24 HORAS DE LE MANS



QUARTA POLE CONSECUTIVA PARA O PEUGEOT 908 HDI






Pedro Lamy fará a partida no carro Nº 3



Os Peugeot 908 HDi FAP vão monopolizar os quatro primeiros lugares da grelha de partida da 78ª. edição das míticas 24 Horas de Le Mans, amanhã às 15 horas locais. Sébastien Bourdais aproveitou o piso seco na qualificação de quarta-feira para oferecer ao 908 HDi FAP a quarta pole position consecutiva do Team Peugeot Total nas 24 Horas de Le Mans, com um tempo de 3m19s711. Bourdais sucede ao compatriota Stéphane Sarrazin, autor da proeza nos últimos três anos.
Os períodos de chuva durante as duas sessões de qualificação de ontem, no circuito La Sarthe, não permitiram a qualquer equipa melhorar o “crono” realizado no dia anterior por Sébastien Bourdais, que partilha os comandos do Peugeot 908 HDi FAP Nº3 com Pedro Lamy e Simon Pagenaud. A Equipa Peugeot Total aproveitou assim para prosseguir o seu trabalho de afinação dos três carros, que ontem voltaram a ser os mais rápidos em pista, com um ritmo global impressionante.
Set-up, pneus e aerodinâmicas foram validados à lupa por cada piloto das três formações Peugeot, na última oportunidade de conduzirem os 908 HDi antes do relógio dar amanhã as 15h00 no circuito berço das 24 Horas de Le Mans.
No final da noite, as condições da pista foram melhorando e, a sensivelmente 15 minutos de terminar a terceira sessão de qualificação, os tempos começaram a baixar e Sébastien Bourdais voltou a realizar a melhor volta do dia com 3m20s212.
Sem alterações nos lugares da frente face aos “cronos” de quarta-feira, as duas primeiras linhas da grelha serão ocupadas pelos quatro 908 HDi, que pretendem revalidar a vitória de 2009:

1º - 908 HDi FAP N°3 - Sébastien Bourdais (FRA) - Pedro Lamy (POR) - Simon Pagenaud (FRA);
2º - 908 HDi FAP N°1 - Anthony Davidson (GBR) - Marc Gené (ESP) - Alexander Wurz (AUT); 
3º 908 HDi FAP N°2 - Nicolas Minassion (FRA) - Franck Montagny (FRA) - Stéphane Sarrazin (FRA).

Aos três Peugeot oficais segue-se o 908 HDi cedido pela marca francesa ao Team Oreca, na 4ª posição, ao lado do primeiro Audi R5 TDI, em 5º lugar.

Pedro Lamy, o piloto escolhido para fazer o início da corrida no carro Nº 3, estará no primeiro lugar da grelha: “Estou muito satisfeito com o primeiro lugar, mas sobretudo pela confiança que tenho no carro. Devido às alterações do regulamento perdemos cerca de 40 cv, mas compensámos bem com uma aerodinâmica mais eficaz e melhor tracção. Penso que encontrámos um bom set-up para a corrida.”

Tal como Lamy no Nº3, Marc Gené e Frank Montagny serão os primeiros pilotos a sentaremse, respectivamente, nos carros Nº1 e Nº2.

Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport: “Fizemos um bom trabalho! Não podíamos querer melhor, mas ainda não ganhámos a corrida. Estamos prontos, mas não esperamos umas 24 horas nada fáceis. Fazer a pole é uma coisa, ganhar a corrida é outra… e Le Mans é sempre Le Mans!”

Sébastien Bourdais: “Esta pole prova que temos uma boa performance, agora resta-nos aplicála na corrida. Ontem trabalhámos bem e o objectivo do último quarto de hora foi validar o equilíbrio do carro. Temos matéria, performance e equipa para ganhar, devemos abordar a corrida com humildade e esperar que o sucesso esteja do nosso lado.”

Anthony Davidson: “Antes do último turno não me sentia totalmente pronto e precisei de algum tempo para encontrar o bom ritmo. Mas fui-me sentindo cada vez melhor e isso viu-se nos meus tempos. Agora espero a corrida, estou ansioso que sejam 15h00 de sábado…”

Nicolas Minassian: “Trabalhámos muito bem durante estes dois dias de treinos. Na quartafeira, o Franck fez um grande trabalho com os pneus e depois o Stéphane encarregou-se fazer o tempo de qualificação. Ontem rodámos com condições meteorológicas variáveis, o que é sempre muito interessante porque são as condições mais difíceis. Os nossos mecânicos trabalham agora como loucos para preparar o nosso carro… Do nosso lado, vamos descansar, preparar a corrida e fazer as coisas de modo a que tudo se passe bem.”

Resultados das qualificações:

1- PEUGEOT 908 HDi FAP n°3 (Bourdais): 3’19’’711
2- PEUGEOT 908 HDi FAP n°1 (Wurz): 3’20’’317
3- PEUGEOT 908 HDi FAP n°2 (Sarrazin): 3’20’’325
4- PEUGEOT 908 HDi FAP n°4 (Lapierre): 3’21’’192 (Team Oreca)
5- AUDI R15 TDI n°9 (Rockenfeller): 3’21’’981
6- AUDI R15 TDI n°7 (McNish): 3’22’’176

Para acompanhar as 24 horas de corrida na Peugeot Web TV: http://www.peugeot-sport.com/



Para informação e fotos:: http://www.peugeot-media.com/


NUNO DINIS
JOÃO BICA

Sem comentários:

Enviar um comentário