BAJA BP ULTIMATE PORTALEGRE 2010



Miguel Barbosa impõe-se no prólogo




Portalegre não fugiu à situação que o País viveu ao longo do dia e a chuva marcou presença no início da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, sobretudo depois da metade dos motards ter concluído a primeira classificativa, um prólogo com 5,52 quilómetros, tornando a situação muito mais difícil para os participantes.
Na categoria de automóveis, em que alinharam 50 equipas no evento FIA e 25 na prova nacional, Miguel Barbosa entrou com o pé direito e estabeleceu o melhor tempo, batendo um surpreendente Pedro Grancha por 2,8 segundos: "O carro esteve bastante bem e o tempo conseguido foi excelente, apesar de percebermos a táctica dos nossos principais adversários. Mas como o nosso objectivo é vencer a prova, quisemos liderar desde o primeiro momento. A chuva pode equilibrar os andamentos, o que só nos pode ser favorável", referiu o líder em quatro rodas.
Filipe Campos estabeleceu a terceira melhor marca e parecia evidente que, ao perder 15,1 segundos para Barbosa, o campeão nacional queria largar numa posição estratégica, algo que o piloto do BMW nega: "A prova estava simplesmente inguiável e acabei por perder muito tempo. Apenas isto e não qualquer táctica premeditada em termos de posições de largada. Esperemos que tudo melhore para o segundo dia de competição", afirmou o piloto à chegada ao parque fechado.
No seu duelo particular, o russo Boris Gadasin levou a melhor sobre o polaco Kryzstof Holowcyc, conseguindo a quarta melhor marca absoluta, e de permeio entrou o local Nuno Matos, com o piloto português a confirmar na prova alentejana a sua vitória em termos do agrupamento T2 na Taça do Mundo.
No evento nacional, Henrique Meneses levou a melhor sobre Luís Inácio e Paulo Ferreira.
Para o segundo e último dia de prova está previsto um único sector selectivo de 368,41 km para motos, quads e UTV/Buggy, com partida pelas 09h30 e chegada prevista para as 15h45; dois troços (SS2 e SS3) para os automóveis, com 160 e 240 km respectivamente, com partida para a SS2 pelas 08h00 e para a SS3 pelas 12h50. A chegada sucederá pelas 16h10.

António Maio reinou na chuva entre os motards

Como habitualmente as motos deram um grande espectáculo e levaram muito público à zona do prólogo. A batalha prometia ser intensa entre os homens da frente e acabou por ser António Maio a sentir-se mais à vontade com as difíceis condições climatéricas que se faziam sentir. Se para os primeiros a partir o piso ainda estava seco, a intempérie que se abateu a partir de meio do pelotão tornou o piso naturalmente mais escorregadio, mas o piloto da Yamaha acabou por ser o que melhor se deu com essas condições.
Logo atrás ficou Mário Patrão. O piloto da Suzuki cedeu pouco mais de dois segundos para o rival, enquanto Paulo Gonçalves, depois de uma semana na areia e no calor de Marrocos, não se deu mal com a chuva de Portalegre e é para já terceiro. A luta pela vitória promete ser muito interessante, uma batalha em que deve entrar também Ruben Faria, apenas 5º no prólogo. O algarvio foi batido por João Nobre na guerra pelo quarto lugar, mas amanhã são quase 370 quilómetros de luta com o cronómetro. As estratégias podem alterar a ordem de partida para o dia de amanhã, mas o espectáculo promete.

Ricardo Carvalho foi o mais rápido nos quads

Entre os quads Ricardo Carvalho dominou os pouco mais de 5,5 kms do prólogo, embora o piloto da Yamaha estivesse um pouco surpreendido com este desfecho, pois como o próprio reconheceu “não correu muito bem. Logo na fase inicial fiz um pião, o que naturalmente me fez perder algum tempo. Depois conseguir impor um bom ritmo e passei bem nas duas ribeiras. Apesar disso não estava à espera de ser o mais rápido. Agora vou reunir com a equipa e decidir qual a melhor posição para partir amanhã” explicou Carvalho.
João Lopes em Suzuki foi segundo a escassas duas décimas do mais rápido, enquanto Roberto Beto ficou para já com a terceira posição. As diferenças na frente são naturalmente muito curtas, pelo que é de esperar grande luta amanhã nos 368 quilómetros do Sector Selectivo.

Tiago Cunha o melhor nos UTV

Nos Buggy Tiago Cunha arrancou a melhor marca, batendo Marco Melo por pouco mais de três segundos, sendo que a terceira posição ficou para Bruno Martins. Nota nesta categoria para o mau tempo de Jorge Monteiro, um dos pilotos normalmente mais rápidos, mas que está com problemas nos seu Polaris. “O carro não funciona muito bem em altas. Desde há semanas que isso sucede. Pensámos que o problema podia ser da massa de ar, mas já percebemos que não é. Amanhã vou tentar chegar o mais à frente possível”.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário