LISBOA-PORTIMÃO-MARRAKECH


Hélder Rodrigues aumenta vantagem

mas Mário Patrão abre pista em África



Ao terceiro dia de prova, o Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech disse adeus a Portugal com uma derradeira especial de 104 quilómetros traçada na Serra de Tavira. Mais uma vez a táctica prevaleceu e os principais pilotos optaram por perder tempo para não terem que abrir a pista amanhã já em território marroquino.
Hélder Rodrigues manteve o comando e alargou a vantagem de que dispunha sobre o segundo classificado, pois Luís Correia viu ser-lhe atribuída uma penalização de 2h40m por ter excedido o limite de velocidade em dois pontos de controlo. Com a queda de Correia surge agora no segundo posto Ruben Faria, que ganhou hoje dois lugares e a fechar o pódio mantém-se David Casteu, num dia em que a tirada foi ganha por Mário Patrão, que subiu ao quarto posto, e que por isso amanhã irá ser o primeiro a partir para a especial.
Esta foi uma tirada em que o campeão nacional de todo-o-terreno imprimiu um ritmo forte e onde conseguiu passar os dois pilotos que partiram antes de si, David Casteu e Hélder Rodrigues, este já nos metros finais da especial. “Hoje foi um dia bom. Vim sempre ao ataque. Fui o terceiro a partir e isso deu-me alguma vantagem, pois já tinha o percurso com marcas. Este também é um tipo de traçado que se enquadra nas minhas características. Passei o (David) Casteu e apanhei o Hélder (Rodrigues) a 20 quilómetros do fim. Depois vim à boleia. Agora vai começar a parte mais difícil, mas vamos ver como vai ser”, disse na chegada da tirada Mário Patrão.
Saindo também mais atrás, Paulo Gonçalves foi hoje segundo na etapa e continua a subir na classificação. “Foi uma etapa muito gira. Consegui ser segundo e recuperei mais algum do tempo perdido no primeiro dia. Agora vai começar o verdadeiro rali e espero conseguir ganhar mais posições. A navegação vai ser muito importante e acredito que poderei estar bem nesse aspecto, pois a navegação vai jogar um papel preponderante daqui para a frente”, explicou o piloto da BMW.
Hélder Rodrigues voltou hoje a fazer uma etapa táctica, pensando na posição de saída para a estrada amanhã, razão pela qual parou no final da especial para ser passado pelo concorrente que vinha logo atrás e que o líder pensava ser David Casteau. “Passei o (David) Casteu ao quilómetro 50 e pensei que era ele que estava atrás de mim e como não queria abrir a pista amanhã esperei por ele. Só depois é que me apercebi que era o Mário (Patrão). A corrida até agora não podia estar a correr melhor. Agora vem uma prova diferente, em que a navegação vai jogar um papel decisivo” afirmou o líder da corrida.
Ruben Faria ascendeu ao segundo posto, embora tenha optado também pela jogada táctica. “Vinha a ganhar tempo ao Hélder (Rodrigues) e ao (David) Casteu, mas na parte final optei por diminuir o ritmo, pois não queria sair na frente amanhã. Agora vamos para uma nova corrida, em que a minha moto está muito mais à vontade e a experiência que já tenho em África pode ajudar” explicou o algarvio.
Nota para o quarto posto na etapa de Frans Verhoeven e para o sétimo lugar de David Casteu, com o francês a colocar-se em boa posição para a primeira tirada africana do Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech.

Amanhã, os pilotos desembarcam em Nador e rumam a Er Rachidia, sendo que pelo caminho terão uma especial de 255 quilómetros (12h05).
Classificação

1º Hélder Rodrigues Yamaha 7h08m19s
2º Ruben Faria KTM a 6m09s
3º David Casteu Sherco a 7m52s
4º Mário Patrão Suzuki a 8m47s
5º Frans Verhoeven BMW a 11m06s

Para mais informações:

NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário