LISBOA-PORTIMÃO-MARRAKECH



Hélder Rodrigues é líder nas motos

na transição para o Algarve


O primeiro dia de competição do Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech terminou para os concorrentes das duas rodas e após a realização dos primeiros quilómetros contra o relógio, Hélder Rodrigues lidera a competição organizada pelo Automóvel Club de Portugal e pontuável para os campeonatos de Portugal de TT (motos e autos) e Taça do Mundo da modalidade.
Com um plantel de excelente nível, Hélder Rodrigues (Yamaha) conseguiu deixar o Alentejo rumo ao Algarve na liderança da competição, após ter sido o mais rápido no Sector Selectivo de Grândola (170,8 km). O piloto de Almargem do Bispo revelou estar bastante satisfeito no final do primeiro dia de prova, antevendo dificuldades acrescidas e momentos decisivos para África: “Foi um bom dia. O troço da tarde tinha alguma navegação e zonas mais técnicas, nas quais as motos de maior porte, como a minha, perdem para as mais leves. Passei pela assistência antes de entrar numa zona de areia para colocar combustível, pois prefiro perder 1m na assistência do que 1 hora na prova!”, explicou.
A 16,4s do líder, Luís Correia (Yamaha) conseguiu uma estreia de excelente nível, com o piloto campeão nacional de motocross a oferecer boa réplica a pilotos mais habituados com o ambiente “mundialista” desta primeira edição do Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech: “O primeiro dia correu muito bem, sobretudo de tarde, porque não fui passado por ninguém e consegui não perder muito tempo para o Hélder (Rodrigues). Estou a aprender a ler as notas e a acertar a minha navegação, num tipo de prova que é uma estreia para mim. Mesmo sem trilhos para ‘ler’ a estrada consegui minimizar os estragos para o segundo dia”, explicou à chegada ao final do sector selectivo.
A completar o pódio do primeiro dia, Ruben Faria (KTM) fechou as contas com 2m43,9s de atraso para o líder. O piloto algarvio, a jogar em casa amanhã, ficou sem o contributo do seu chefe-de-fila e companheiro na KTM Red Bull, já que Cyril Despres não participa após queda na apresentação oficial da KTM, estando presente nas etapas portuguesas para acompanhar a prestação do piloto português: “Foi uma tarde mais complicada, como já esperava. A minha moto é das grandes e em troços mais técnicos e sinuosos, isso faz a diferença, sobretudo em curvas mais fechadas, a 20 km/h, em que a moto parece que ainda pesa mais! De resto, tudo OK e amanhã espero que o percurso seja mais aberto”.
O primeiro estrangeiro surge na quarta posição, com Frans Verhoeven a colocar a BMW na frente de David Casteu (Sherco). “Foi muito divertido. O sector tinha de tudo: areia, terra solta, pedra e floresta e ainda pedia navegação. Vamos ver como me corre no Algarve…”, avançou o holandês. Quanto a Casteu, o simpático francês acusou a transição das motos: “Vim habituado à pequena moto e esta escorrega mais e pede mais músculo. Não posso perder muito mais tempo pois o Hélder (Rodrigues) evoluiu na sua navegação e se chegar a Marrocos atrasado vai ser complicado para mim”.
Outras referências a Mário Patrão e Paulo Gonçalves, ambos com problemas. O primeiro perdeu um dos depósitos de combustível da sua Suzuki, terminando o dia em sétimo, enquanto Gonçalves perdeu mais de 20m quando um ramo arrancou um tubo de óleo da BMW e teve que contar com a ajuda do seu chefe-de-fila, Bianchi Prata, para regressar à prova.

Amanhã, os concorrentes têm mais 250 quilómetros contra o cronómetro, com duas passagens pelo Sector Selectivo e horas de partida agendadas para as 09h35 e 13h00.

Classificação no final do 1º dia

1º Hélder Rodrigues Yamaha 2h14m50,6s
2º Luís Correia Yamaha a 16,4s
3º Ruben Faria KTM a 2m34,9s
4º Frans Verhoeven BMW a 3m27,3s
5º David Casteu Sherco a 5m07,6s


Para mais informações:

NUNO DINIS

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