para muito esquecidos, mas outrora bem concorridos pelas viagens dos peregrinos.

Um passeio inesquecível, cultural e de lazer, verdadeiramente recheado de emoções e de tensões, com as mais belas paisagens montanhosas e que deu a oportunidade de conhecer e visitar pontes, castelos, torres, mosteiros e igrejas. Contaram as suas histórias seculares, entre tantos outros locais, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, a aldeia de Agra, o extraordinário Mosteiro de Tibães e, já em Espanha, o Mosteiro de Oia e a portentosa Catedral de Santiago de Compostela. Ali, os participantes assistiram à missa do peregrino, que incluiu a invocação ao apóstolo, pelo Clube Escape Livre, e à cerimónia do Botafumeiro, momentos que encerraram este passeio.

A maior aventura de sempre organizada pelo Clube Escape Livre cumpriu à risca o seu programa, não deixando margem para monotonias, e deliciando os mais aventureiros. Nem S. Pedro quis facilitar esta peregrinação, oferecendo um dia de verdadeira tempestade, para que os participantes também pudessem experimentar os seus BMW nas condições mais adversas. A tecnologia xDrive dos BMW, que reconhece e adapta a viatura ao terreno, foi assim posta à prova em condições extremas, no Domingo, entre Mondim de Basto e Ofir, com vento forte e chuva, lama, árvores derrubadas e caminhos cortados, em especial na zona de Fafe e na Serra da Cabreira. Entrou em acção a organização do Clube Escape Livre, que, com motosserras, teve que cortar as árvores caídas e, nas piores situações, encontrou mesmo caminhos alternativos para prosseguir viagem.

A riqueza cultural desta peregrinação e o convívio proporcionado são a nota alta que Luís Celínio, do Clube Escape Livre, sublinha: «A valorização dos tempos livres é hoje cada vez mais evidente e o Clube Escape Livre, com as suas actividades, tem procurado muitas e importantes aventuras, sendo estas a evasão do quotidiano onde se rompe com o estabelecido e se deseja ir em busca de novas experiências e descobertas». E acrescenta: «o BMW X Experience é o exemplo mais completo de como viver o presente com o máximo prazer».

Já Hélder Boavida, Director Geral da BMW Portugal, que também cumpriu os caminhos de Santiago ao volante de um BMW X5, destacou que «estamos muito satisfeitos com o BMW X Experience, que desde há cinco anos partilhamos com o Clube Escape Livre e que tem tido sempre uma adesão crescente».

Para o ano, o Clube Escape Livre e a BMW Portugal, já anunciaram o BMW X Experience / Centro de Portugal garantindo novas descobertas.








NUNO DINIS

RALLYE DE PORTUGAL HISTÓRICO 2010



Inscrições encerraram com 111 equipas




As inscrições para a quinta edição do Rally de Portugal Histórico fecharam e o mínimo que se pode dizer é que a lista final apresenta três elementos essenciais a destacar:

- um excelente lote de equipas, com 111 formações a concretizarem a sua inscrição, demonstrando que o Rally de Portugal Histórico é uma prova de créditos firmados a nível nacional e internacional, tendo conquistado definitivamente o interesse de um vasto número de praticantes;
- para além da quantidade, é importante realçar a qualidade dos inscritos. Voltarão a estar presentes os principais protagonistas das edições anteriores e será curioso verificar se os pilotos portugueses conseguirão contrariar o domínio verificado no ano passado por parte dos estrangeiros - mormente pelos belgas - numa competição que até 2009 sempre tinha ganha por equipas nacionais.
- finalmente, o carácter fortemente internacional que o Rally de Portugal Histórico tem, uma vez que das 111 equipas inscritas, quase 70 por cento provem do estrangeiro, com 30 formações francesas, 22 espanholas, 9 belgas, 8 suíças e 2 italianas e norueguesas, face às 38 portuguesas, o que não deixa de ser relevante numa competição que tem também uma claro objectivo de divulgação turística do País.

QUASE 2.000 KM DE PERCURSO

Recordamos que o Rally de Portugal Histórico terá partida dos Jardins do Casino Estoril, pelas 15h15 de dia 12 de Outubro (terça-feira), com o início da fase competitiva no Autódromo do Estoril, pelas 15h40 horas, com a realização de uma prova de regularidade por sectores (PRS), na distância de 11,82 Km (três voltas à pista). O dia terminará na Figueira da Foz (18h50), depois da primeira prova de regularidade absoluta (PRA) e 220 Km de percurso. A chegada será feita junto ao Casino da Figueira, onde a caravana jantará, numa localização ideal para proporcionar o convívio entre os figueirenses e carros que marcaram a sua época aos mais diversos níveis.

Na quarta-feira, dia 13, os concorrentes saem da Figueira da Foz pelas 08.30 horas para a segunda etapa, com 435 Km. A neutralização da hora do almoço terá lugar em Arganil, entre as 13h00 e as 14h45, e chegada a Viseu está agendada para as 19h15. Ao final da tarde terá lugar a já habitual prova de PRS de Viseu (2,0 Km), na Avenida Europa, última dificuldade de um dia com 12 PRA.

A terceira etapa, a disputar quinta-feira, dia 14, viu a sua extensão particularmente aumentada, tendo início (08h30) e final (23h15) em Viseu, com uma primeira neutralização na Régua (13h00/14h45), depois de várias provas em que a região do Douro estará em particular destaque, e uma segunda em Lamego (19h00/20h45), com a introdução de um sector nocturno antes da chegada a Viseu, depois de 507 Km e 12 PRA, uma das quais de noite.

Para sexta-feira, dia 15, será o regresso a sul, com a quarta etapa, que larga de Viseu pelas 08.30 horas com a primeira neutralização do dia em S. Pedro do Sul (12h15/14h00). Segue-se uma ligação para Leiria, com a segunda neutralização (19h25/21h05) nos arredores da cidade do Lis, antecedida pela habitual PRS no Kartódromo dos Milagres.

Segue-se a ligação para a noite de Sintra e dos inesquecíveis troços da Lagoa Azul e da Peninha. A passagem do primeiro concorrente está prevista para cerca das 23h51 e entre as duas rondas haverá um reagrupamento na Praça da Maratona do Autódromo do Estoril, entre as 00h45 e as 01h00. A segunda passagem pelas provas de Sintra inicia-se pelas 01h16 de sábado e a chegada aos Jardins do Casino Estoril está agendada para as 02h00 de sábado, dia 16, no final de um longo dia de competição, com 735 quilómetros percorridos e 18 PRA.

A prova conclui-se com mais uma novidade, uma PRS a realizar em plena Marginal, frente ao parque fechado, a partir das 10h30, disputada por ordem inversa à da classificação geral.




NUNO DINIS

CAMPEONATO REGIONAL RALLYES-AÇORES

CRÓNICA MIGUEL AZEVEDO

"O CAMPEÃO SEM VENCER"

Foi uma referência comum nas reportagens do recente Rali Ilha Lilás o facto de Ricardo Moura ter feito o “pleno” de vitórias no campeonato açoriano desta temporada, exactamente a terceira consecutiva em que o piloto do Team Além Mar conquistou o título absoluto, e desta feita com uma superioridade incrível para a restante caravana. Não sou dado a estatísticas, mas não é difícil adivinhar que a dupla Moura/Eiró impôs o EVO9 azul-escuro na maioria das “especiais” em 2010, afinal para ganhar títulos há que vencer…mas nem sempre foi assim.
É certo e sabido que os campeonatos são também provas de regularidade, mas se recuarmos 22 anos no palmarés dos ralis açorianos, encontramos mesmo um piloto que foi campeão regional – sim, nessa altura, e até 2003, o campeonato tinha essa designação… – sem ter ganho nenhum rali. Nem sequer uma classificativa. Falamos de Milton Carreiro, piloto micaelense infelizmente já falecido, e que na época de 1988 logrou esse feito, interrompendo os títulos absolutos de Horácio Franco, que nessa altura estava em mudanças para o Mazda 323 4WD, carro que demorou a adquirir fiabilidade, e no mesmo ano em que Luís Pimentel trouxe para a região a então novidade Lancia Delta Integrale. Milton Carreiro, acompanhado por Luís Dias – pai do jovem piloto com o mesmo nome… -, tripulava então um competitivo Peugeot 205 GTI 1.9 de grupo A, um possante automóvel com caixa de seis velocidades, com o qual não se conseguiu impor na estrada aos 205 de grupo N, e muito menos ao potente Renault 11 Turbo do Grupo Cofaco/Açorlanda guiado por José Eduardo Silva, esse sim o grande derrotado do ano dada a sua ineficácia em terminar provas, que não em vencer troços e liderar as contendas. Mas o facto é que o simpático campeão levou mesmo a melhor sobre toda a concorrência na prova final, beneficiando dos azares alheios, mas dando-se-lhe de sobra o mérito pela sua eficácia, assim como pela recordação da forma impecável como manteve o atrevido “leãozinho”, característica aliás comum às suas anteriores viaturas, e aqui recordam-se o Escort RS e o 205 GTI em que navegou o então piloto Rui Ferreira. É um pequeno episódio de entre as várias histórias que as décadas de ralis nos Açores (já) encerram. É que vai sendo tempo de as ir recordando…

 
 
MIGUEL AZEVEDO
AÇORES

PTCC



Jornada positiva!


José Pedro Fontes e Diogo Castro Santos fazem um balanço positivo da 5ª jornada do Campeonato de Portugal de GT e Sport protótipos no Circuito do Estoril, onde alcaçaram um 3º e um 2º lugar em cada uma das provas.
Desde a qualificação que os pilotos do Vodafone Wedo Samsung Team mostravam que estavam dispostos a atacar, conseguindo um crono nunca antes atingido por um Aston Martin GT3 no Estoril, e que lhes dava a segunda posição da grelha de partida.
Segundo os pilotos do Aston Martin, “na primeira corrida rodamos na 2ª posição na fase inicial. Depois, com a degradação dos pneus, tornou-se impossível defender o lugar e caímos para 3ºs.”
Já na corrida de domingo, com a chuva aparecer, o Vodafone Wedo Samsung Team conseguiu imprimir um ritmo, que colocou o Audi R8 da Nova Drive sempre sob pressão, “com a chuva intensa na 2ª prova conseguimos rodar durante muito tempo no encalce dos 1ºs, posição da qual ficamos definitivamente afastados após um aquaplaining a duas voltas do fim que forçou a um pião. De qualquer forma, a vantagem assegurada até então, permitiu-nos que não perdessemos o 2º posto, que é um bom resultado para nós.”

O Circuito do Algarve, nos dias 13 e 14 de Novembro será a próxima prova, marcando também o final do Campeonato.





RICARDO PEREIRA

CAMPEONATO REGIONAL RALLYES-AÇORES

Rali da Lagoa anulado

O Rali da Lagoa, prova organziada pelo grupo Desportivo Comercial, que iria encerrar o Campeonato dos Açores de Ralis foi anulado.
Já eram conhecidas as dificuldades que a organização enfrentava para colocar de pé esta prova, mas face à ausência de apoios, a prova foi mesma cancelada.
Desta forma o Campeonato dos Açores de Ralis teve o seu fim no Rali Ilha Lilás, disputado em Setembro úlitmo.
De seguida poderá ler na integra o comunicado 58 da FPAK, sobre as alterações que esta anulação acabou por provocar.

Comunicado:
Dos calendários dos dois Campeonatos da Região Autónoma dos Açores, constava a prova Rali Lagoa 2010, com data prevista de realização em 9 e 10 de Outubro. Por comunicação recebida do Clube Organizador – Grupo Desportivo Comercial – no início de Setembro, a falta de garantia de apoio do principal patrocinador da prova, colocava em risco a sua efectiva realização. Pelo que o GDC solicitou então o seu adiamento, na tentativa de poderem ainda vir a encontrar alternativas de apoio financeiro que permitissem garantir a realização da prova em 2010, como Rali do GDC.
Infelizmente, e não tendo sido possível concretizar tais apoios, o Grupo Desportivo Comercial comunicou nesta data a FPAK a sua impossibilidade em vir a organizar tal prova alternativa, pelo que e tal como já definido pelo Comunicado da FPAK 045/2010 de 10 de Setembro, em que se referia que a Direcção da FPAK havia decidido que caso não se viesse eventualmente a confirmar a realização da 7ª prova do CAR (e 6ª do CRRA 2010), seriam consideradas para a definição das classificações finais de cada um desses Campeonatos, as seguintes alterações:

Campeonato dos Açores de Ralis 2010 – (CRA)

Classificação Geral (Absoluta): para efeitos de classificação final destes Campeonatos serão considerados no final do CRA 2010 em relação a cada Condutor / 2º Condutor, apenas os 5 (cinco) melhores resultados obtidos, independentemente do número total de provas em que hajam participado (5 ou 6);

Classificação aos Grupos: para efeitos de classificação final destes Campeonatos será considerado no final do CRA 2010 em relação a cada Condutor / 2º Condutor, apenas um máximo de 5 (cinco) pontuações efectivas, eliminando-se, portanto, a (s) pior (es) pontuação (ões) obtida (s), no caso de se registarem 6 ou 7 pontuações válidas.

Campeonato Regional de Ralis dos Açores (VSH) 2010 – (CRRA)
Para a pontuação final, e atendendo à dispersão geográfica da Região Autónoma dos Açores, serão, por excepção, considerados apenas os TRÊS melhores resultados obtidos por cada Condutor/Navegador nas CINCO diferentes provas integrantes do CRRA 2010.

Alterações essas, que, consequentemente, entram de imediato em vigor.

 
 
 
http://www.ralisonline.net/

SWRC - RALLYE DE FRANCE



"Sétimo lugar sabe a pouco"


Terminou o Rali de França. Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva alcançaram mais seis pontos fruto da sétima posição conquistada no dia de hoje. No quadro de honra do pilotos do S-WRC, Bernardo soma 32 pontos em seis provas disputadas na classe S2000.
Ainda assim, um balanço que não satisfaz de todo o actual líder do Campeonato de Portugal de Ralis, muito menos a sétima posição em terras gaulesas. "O sétimo lugar não é bom. Sabe a pouco, tanto mais quando nestes dois últimos dias do rali, realizamos tempos muito positivos, muito acima deste lugar que obtivemos na classe, mas os ralis são mesmo assim... com algumas contingências..."
Fala do percalço da sexta? "É obvio que não fosse o toque na sexta-feira e certamente estaríamos aqui a ter outro discurso. Seja como for, na minha opinião, este lugar não corresponde ao valor na nossa equipa. De qualquer das formas, nem tudo foi mau. Deu para conhecer muito mais o comportamento do carro neste tipo de piso, o que poderá ser muito importante para o futuro" começou por comentar a sua participação no final da nona prova pontuável para o WRC.

Hoje, a última etapa reservava apenas quatro especiais, duas das quais muito curtas com quatro quilómetros que não deu margem suficiente para galgar terreno. "Já sabíamos disso. Optamos para fazer mais algumas experiências no ajustamento do carro e rodar o máximo possível", confidenciava, não esquecendo de agradecer novamente o apoio da Ford, PT Negócios, Eni, MMM Gift Card, DeltaQ, Cision, Beta, Specialized, QF,2Q e Pirelli. "Só posso estar grato aos meus sponsors. Têm sido enormesno apoio. Estou profundamente agradecido a todos eles sem excepção".



NUNO DINIS