BAJA BP ULTIMATE PORTALEGRE 2010



Todos querem ganhar!




Apesar da temporada nacional de todo o terreno ter sido menos pujante do que em anos anteriores, a verdade é que o Campeonato Nacional chegou à sua última prova, a Baja BP Ultimate Portalegre 500, com nada menos do que quatro candidatos ao título!
Vencedor da prova alentejana e campeão em 2009, Filipe Campos parte em vantagem com o seu BMW X3: lidera o campeonato com quatro pontos de avanço e terão de ser os seus adversários a anular esta diferença: «Penso que esta situação não espelha o que foi o campeonato e só foi possível pelos azares que tive em duas provas, onde fui forçado a abandonar. Preferia a situação do ano passado, em que havia dois dias de prova e duas pontuações a recolher, mas temos de viver com a situação actual. A estratégia é andar a fundo e conseguir mais um triunfo», referiu Filipe Campos na conferência de Imprensa antes da prova.
Já José Dinis Lucas vincou bem a sua situação de "outsider" neste despique: «Só entrei nesta luta em função dos resultados da última prova, mas devo confessar que me sinto bem neste grupo restrito. Prevê-se muita chuva para a prova e gosto mais de andar em seco, pelo que isso poderá ser um handicap. Mas Portalegre é uma prova de características únicas e vamos desfrutar isso!»
Para Miguel Barbosa, terceiro classificado do Nacional a 9 pontos do líder, só a vitória está no seu objectivo: «Depois da última prova, o campeonato passou quase a ser uma miragem e neste momento tudo o que me interessa é fazer uma boa prova e vencer. Venho com o carro do Dakar, com o motor de 6 cilindros, em teoria mais fiável e não tenho outros objectivos do que ganhar esta edição de Portalegre.»
Bernardo Moniz da Maia é o quarto pretendente ao título, empatado em pontos com Barbosa, e, tal como sucede com Dinis Lucas, as suas hipóteses parecem mais remotas, mas o piloto do BMW X3 parte apostado em tentar melhorar a sua posição no campeonato.
Em termos de Taça FIA de Bajas, apenas os dois primeiros da geral confirmaram a sua presença em Portalegre - o russo Boris Gadasin, que conquistou este título na edição do ano passado da prova portuguesa, e o polaco Krzystof Holowczyc - uma vez que o ucraniano Bodgan Novitskiy acabou por não efectuar a deslocação. Gadasin parte com oito pontos de vantagem, o que parece ser suficiente para assegurar a revalidação do seu título.

De referir que a Baja BP Ultimate Portalegre 500 tem hoje o seu primeiro dia competitivo, com a realização de uma primeira especial, com 5,52 km de extensão, que servirá sobretudo para determinar a ordem de partida para o decisivo segundo dia de competição, a disputar no sábado. A primeira moto parte às 11h00 para a SSS1, enquanto o primeiro automóvel o fará pelas 14h15.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário