LISBOA-PORTIMÃO-MARRAKECH



David Casteu (Sherco) é o novo líder



na primeira etapa em solo marroquino



Foi preciso esperar pela passagem do continente europeu para África para a categoria das Motos ganhar novo alento e novo líder. De facto, David Casteu (Sherco) não perdeu tempo e conseguiu anular a desvantagem que trazia de Portugal para o então líder Hélder Rodrigues (Yamaha) – 7m52s – e ganhou duas posições, estando agora na frente da prova, ainda que apenas com 27s de vantagem.
“Que bela especial a de hoje! Não sabia que Marrocos podia ter especiais tão boas, difíceis na navegação e, ao mesmo tempo, com um piso tão bom. A navegação foi, de facto, a diferença, graças a muita experiência e saber encontrar o ritmo certo para ser rápido, constante e nunca correr riscos. A minha liderança não significa nada, pois a luta com Hélder e Ruben é para continuar e amanhã à noite vamos mudar o motor da Sherco para manter o ritmo…”, confessou David Casteu, vencedor da etapa de hoje.
Tendo sido já ultrapassadas as 10 horas de prova, o Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech mantém a indefinição quanto aos lugares no pódio, estando quatro pilotos separados por pouco mais de 11 minutos. Antevendo as etapas de areia, tudo pode acontecer… Disto mesmo estarão conscientes Hélder Rodrigues e Ruben Faria (KTM), com a dupla nacional a entrar de forma distinta em território marroquino.
“Foi um dia passado a olhar para o road book. Muita navegação, andei bastante depressa e fiz a parte final atrás do Casteu. As dificuldades de hoje eram as esperadas, pelo que há ainda muita prova pela frente”, recordou Hélder Rodrigues.
Enquanto Ruben Faria foi segundo na etapa que ligou Nador a Er Rachidia, com a realização da especial de Merija (255,7 quilómetros), o antigo líder foi apenas quarto, perdendo 8m19s para o vencedor da tirada desta quarta-feira (Casteu). À frente de Rodrigues terminou também Frans Verhoeven (BMW) com o holandês a ocupar, à geral, o quarto posto, a 6m45s de diferença de Faria.
Paulo Gonçalves (BMW) – autor de excelente recuperação depois dos mais de 20m perdidos no dia inicial com problemas mecânicos – foi quinto, na frente de José Manuel Pellicer (KTM), David Megre (KTM) e Luís Correia (Yamaha). Correia chegou a ser líder da prova até que uma penalização de mais de duas horas (excesso de velocidade em zona controlada ainda em Portugal) o tenha atirado para baixo na classificação, sendo actualmente o 11º, com Mário Patrão três posições acima – o campeão nacional de TT passou de 4º à geral para 8º.
“Perdi-me ao km 5 e andei cerca de 20 quilómetros fora do percurso certo. Depois, ao km 40, o cabo do conta-quilómetros cedeu e foi impossível seguir o road book sem ter noção da distância. Acabei por apanhar boleia do João (Rosas) até ao abastecimento. Amanhã, arranco mais atrás, pelo que será um pouco mais fácil”, explicou Mário Patrão. Também Paulo Gonçalves referiu a navegação como fundamental: “Muito difícil… Fui perdendo algum tempo porque confesso não estar preparado para tanta navegação. Quando fui apanhado, segui os pilotos e revi as minhas notas. Fisicamente, a lesão ainda não me deixa estar a 100%”.

Para amanhã, nova etapa dura, desta vez em redor de Er Rachidia, com uma especial de 360 quilómetros (Er Rachidia/Er Rachidia) e as primeiras dunas a prometer mais dificuldades…

Classificação

1º David Casteu Sherco 10m16,01s
2º Hélder Rodrigues Yamaha a 27s
3º Ruben Faria KTM a 2m30s
4º Frans Verhoeven BMW a 9m15s
5º Paulo Gonçalves BMW a 32m21s

Para mais informações:


NUNO DINIS

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