Porsche regressa às vitórias nas 24 Horas de Le Mans (por Autosport)

A Porsche conquistou a sua 17ª vitória nas 24 Horas de Le Mans. A marca alemã não ganhava a corrida à geral desde 1998, mas neste segundo ano do regresso à categoria principal, teve uma corrida quase perfeita daquele que era considerado o terceiro 919 Hybrid da equipa. O jovem Earl Bamber, recrutado pela Porsche, o rápido Nick Tandy, que teve um ritmo impressionante à noite, e o piloto de F1, Nico Hülkenberg, que se adaptou bem ao estilo de condução de resistência, venceram a prova com uma volta de vantagem sobre os seus colegas de equipa.


O melhor Audi acabou por ser o do ‘trio maravilha’, Fässler, Lotterer e Tréluyer, que tiveram menos problemas na fase final e herdaram o último lugar do pódio depois do carro de Filipe Albuquerque perder várias voltas nas boxes a reparar o sistema híbrido. Albuquerque destacou-se por ter batido o recorde da pista nas primeiras horas (foi depois batido por Tréluyer de manhã) e por ter liderado a corrida, mas assim que anoiteceu, os Audi perderam velocidade face aos Porsche. Albuquerque cortou a meta em sétimo, atrás do melhor Toyota.


A Rebellion venceu entre os LMP1 privados, categoria onde Tiago Monteiro chegou ao fim, mas os problemas com o motor AER impediram-no de completar voltas suficientes para ser classificado. A vitória na classe LMP2 foi para o Oreca 05 da KCMG, pilotado por Matt Howson, Richard Bradley e Nicolas Lapierre. O carro da equipa chinesa dominou completamente a corrida, com uma excelente performance de Bradley em particular. Foi apenas nas últimas duas voltas que o Gibson da Jota e o Ligier da G-Force conseguiram recuperar e terminar na mesma volta do vencedor. Ambos beneficiaram do abandono do Oreca da TDS Racing, danificado em colisão. João Barbosa terminou apenas em 12º, depois de vários piões do seu colega Tracy Krohn, de uma avaria na transmissão e de um furo.


Nos GT, a Corvette Racing conseguiu a sua primeira vitória em Le Mans desde 2011. A marca americana, que perdeu o segundo carro na qualificação, manteve-se sempre na luta pela vitória, primeiro com a Aston Martin e depois com a Ferrari, mas problemas mecânicos atrasaram as duas marcas e Oliver Gavin, Tommy Milner e Jordan Taylor subiram ao lugar mais alto do pódio. Pedro Lamy tinha tudo praticamente garantido para conquistar a sua segunda vitória em Le Mans, mas depois de um andamento dominante e de ter conduzido quase metade da corrida, entregou o volante a Paul Dalla Lana para o último turno e o canadiano perdeu o controlo do Aston Martin na chicane Ford, a 45 minutos do fim, entregando o triunfo ao Ferrari da SMP. Rui Águas foi quarto da classe, depois do Ferrari ter sofrido um furo que o fez perder duas voltas nas boxes.


Classificação:

1º Hülkenberg/Bamber/Tandy (Porsche 919) 395 voltas

2º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche 919) a 1 v.

3º Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18) a 2 v.

4º Di Grassi/Duval/Jarvis (Audi R18) a 3 v.

5º Dumas/Jani/Lieb (Porsche 919) a 4 v.

6º Wurz/Sarrazin/Conway (Toyota TS040) a 8 v.

7º Albuquerque/Bonanomi/Rast (Audi R18) a 8 v.

8º Davidson/Buemi/Nakajima (Toyota TS040) a 9 v.

9º Howson/Bradley/Lapierre (KCMG Oreca) a 37 v. (1º LMP2)

10º Dolan/Evans/Turvey (Jota Gibson) a 37 v. (2º LMP2)

11º Rusinov/Canal/Bird (G-Force Ligier) a 37 v. (3º LMP2)



17º Gavin/Milner/Taylor (Corvette C7.R) a 58 v. (1º GTE-PRO)



20º Shaitar/Bertolini/Basov (SMP Ferrari) a 63 v. (1º GTE-AM)

21º Rigon/Calado/Beretta (Ferrari 458) a 63 v. (2º GTE-PRO)

22º Dempsey/Long/Seefried (Proton Porsche) a 64 v. (2º GTE-AM)



24º Sweedler/Bell/Segal (Corsa Ferrari) a 65 v. (3º GTE-AM)

25º Bruni/Vilander/Fisichella (Ferrari 458) a 65 v. (3º GTE-PRO)

26º Perrodo/Collard/Águas (AF Corse Ferrari) a 65 v. (4º GTE-AM)



32º Krohn/Jönsson/Barbosa (Krohn Ligier) a 72 v. (12º LMP2)


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