KARTODROMO DE BALTAR

MUITO COMPETITIVO...



Se não fossem as corridas, teríamos tido um bom dia para ir à praia. Muito calor, bastante despique e um dia bem passado a assistir a grandes corridas, independentemente da categoria que estivesse em pista. De realçar também o excelente desportivismo com que os pilotos e equipas demonstraram, pois pelo menos em Baltar o comportamento deles é quase perfeito e quando na luta pelo melhor lugar, existe um excesso de qualquer participante, a decisão tomada pela direcção de corrida, é acatada com o maior fair-play, quer se concorde, quer não. Assim é que está certo.

No que toca à competição em si, o dia trouxe até ao pódio, João Maria Jorge na Iniciação, Ruben Rua agora na Evolução, João Ferreira na X30 Júnior e João Correia na X30, sendo curioso reparar que em todas as categorias a diferença máxima de tempo entre o mais rápido e o mais lento, nunca chegou sequer a um segundo, o que traduz um equilíbrio fantástico e verdade desportiva nos equipamentos de cada um. Neste dia, também compareceu na festa, o participante Duarte Santos, da Escola Nacional de Karting – Alfredo César Torres da categoria Baby que como estava sozinho realizou algumas voltas de demonstração no seu kart e ficou a promessa de ter companhia de mais alguns miúdos para que se realize então uma corrida, na próxima prova do troféu a Taça de Baltar em Setembro. Aproveitando a oportunidade, este foi chamado ao pódio, sendo-lhe entrega um troféu simbólico da mascote da ENK – Alfredo César Torres, o famoso Fred.

Fórmula Iniciação – Esta categoria foi com atrás referimos, um dos grandes atractivos do dia, pois voltou a contar com a presença do brasileiro Vítor Uchôa que embora não pontue para o troféu, por motivos da legislação em vigor, tem sido um habitue e agora também com dois pilotos espanhóis, Yago Rodriguez e Anxo Garcia que em muito valorizam a categoria. A vitória final pertenceu a João Maria Jorge que foi o mais rápido nos treinos e venceu as três corridas com todo o mérito mas teve sempre uma fortíssima oposição, ora de um, ora de outro. Quem chegou em segundo foi Simão Ventura, depois de ter sido terceiro e quarto na semifinais, demonstrando uma evolução constante, seguido de Gonçalo Coutinho de quem podemos dizer o mesmo, sempre a evoluir. Depois do trio da frente, aparece na final Vítor Uchôa em quarto, num dia em que não foi muito feliz, pois teve um toque na primeira semifinal e não teve no material um bom aliado, nunca conseguindo um bom acerto do conjunto. Anxo Garcia foi quinto mas esteve em bom nível durante todo o dia, sendo precisamente esta a sua pior classificação, depois de ter sido sempre segundo nas outras idas à pista, sendo seguido pelo rookie Pedro Rodrigues que em todas as corridas que fez até hoje, tem melhorado as suas performances, obtendo um honroso sexto lugar final, à frente de Francisco Lobo que foi vítima de uma penalização, por excesso de optimismo numa tentativa de ultrapassagem e de Hugo Gilde o mais prejudicado e vítima desse optimismo referido. Para finalizar uma palavra para o outro espanhol em pista Yago Rodriguez que voltou a não dispor de um set-up a pleno mas que no final dizia que na próxima corrida teria o problema resolvido.

Evolução – Ruben Rua, recém-chegado à categoria venceu sendo o mais rápido nos treinos, ganhando a primeira corrida e terceiro na segunda. O segundo Diogo Pinto, foi sempre o piloto mais rápido em corrida mas só venceu na segunda, isto porque só nesta conseguiu ser mais lesto na partida, desembaraçando-se dos seus adversários com a pista livre à sua frente, relegando Pedro Fernandes, sempre entre os mais rápidos para o último degrau do pódio. António Rodrigues surge no quarto lugar, depois de ter sido terceiro e segundo nas duas primeiras corridas, Ricardo Varela que andou sempre perto dos primeiros, na frente de Diogo Paiva Brandão, Ricardo Borges, o estreante Yohan Sousa que veio conhecer Baltar, Marco Faria e Diogo Ribeiro que pagam na pista o que denunciam na balança (uns kg a mais) e finalmente o azarado Francisco Araújo a quem tudo aconteceu neste dia.

X30 Júnior – João Ferreira vence de novo e pela quarta vez consecutiva, normalmente o mais rápido em pista e em grande forma, deixando a discussão dos restantes lugares para os seus adversários, com Ricardo Costa a subir ao segundo, sempre muito regular e combativo, na frente de Rafael Lobato também este muito regular e consistente, fechando o trio do pódio. Numa disputa constante com estes dois pilotos, surge Tiago Mota muito combativo, o regressado Duarte Mano e Miguel Costa em muito melhor forma, do que nas primeiras provas. Depois Ricardo Vila Nova que continua a sua aprendizagem neste seu primeiro ano de competição, Luciano Carvalho com um motor pouco colaborante e finalmente o também estreante Gonçalo Rodrigues que continua a sua evolução natural de quem está a começar, numa categoria em que os seus adversários já têm muita experiência.

X30 – Esta categoria está a crescer como era de esperar com a chegada de alguns pilotos novos (Miguel Martin, Paulo Moreira), alguns regressos de há alguns anos atrás (João Correia, João Oliveira) e com um grande nível competitivo alto. A vitória final foi do experiente João Correia com a concorrência sempre à espera de uma falha que nunca aconteceu... mas em que a sua vantagem nunca foi superior a escassos décimos de segundo para um lote onde, pontificavam Paulo Mendes que efectuou uma grande corrida na final do programa, de Carlos Coito sempre segundo até à corrida final em que foi terceiro, Diogo Sousa por duas vezes o mais rápido em pista e Diogo Gonçalves a ser vítima do seu próprio chassi, inferior à concorrência. Miguel Martin aparece no sexto lugar na sua corrida de estreia, Paulo Moreira é sétimo, João Oliveira que não disputou a segunda corrida e Luís Duarte que desistiu logo na primeira volta.
Na conclusão de um grande dia de boas corridas, temos de salientar a ausência de alguns participantes habituais, uns por falta de resultados escolares (castigos muito bem aplicados), outros por razões meramente pessoais que não interessam referir e outros ainda por impossibilidades profissionais. O que interessa é que os que estiveram, estiveram muito bem e satisfeitos.

Uma referência final pouco simpática para todos aqueles intervenientes do evento, a quem a carapuça sirva... devem deixar o Paddock como o encontraram... limpo, naturalmente com os pneus gastos e lixo em geral, da forma correcta. Existem contentores próprios de lixo no espaço e os pneus no mínimo devem ficar em lotes e não espalhados por todo o lado. Obrigado.









NUNO DINIS

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