AÇORES




1º Rali Faial/Além Mar: Ralis mexem no canal...





As inscrições para o 1º Rali Faial/Além Mar, uma prova que se vai disputar na tarde do próximo dia 23 na ilha azul, abrem no domingo e indicam o que vem sem demonstrando na prática e que passa pela fase positiva que os ralis estão a viver para os lados do canal.
Organizada pelo CAF-Clube Automóvel do Faial, colectividade agora presidida pelo terceirense Bento Leonardo, a prova será disputada sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, cumprindo assim os requisitos daquela entidade, os mesmos que já este ano tanto deram que falar, mormente aquando do Rali de Verão (Julho) – este na ilha do Pico e com a assinatura do local PAC -, sendo que também a próxima prova do clube dirigido por Ruben Macedo se vai correr sob os mesmos desígnios (FPAK), pelo que parece mesmo aberta a porta a uma futura Taça de ralis do Canal…ou do triângulo!
Quanto à realidade faialense, e depois do aparecimento de novos projectos e de boas máquinas (casos do Subaru de João Borges ou do EVO9 de Paulo Nóbrega), faltavam efectivamente mais provas para que os carros não se quedassem pelas oficinas, e também para que pilotos e patrocinadores pudessem comprovar localmente o retorno dos seus investimentos.
Pois parece que a tendência se está a instalar pela positiva, sendo esta a terceira prova da temporada a correr-se na ilha do “Café Sport”, e antevendo-se que estarão certamente pilotos faialenses em Novembro no Pico, e em Dezembro na Terceira (Rali Sprint de Natal).
Também contando com o apoio da Fábrica de Tabaco Estrela, o 1º Rali do Faial assume claramente uma estrutura do tipo “Rali Sprint”, com duas classificativas a serem percorridas por três vezes. Ribeira do Cabo/Praia do Norte (5,10kms) e Caminho Goulart/Trupes (6,57kms) são as propostas do CAF, que decidiu reservar para o final do certame uma super-especial com dupla passagem, que se vai correr em plena cidade da Horta. No total serão 76,28kms, dos quais quase metade em troços cronometrados.
Fica no ar que as “negociações” para uma prova corrida nas duas ilhas vizinhas não estarão assim tão longe da concretização, saldando-se com estas novidades que a realidade dos ralis no Grupo Central está de saúde e se aconselha, e é só ver o sucesso recente da Taça a cargo da Olavo Esteves Competições para, também por aqui, se desejar que as cisões e os bairrismos andem arredadas das classificativas e road-books…




MIGUEL AZEVEDO

Sem comentários:

Enviar um comentário