WRC



WRC Academy em andamento

Segunda, 25 Outubro 2010 21:17 0 Comente Com o fim do JWRC em 2010, a FIA em conjunto com a Nort One Sport, criaram a WRC Academy que será o primeiro passo dos pilotos mais jovens para o inicio de uma carreira WRC.
Baseado no JWRC de onde saíram pilotos como Sébastien Loeb, Daniel Sordo e Sébastien Ogier, sem esquecer o Kris Meeke, Guy Wilks e PG Andersson, o WRC Academy vai ser uma competição um pouco diferente pois, será tipo troféu mono-marca com custos muito baixos.
O carro escolhido para a competição, foi o Ford Fiesta R2 que serão preparados de igual modo pela M-Sport, estando equipados com pneus idênticos pois, a Pirelli Star Driver, também estará inserida nesta competição, em vez de utilizar os mais dispendiosos Mitsubishi, e como tal, será o fornecedor de pneus do WRC Academy.
As provas do campeonato ainda não foram mencionadas mas, será composto por 6 eventos do calendário WRC 2011 e terão uma classificação à parte e respectiva pontuação. Cada temporada terá um custo aproximado de 135.000€ mas, os pilotos terão de desembolsar todas as deslocações, estadias, carro para reconhecimentos e ainda poderão ter custos de reparação, em caso de acidente.
Os pilotos com idades entre os 17 e os 25 anos, que poderão fazer parte desta competição, terão de passar por um programa de treino, para maximizar o seu potencial em todos os aspectos numa competição FIA, cujo vencedor terá um prémio de 500.000€ no final da temporada.
Nos últimos dias em Espanha, foram já encontrados os 6 pilotos para tripular os Ford Fiesta R2 do Pirelli Star Driver que estão igualmente incluídos no WRC Academy. Os 16 pilotos provenientes de África, Ásia-Pacifico, América Latina, Europa e Médio Oriente, foram avaliados por um grupo de juízes composto por Mario Isola (Pirelli Rally Manager), Guido Rancati (Jornalista de rally) e a ex-piloto Michele Mouton.
Após uma prova teste em pisos de gravilha e asfalto, os 6 pilotos escolhidos foram: Frederik Ählin da Suécia (19 anos); Craig Breen da Irlanda (20 anos); Jan Cerný da República Checa (20 anos); Andrea Crugnola da Itália (21 anos); Brendan Reeves da Austrália (22 anos) e a jovem australiana Molly Taylor (22 anos).


NUNO DINIS
fonte: http://www.ralisonline.net/ e http://www.wrc.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário