WRC - RALLYE DE FRANCE



LOEB A UM PASSO DE MAIS UM TÍTULO


Sébastien Loeb continua a caminhar de forma dominante rumo ao seu sétimo título mundial do WRC. O piloto francês esteve praticamente intocável ao longo desta segunda etapa, liderando sem a mínima contestação uma prova composta por troços bastante complicados e repletos de armadilhas.
Começam mesmo a faltar adjetivos para qualificar as prestações de Sébastien Loeb. O piloto tem dominado com classe e facilidade uma prova que tem sido marcada pelas difíceis condições atmosféricas e pelos troços cada vez mais deteriorados com a passagem dos diversos carros. Com efeito, foram muito os pilotos a queixarem-se da impraticabilidade de alguns dos troços, questionando mesmo a segurança dos mesmos, tanto mais que a grande enchente de espetadores para assistirem à passagem do ídolo local também tem dificultado a situação.
Mas Loeb tem passado incólume a todas estas situações e caminha, de forma decidida, para o seu 60º triunfo na modalidade e para mais um título ao seu pecúlio, o sétimo. Contudo, o piloto da Citroën reconheceu que as classificativas estavam bastante complicadas e era fácil cometer erros, como afirmou ao cabo da etapa: "Este troço estava terrível, muito difícil de pilotar, mas terminei e fiquei muito feliz por chegar ao fim, tanto como se tivesse ganho, porque era fácil cometer um erro e perder tudo", admitiu.
A facilitar a tarefa de Loeb, o seu mais direto rival na luta pelo título viu-se de fora de prova devido à quebra de um dos amortecedores dianteiros do carro de Sébastien Ogier na 14ª especial, então terceiro. Com isso, bastaria ao francês terminar a prova em sexto, mas a quatro especiais do final, Loeb deverá querer selar o seu título com um triunfo. Com o aliciante de se concretizar na 'sua' Alsácia natal.
No segundo posto, e já a 42,8 segundos, está o companheiro de equipa de Loeb, Dani Sordo. O espanhol tem demonstrado grande velocidade nesta prova rodando agora isolado no segundo lugar depois do abandono de Ogier, uma vez que Petter Solberg também já não parece em condições de surpreender Sordo. A completar um pódio inteiramente composto por carros da Citroën encontra-se, então, Solberg. O norueguês não teve uma manhã fácil, mas ao longo da tarde aumentou o seu ritmo - mesmo com os troços bastante perigosos -, conseguindo vencer as duas últimas duas especiais do dia, demonstrando que ficou cada vez mais satisfeito com o seu carro à medida que a etapa avançava.


Latvala com ataque interrompido

Ao aumento de ritmo de Solberg não foi alheia a pressão imposta pelo Ford de Jari-Matti Latvala. O piloto finlandês tem conseguido ser uma boa surpresa nesta prova, com Latvala a rodar em tempos próximos dos Citroën, vencendo mesmo três das classificativas do rali até agora. O seu ataque ao terceiro posto acabou por ser afetado por um pião que obrigou o piloto a perder mais algum tempo e a ficar agora a 20 segundos de Solberg no quarto posto.
Mikko Hirvonen ocupa o quinto lugar, a perder tempo de forma contínua para os melhores e não evitando mais um ligeiro toque na derradeira das especiais, embora sem grandes consequências para o seu Ford, na medida em que realizou o segundo tempo atrás de Solberg. A 1m43s do seu colega de equipa, Hirvonen parece já resignado e esperar pelo fim desta prova.
Mesmo desistindo, Ogier continua a figurar em sexto, beneficiando com a vantagem que já havia amealhado ao longo de praticamente dois dias de prova. Amanhã estará de regresso em Superally. Federico Villagra é o sétimo, contando atrás de si com Matthew Wilson, Henning Solberg e Patrick Sandell, que agora é o líder da categoria S2000. Sandell dispõe agora de 14 segundos de vantagem sobre Eyvind Brynildsen. Ken Block tem tentado recuperar tempo depois de ter sido afetado por diversas penalizações e problemas elétricos com o seu Focus WRC, ocupando agora o 16º posto. Kimi Raikkonen também teve um dia para esquecer, primeiro ao ficar com o seu carro preso num banco de lama e sem qualquer tração, com o seu carro a ficar levantado pelo meio, pelo que nenhuma das rodas tocava no chão e, por fim, com um despiste que o deixou de fora de prova.

Armindo Araújo à maneira de Loeb

O segundo dia do Agrupamento de Produção trouxe consigo um Armindo Araujo bastante determinado e dominador. O piloto português do Mitsubishi Lancer Evo X adotou um ritmo bastante forte mas sem correr riscos face ao estado do piso, chegando ao final desta segunda etapa com uma liderança descansada.
"Foi um bom dia, em que foi precisa muita concentração, porque só assim se consegue andar sem problemas nestes troços tão difíceis. Estou muito confiante com o carro, sei mais ou menos os sítios em que devo levantar o pé ou atacar. Foi um bom dia e estou muito contente", explicou o piloto à Rally Radio. Enquanto isso, a sua concorrência tem sido afetada por problemas, com Anders Grondal a perder imenso tempo devido a dois furos. Com isso, Ott Tanak é agora o segundo, mas já quase a dois minutos e meio.
Também Bernardo Sousa contou com um dia mais positivo do que o de ontem, com o jovem madeirense a rodar em tempos consistentes e próximos dos da frente. Ainda assim, Sousa lamenta o estado dos troços e, também, algumas questões de segurança: "Hoje foi melhor, mas isto é ridículo. Correr nestas condições é muito perigoso e muita gente colocada em posições perigosas. É complicado", lamentou Sousa, sétimo da sua categoria.

CLASSIFICAÇÃO 2ª ETAPA

1. S. LOEB 2:46:39.2
2. D. SORDO +42.8
3. P. SOLBERG +1:14.2
4. J. LATVALA +1:34.2
5. M. HIRVONEN +3:23.5
6. S. OGIER +11:14.1
7. F. VILLAGRA +13:27.0
8. M. WILSON +13:29.9
9. H. SOLBERG +14:57.8
10. P. SANDELL +15:38.4





NUNO DINIS





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