LISBOA-PORTIMÃO-MARRAKECH



Filipe Campos segura liderança enquanto Novitskiy recupera terreno



Primeiro dia africano no Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech para a caravana dos automóveis que, esta manhã, atracou no porto de Nador, no norte de Marrocos, e pouco depois teve pela frente uma especial de 255,7 quilómetros, chegando esta tarde a Er Rachidia.
Filipe Campos (BMW X3CC) conseguiu manter-se na liderança da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal naquela que é a sua estreia competitiva em África. O piloto do Porto terminou a tirada deste quarto dia de competição em quarto, a 16m09s do mais rápido, Leonid Novitskiy, igualmente em BMW X3CC. Apesar de perder grande parte da vantagem que detinha em relação ao russo (26m33s no final da terceira etapa), Campos lidera a terceira jornada da Taça do Mundo de TT, partindo amanhã de novo na frente, tal como tem acontecido desde o passado domingo, dia inaugural.
“Foi um dia duro, difícil na navegação e sabia que ia perder tempo para os outros pilotos”, começou por explicar. “Ainda assim, pensava que seria muito pior do que apenas 16m para o Leonid (Novitskiy), pelo que estar ainda na liderança da prova é muito positivo. Esta é a minha estreia absoluta com um carro de competição em Marrocos e na areia tenho apenas 100 quilómetros de testes. Também o Jaime (Baptista) está a aprender na navegação. O piso de hoje era duro, mas deu para andar bastante rápido”, explicou.
Com a vitória na especial de hoje, Novitskiy ascendeu agora a segundo, a 10m24s do líder, colocando-se em boa posição para atacar o primeiro lugar de Campos, sobretudo amanhã na etapa Er Rachidia/Er Rachidia, com as primeiras dunas – terreno praticamente desconhecido para o piloto português. Para o o experimentado navegador do russo, o alemão Andreas Schulz, "hoje foi um dia puro de navegação e posso afirmar que foi a estrada mais difícil que até hoje encontrei em Marrocos nesse aspecto. A etapa correu muito bem e sabia que a prova se iria decidir em África, por isso não estávamos muito preocupados com o terreno cedido nas especiais portuguesas."
Ainda no pódio à geral (3º), Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder) foi sexto hoje, atrás de Ricardo Leal dos Santos (BMW X5), enquanto Eric Vigouroux (Chevrolet) e Eric Van Loon (Mitsubishi) terminaram esta quarta etapa nas terceira e quarta posições. À geral, o francês é quinto, enquanto o holandês caiu para 10º.
“Nas partes rápidas senti que estava a perder algum tempo porque fomos muitas vezes a fundo e só não íamos mais depressa porque o nosso carro não passa dos 165 km/h. Já sabia que chegando aqui seria difícil segurar a 2ª posição, frente ao BMW do Novitskiy, mas em contrapartida perdemos muito pouco tempo para o Filipe Campos e ganhámos quase 10 minutos ao Miguel Barbosa”, resumiu Hélder Oliveira.
Referência para a categoria T2, na qual Nuno Matos (Isuzu) é agora o único representante.

Amanhã uma especial de 360 quilómetros (Er Rachidia/Er Rachidia) e as primeiras dunas a prometer mais dificuldades…
Classificação

1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 9h27m35s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 10m24s
3º Hélder Oliveira/José Marques Nissan Pathfinder a 22m06s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 39m52s
5º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 52m31s



Para mais informações:



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário