RALLYE DE PORTUGAL HISTÓRICO 2010



Inscrições encerraram com 111 equipas




As inscrições para a quinta edição do Rally de Portugal Histórico fecharam e o mínimo que se pode dizer é que a lista final apresenta três elementos essenciais a destacar:

- um excelente lote de equipas, com 111 formações a concretizarem a sua inscrição, demonstrando que o Rally de Portugal Histórico é uma prova de créditos firmados a nível nacional e internacional, tendo conquistado definitivamente o interesse de um vasto número de praticantes;
- para além da quantidade, é importante realçar a qualidade dos inscritos. Voltarão a estar presentes os principais protagonistas das edições anteriores e será curioso verificar se os pilotos portugueses conseguirão contrariar o domínio verificado no ano passado por parte dos estrangeiros - mormente pelos belgas - numa competição que até 2009 sempre tinha ganha por equipas nacionais.
- finalmente, o carácter fortemente internacional que o Rally de Portugal Histórico tem, uma vez que das 111 equipas inscritas, quase 70 por cento provem do estrangeiro, com 30 formações francesas, 22 espanholas, 9 belgas, 8 suíças e 2 italianas e norueguesas, face às 38 portuguesas, o que não deixa de ser relevante numa competição que tem também uma claro objectivo de divulgação turística do País.

QUASE 2.000 KM DE PERCURSO

Recordamos que o Rally de Portugal Histórico terá partida dos Jardins do Casino Estoril, pelas 15h15 de dia 12 de Outubro (terça-feira), com o início da fase competitiva no Autódromo do Estoril, pelas 15h40 horas, com a realização de uma prova de regularidade por sectores (PRS), na distância de 11,82 Km (três voltas à pista). O dia terminará na Figueira da Foz (18h50), depois da primeira prova de regularidade absoluta (PRA) e 220 Km de percurso. A chegada será feita junto ao Casino da Figueira, onde a caravana jantará, numa localização ideal para proporcionar o convívio entre os figueirenses e carros que marcaram a sua época aos mais diversos níveis.

Na quarta-feira, dia 13, os concorrentes saem da Figueira da Foz pelas 08.30 horas para a segunda etapa, com 435 Km. A neutralização da hora do almoço terá lugar em Arganil, entre as 13h00 e as 14h45, e chegada a Viseu está agendada para as 19h15. Ao final da tarde terá lugar a já habitual prova de PRS de Viseu (2,0 Km), na Avenida Europa, última dificuldade de um dia com 12 PRA.

A terceira etapa, a disputar quinta-feira, dia 14, viu a sua extensão particularmente aumentada, tendo início (08h30) e final (23h15) em Viseu, com uma primeira neutralização na Régua (13h00/14h45), depois de várias provas em que a região do Douro estará em particular destaque, e uma segunda em Lamego (19h00/20h45), com a introdução de um sector nocturno antes da chegada a Viseu, depois de 507 Km e 12 PRA, uma das quais de noite.

Para sexta-feira, dia 15, será o regresso a sul, com a quarta etapa, que larga de Viseu pelas 08.30 horas com a primeira neutralização do dia em S. Pedro do Sul (12h15/14h00). Segue-se uma ligação para Leiria, com a segunda neutralização (19h25/21h05) nos arredores da cidade do Lis, antecedida pela habitual PRS no Kartódromo dos Milagres.

Segue-se a ligação para a noite de Sintra e dos inesquecíveis troços da Lagoa Azul e da Peninha. A passagem do primeiro concorrente está prevista para cerca das 23h51 e entre as duas rondas haverá um reagrupamento na Praça da Maratona do Autódromo do Estoril, entre as 00h45 e as 01h00. A segunda passagem pelas provas de Sintra inicia-se pelas 01h16 de sábado e a chegada aos Jardins do Casino Estoril está agendada para as 02h00 de sábado, dia 16, no final de um longo dia de competição, com 735 quilómetros percorridos e 18 PRA.

A prova conclui-se com mais uma novidade, uma PRS a realizar em plena Marginal, frente ao parque fechado, a partir das 10h30, disputada por ordem inversa à da classificação geral.




NUNO DINIS

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