Baja TT traz emoção do todo o terreno a Proença-a-Nova, Oleiros e Mação

A quarta de seis provas do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, que pode vir a ser decisiva em termos de classificação final, vai ser disputada nos próximos dias 19 e 20 de junho nas estradas do pinhal. Para além dos automóveis, a Baja TT Proença-a-Nova – Oleiros – Mação contempla igualmente provas para os campeonatos de motos, quads e UTV/Buggy com a novidade de que a competição terá a categoria hobby, aberta aos pilotos amadores que pretendam fazer uma corrida lado a lado com profissionais.


A Escuderia de Castelo Branco, responsável pela organização da Baja TT Proença – Oleiros – Mação, recebeu inscrições para esta prova até ao dia 12 de junho pelo que ainda não adiantou o número total de participantes nas diversas categorias. Na conferência de imprensa realizada na passada quinta-feira, 4 de junho, em Proença-a-Nova, revelou, no entanto, que a expetativa é ter mais inscritos do que os que estiveram nas primeiras provas do campeonato. “Temos tido consecutivamente das melhores listas de inscritos”, afirmou Nuno Almeida Santos, diretor da prova dos Autos. Na sua perspetiva, esta situação deve-se ao facto de às condições ímpares para a realização da Baja TT se juntar a componente humana: “todos transmitem que aqui vale a pena vir”.


 


João Lobo, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, considera a Baja TT uma excelente oportunidade para mostrar as potencialidades da região para a prática de desportos motorizados: “é verdade que a velocidade não permite aos pilotos apreciarem a beleza das nossas paisagens, mas esperamos que regressem depois para uma visita com mais tempo”. Também Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, salientou o bem receber que caracteriza estes concelhos: “esta prova afirma a nossa região e as suas potencialidades e contribui para o nosso desenvolvimento”. António Sequeira, presidente da Escuderia de Castelo Branco, avança que estão reunidas as condições para “tornar a região centro uma centralidade no desporto motorizado” e é nesse sentido que trabalham (em seis provas do campeonato nacional, são responsáveis pela organização de duas delas).


 


O centro nevrálgico da Baja TT Proença – Oleiros – Mação vai situar-se em Proença-a-Nova este ano: no dia 19 de junho, a partir das 8h00, o Parque Urbano Comendador João Martins vai ser palco das verificações administrativas e técnicas. Nuno Almeida Santos pede a compreensão dos moradores da zona para eventuais incómodos, mas salienta igualmente o impacto económico que a prova trará à região, com os alojamentos já com lotação esgotada para o fim de semana de 19 e 20 de junho.


A super especial em motos, quads e buggies começará às 14h30 de sexta-feira e em automóveis às 17h00, num percurso de 10 quilómetros que ainda não é conhecido por imperativos da federação. No sábado, o percurso seletivo de 164 quilómetros será repetido por duas vezes e levará os pilotos a percorrer os concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Mação. No caso das motos, quads e UTV/Buggy, haverá a uma novidade: a categoria hobby. De acordo com Sérgio Sequeira,  diretor de prova das motos, “vai permitir aos pilotos da terra mostraram-se, fazendo uma corrida a sério com os pilotos que disputam o campeonato nacional”. A Escuderia espera a adesão de muitos aspirantes a pilotos.


A Escuderia de Castelo Branco revelará na semana da prova os melhores locais para ver o espetáculo do todo o terreno. Rui Esteves, comandante distrital de Proteção Civil, salienta que as condições de segurança estão garantidas: “queremos que quem visita a região e participa na prova perceba que está em segurança”.


 



Baja TT traz emoção do todo o terreno a Proença-a-Nova, Oleiros e Mação

Sem comentários:

Enviar um comentário