LISBOA-PORTIMÃO-MARRAKECH




PENÚLTIMA ETAPA





Novitskiy conquista liderança a Campos

depois de perseguição de mais de 5 mil km



Penúltima etapa do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, foi preciso esperar mais de cinco mil quilómetros de prova para que Leonid Novitskiy (BMW X3CC) conseguisse destronar Filipe Campos (BMW X3CC) da liderança. A etapa de hoje, que levou os concorrentes a percorrer 310 quilómetros entre Zagora e Foum-Zguid, foi o palco para o russo, principal candidato à vitória na Taça do Mundo, passar para a frente quando faltam apenas 70 quilómetros para o final…
Se na véspera o piloto português ainda tinha conseguido – contra as próprias expectativas! – segurar o primeiro lugar por escassos 14 segundos, sabia-se que a especial deste sábado seria um “tudo ou nada” para Novitskiy. E em CP1, nos primeiros 127 quilómetros, o russo já era o mais rápido, com 6m16s de vantagem para Campos e 7m11s para um surpreendente Ricardo Leal dos Santos, com o piloto do BMW X5 numa luta particular com Eric Vigouroux (Chevrolet Silverado).
A passagem pelo km 215 (CP2) confirmou a nova liderança de Novitskiy, ainda que Campos recuperasse quase três minutos em relação a CP1, enquanto Leal dos Santos segurava Vigouroux e Bernardo Moniz da Maia era um tranquilo quinto mais rápido na estrada. No final da especial, Campos terminou com mais 8m30s que o vencedor da tirada, enquanto Eric Vigouroux conseguiu trocar de posição com Leal dos Santos, anulando a desvantagem que tinha para o piloto de Coimbra.
“Uma especial sem grandes problemas, exceptuando o furo que tivemos sensivelmente ao km 100. A caixa de velocidades foi mudada ontem à noite, pelo que não tivemos percalços, e o motor não teve qualquer sobreaquecimento. A corrida só termina amanhã, pelo que não vou baixar os braços”, avançou Filipe Campos. “Foi uma tirada positiva para nós, pois conseguimos passar para a frente. Este resultado dá-nos a Taça do Mundo, o nosso grande objectivo, mas temos que o confirmar amanhã”, lembrou Leonid Novitskiy.

Assim, e quando faltam apenas 70 quilómetros (Marrakech) para o final da terceira jornada da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, Novitskiy e Campos estão em luta pela vitória, enquanto Eric Vigouroux e Ricardo Leal dos Santos vão definir quem ocupa o lugar vago no pódio. Referência para a desistência, na etapa de ontem, de Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer), após ficar sem turbo.

Classificação

1º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC 20h12m24s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC a 8m16s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 1h01m56s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 1h15m41s
5º Bernardo M. da Maia/J. Sotto-Mayor BMW X3CC a 5h10m54s


Para mais informações:



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário