BAJA BP ULTIMATE PORTALEGRE 2010



Sucesso garantido com 255 inscritos



Notável é o que se pode dizer da qualidade e da quantidade dos inscritos para a 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500: na verdade, nada menos do que 255 pilotos fizeram questão de demonstrar a sua intenção em participar na competição rainha do TT nacional que irá para a estrada na próxima sexta-feira, dia 29 de Outubro.

As contas são fáceis de fazer:

- 80 inscritos nos automóveis
- 82 inscritos nas motos
- 67 inscritos nos quads
- 26 inscritos nos UTV-Buggy

Se a quantidade de inscritos para a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) é notável, o que dizer da qualidade? Elevadíssima numa competição que, para além de toda a sua tradição histórica e peso na modalidade, será decisiva para vários campeonatos, caso da Taça Internacional FIA de Bajas e para o Nacional Vodafone de Todo o Terreno, o mesmo sucedendo nos Campeonatos Nacionais de Quads e UTV-Buggy.

Na Taça FIA estarão presentes os três primeiros classificados da geral: o russo Boris Gadasin lidera com 30 pontos, seguido do polaco Krzystof Holowczyc, com 22, e do russo Bodgan Novitskiy, com 21. Gadasin tentará, tal como sucedeu no ano passado, confirmar em Portalegre a sua vitória naquela competição e, com a vantagem de que dispõe, parte claramente favorito, pois os seus adversários são praticamente obrigados a ganhar a prova para poderem sonhar em reverter a situação.

Em termos nacionais, Filipe Campos, vencedor absoluto no ano passado, parte na liderança do campeonato absoluto e do T1, com quatro pontos de avanço sobre José Dinis Lucas e nove sobre Miguel Barbosa e o seu colega de equipa, Bernardo Moniz da Maia, o que representa uma vantagem apreciável. No entanto, está tudo ainda em aberto, o que logicamente só vem contribuir para um maior interesse desportivo da prova. Nas restantes categorias, os títulos nacionais já se encontram atribuídos, sendo ainda de destacar que o Desafio Elf Mazda também se poderá decidir em Portalegre, bastando para tanto que João Pedro Pais vença e Bruno Oliveira não pontue.
De salientar que esta edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500 irá ser decisiva para a atribuição de vários títulos nacionais nas categorias de quads e UTV-Buggy, com vários pilotos a poderem ainda aspirar a vencer os respectivos campeonatos.

Embora não seja pontuável para o Nacional da especialidade, a prova alentejana promete um grande espectáculo na categoria de motos, já que os melhores valores nacionais fizeram questão de estar presentes em Portalegre, caso dos primeiros classificados do ano passado, Mário Patrão, António Maio e David Megre, este último recentemente aureolado com o título de campeão europeu de bajas, havendo ainda que contar com nomes como Helder Rodrigues, acabado de chegar do Rali de Marrocos, ou de Ruben Faria.



O programa da prova é o seguinte:

- Dia 28 de Outubro (5ª feira): verificações administrativas e técnicas na NERPOR (Portalegre);

- Dia 29 de Outubro (6ª feira): de manhã, reconhecimentos da Super Especial, entre as 08h00 e as 12h00. A partir das 11h00 realiza-se a Super Especial, primeiro para motos, quads e UTV/Buggy, finalizando com os automóveis, com partida pelas 14h15;

- Dia 30 de Outubro (sábado): um único sector de 400 km para motos, quads e UTV/Buggy, com partida pelas 09h30 e chegada prevista para as 15h45; dois troços (SS2 e SS3) para os automóveis, com 160 e 240 km respectivamente, com partida para a SS2 pelas 08h00 e para a SS3 pelas 12h50. A chegada deverá suceder pelas 16h10.

 
 
NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário