LISBOA-PORTIMÃO-MARRAKECH


Hélder Rodrigues recupera liderança

em dia de vitória para Paulo Gonçalves



Sétima etapa do Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech e as primeiras dunas deram lugar a mais alterações na classificação geral da categoria Motos, nomeadamente na liderança. Após a etapa Er Rachidia/Er Rachidia, com 338,7 quilómetros de extensão, Hélder Rodrigues (Yamaha) regressou ao comando da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal, por troca com David Casteu (Sherco). Ruben Faria (KTM) manteve o terceiro lugar.
“Gostei mesmo muito desta etapa. Uma etapa à Dakar ao longo da qual tive problemas. Primeiro, foi o cabo do conta-quilómetros que deixou de funcionar ao km 40 e logo a seguir parti o pisa-pés. Foi duro, porque andei cerca de 100 km a habituar-me à situação e não deu, por isso, para desfrutar uma etapa verdadeiramente espectacular. Estou de novo na frente, o que é positivo. Vamos ver como corre o que resta percorrer…”, referiu o novo líder da prova.
Ontem, a entrada em território africano tinha valido a Casteu chegar à liderança, tirando partido da sua experiência e da navegação complicada que acabou por fazer perder preciosos minutos à concorrência directa. No entanto, hoje o dia foi mesmo de Portugal, já que ao comando de Rodrigues à geral somou-se a vitória na etapa de Paulo Gonçalves (BMW). O piloto conseguiu manter-se sempre na frente à passagem pelos dois CP (km115 e km196) antes de chegar à sua assistência, no aeroporto de Er Rachidia.
“Todos os dias dou o meu melhor e hoje a prova correu-me bastante bem. Havia muita navegação, sobretudo fora de pista, mas os way point ajudavam. Algumas das dunas já eram grandes e podiam causar estragos, mas a BMW aguentou tudo. Ganhar no dia de Portugal é sempre bom”, explicou à sua chegada a Er Rachidia.
Com a vitória na etapa, o piloto da BMW é agora quinto, atrás de outro piloto BMW, Frans Verhoeven, com o holandês a manter a pressão sobre Ruben Faria, actual terceiro classificado, ainda que com cerca de 2m30s de vantagem para Verhoeven… com um problema insólito:
“Na fase inicial da etapa, apercebi-me que ia a perder combustível quando senti o fato de competição encharcado e muito quente! Passei num bivouac local e encontrei uma meia no chão que transformei numa tampa para o depósito. Depois, foi sempre a andar, depressa, até apanhar e ultrapassar o David (Casteu)”.

Para amanhã, os concorrentes têm pela frente nova extensa tirada, com a especial de Erfoud (337,1 km), que os levará até mais a sul, para Zagora.

Classificação
1º Hélder Rodrigues Yamaha 14h50m47s
2º David Casteu Sherco a 5m49s
3º Ruben Faria KTM a 6m33s
4º Frans Verhoeven BMW a 9m09s
5º Paulo Gonçalves BMW a 30m14s



Para mais informações:


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário