24 HORAS DE LE MANS

TRÊS PEUGEOT 908 HDi FAP À FRENTE




Abandono do 908 de Pedro Lamy


Cinco horas após o início das 24 Horas de Le Mans, o Peugeot 908 HDi FAP monopoliza os três lugares da frente da corrida. O carro Nº 1, de Anthony Davidson/Marc Gené/Alexander Wurtz, lidera a prova com 11,4 segundos de vantagem sobre o Nº 2, de Nicolas Minassian/Frank Montagny/Stéphane Sarrazin, enquanto que o 908 HDi cedido ao Team Oreca segue em terceiro, a 26,1 segundos. O Audi R15 TDi Nº9, o primeiro classificado da marca alemã está em quarto, a 2m26 do líder. A equipa de Lamy teve uma corrida madrasta e, após 2h30, o 908 HDi Nº 3 abandonou ao quebrar-se o ponto de fixação da suspensão dianteira direita.



O filme da corrida

Num início de prova emocionante, os três Peugeot 908 oficiais mantiveram a liderança das 24 Horas de Le Mans, com Pedro Lamy à frente, enquanto que o quarto classificado, Nicolas Lapierre, no 908 HDi cedido ao Team Oreca, resistia de forma perfeita aos ataques do primeiro Audi, pilotado por Allan McNish.
Com 20 minutos de corrida e os 908 HDi sempre mais rápidos do que os Audi, o ex campeão do Mundo de F1, Nigel Mansell, teve uma saída violenta de pista e obrigou à primeira entrada dos safety cars e consequente interrupção da corrida durante 31 minutos.
Com uma hora de prova, o Peugeot de Lamy já dispunha de uma vantagem de 1m18 para o Audi de McNish, e o português entrou para o primeiro abastecimento, cedendo a liderança a Frank Montagny, no Peugeot Nº 2, que havia abastecido uma volta antes.
Quando Pedro Lamy levava 2h30 de condução e regressava à box para trocar o volante com Sébastien Bourdais, o ponto de fixação da suspensão dianteira direita do seu 908 cedeu. Sem reparação possível durante a prova, a equipa abandonou as 24 Horas de Le Mans de 2010. Inconsolável, Sébastien Bourdais já não chegou a entrar no carro.

Pedro Lamy: “Senti uma vibração e a suspensão partiu. Só quando cheguei à box é que me apercebi que tínhamos de abandonar. É uma desilusão muito grande porque íamos com um ritmo muito bom e estávamos lá na frente. Estou triste, mas não há nada a fazer, as corridas são mesmo assim.”

Olivier Quesnel (Director da Peugeot Sport): “O ponto de fixação da suspensão partiu e a coque ficou danificada. Le Mans reserva-nos destas surpresas e ainda vamos viver outras. Espero é que não sejam tão duras como a que ocorreu com o carro Nº3.”



Classificação às 20h00

1- PEUGEOT 908 HDi FAP n°1 (Davidson/Gené/Wurz) 82 voltas

2- PEUGEOT 908 HDi FAP n°2 (Minassian/Montagny/Sarrazin) + 11,4s

3- PEUGEOT 908 HDi FAP n°4 do Team Oreca (Panis/Duval/Lapierre) + 26,1s

4- AUDI R15 TDI n°9 +2m26,8

5- AUDI R15 TDI n°8 + 3m12,9


Para acompanhar as 24 horas de corrida na Peugeot Web TV: http://www.peugeot-sport.com/




Imagens em:

http://www.peugeot-media.com/ (Photos/908HDi FAP/2010/24 Heures du Mans/Course)
http://www.aifa.pt/ (Media/Ralis/Peugeot Sport Portugal/24 H Le Mans)



ZE CARLOS FERREIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário