WRC - RALLYE DE FRANCE



LOEB LIDERA 1ª ETAPA E ESTÁ A UM PASSO DO TÍTULO


Com a confiança em alta, Sébastien Loeb terminou o primeiro dia do Rali de França na liderança da prova com uma vantagem indiscutível sobre todos os seus adversários. O piloto do Citroën C4 WRC mostrou grande competitividade nas estradas da Alsácia, cotando-se como o mais veloz no cômputo geral da primeira etapa.
A jogar em casa e certamente motivado para obter o seu sétimo título no Mundial de Ralis, Loeb iniciou a sua participação no Rali de França ao ataque logo na fase inicial, começando desde logo a abrir uma boa vantagem sobre todos os seus rivais. Ainda assim, a deterioração do estado dos pisos (em especial a última do dia) fez-se sentir, elevando as dificuldades para os pilotos com o líder do campeonato a admitir que "estou feliz por terminar esta especial [PEC 8/Grand Ballon], porque estava em muito mau estado".
Para o segundo dia, Loeb dispõe agora de 22,7 segundos de vantagem sobre Dani Sordo, com este a escalar a tabela ao longo da tarde. O espanhol, que chegou a estar em quarto de manhã, elevou o seu ritmo nas segundas rondas, passando Petter Solberg primeiro e Sébastien Ogier depois, parecendo querer mostrar a sua rapidez em asfalto.
"Tem sido uma boa luta, bastante renhida. Os tempos do Jari-Matti Latvala são muito rápidos e não percebo. Os troços estão muito sujos, talvez ele seja bom nestas condições", afirmou Sordo no final da especial número 8, última do dia, ganha por Latvala. Ogier é o terceiro (a menos de três segundos de Sordo), dispondo de 16,2 segundos de vantagem de Latvala, que tem sido o único piloto capaz de se intrometer no meio dos Citroën.
O finlandês tem conseguido dar alguma luta com o seu Ford Focus WRC aos homens da Citroën, conseguindo mesmo passar Petter Solberg no último troço do dia, relegando o norueguês para o quinto posto. A coroar o bom primeiro dia de Latvala, este ficou com o triunfo na última especial. Mikko Hirvonen tem estado fora do ritmo, até mesmo do seu colega de equipa, sendo o sexto classificado da geral, com o finlandês a cometer diversos erros ao longo do dia que o fizeram perder mais tempo. Kimi Raikkonen ocupa o sexto lugar, com o antigo piloto de F1 a rodar isolado na sua posição.
Um dos azarados da última especial foi Frygies Turan, que ao volante do datado Peugeot 307 WRC, havia dado boa conta de si ao longo deste primeiro dia (era oitavo à entrada da oitava especial), ficou parado no último troço, perdendo diversos lugares. Com isso, Federico Villagra ascendeu a oitavo, com Matthew Wilson e Ken Block logo atrás. Para o norte-americano, a entrada no top 10 acaba por ser um bom resultado tendo em conta o seu desconhecimento dos troços.


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário