24 HORAS DE LE MANS



Peugeot perde as 24 Horas de Le Mans 2010




“NO PRÓXIMO ANO VOLTAREMOS PARA GANHAR A MAIS EXTRAORDINÁRIA CORRIDA DE AUTOMÓVEIS DO MUNDO”

A euforia da vitória Peugeot nas 24 Horas de Le Mans de 2009, este ano deu lugar a uma profunda desilusão, à medida que a corrida caminhava para o final, em particular quando se deu o abandono do 908 HDi Nº1, após 21h50 de luta de Anthony Davidson/Marc Gené e Alexander Wurtz pelo triunfo. A Peugeot dominou as primeiras 17 horas de prova, mas cedeu a liderança à Audi e acabou por perder a corrida, sem nunca abdicar da luta. “No próximo ano voltaremos para ganhar a mais extraordinária corrida de automóveis do mundo”, prometeu Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport. A Peugeot chegou a Le Mans motivada pela conquista de quatro dobradinhas consecutivas, e logo nas qualificações o 908 HDi FAP mostrou-se um adversário temível em rapidez, ao conseguir a quarta pole position consecutiva e ao arrebatar os quatro primeiros lugares da grelha, através de três formações oficiais da Peugeot e um Peugeot Oreca. Com a desistência do carro de Pedro Lamy, Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud, ontem às 17h28, os outros três 908 HDi assumiram a frente da corrida, mas, já de noite, o carro Nº1 perdeu 13 minutos para mudar o alternador e o motor de arranque, caindo para a 7ª posição. Enquanto o Peugeot Nº 2 passava para primeiro, o Nº1 iniciava a recuperação e às 00h00 estava em 5º, depois de ter feito sucessivamente as voltas mais rápidas. Ao dobrar as 16 horas de prova, com tudo ainda por decidir sobre a vitória, o carro líder abandonou com o motor partido. A Peugeot depositou então as esperanças no resistente Nº1, que conseguiu chegar ao segundo posto, com um ritmo frenético em perseguição do líder da Audi, mas a 2h10 do fim o motor claudicou. O 908 HDi FAP do Team Oreca (Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Loic Duval), então o único em prova, manteve durante horas a mesma filosofia de “caçador”. Em quarto lugar, manteve-se o mais rápido em pista e foi sempre recuperando terreno ao Audi R15 nº7. Sem nunca baixar os braços, a apenas 1h18m da bandeirada de xadrez, quando estava virtualmente a 16 segundos do terceiro lugar do pódio, deu por terminada a sua participação com o mesmo problema.

Foi o encerrar do pano para o “clã” Peugeot nesta prova de dureza extrema, que este ano atingiu uma velocidade média de 225 km/h, batendo os 222 km/h, estabelecidos em 1971. Foi a terceira vez na história das 24 Horas de Le Mans que se superou a média de 220 km/hora. “Desde os primeiros tempos do 908 HDi FAP, nunca tivemos estes problemas de motor. Vamos analisar as razões assim que regressemos a Vélizy” (Sede da Peugeot Sport), afirmou Bruno Famin, Director Técnico.
Para Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport: “Adoptámos um ritmo rápido, face a um adversário muito forte. Fomos mais rápidos, mas menos fiáveis, e o que interessa é a vitória, não a velocidade de ponta. Tudo se jogou na ponta da lâmina e desta vez ela caiu sobre nós. Viemos de quatro dobradinhas consecutivas, mas há sempre um dia em que se estraga o “bâton” e isso aconteceu hoje. Fizemos o que era possível para ganhar.” “A partir de amanhã vamos analisar o que não funcionou. Temos o direito de ficar desiludidos até hoje à noite, mas amanhã de manhã vamos voltar ao trabalho para estarmos mais fortes em 2011.” “Fizemos o que podíamos, mas fomos batidos. A Peugeot tem valores humanos e o nosso compromisso não depende de um resultado desportivo. Provámos a nossa audácia e mostrámos sempre a nossa ética. Foi uma grande desilusão, mas temos a nossa consciência tranquila.” “O veredicto chegou, é duro, mas justo. Agora é preciso fazer com que isto não volte a acontecer. Hoje perdemos esta luta, voltaremos no próximo ano para ganhar a mais extraordinária corrida de automóveis do mundo.”

Imagens em: http://www.peugeot-media.com/  (Photos/908HDi FAP/2010/24 Heures du Mans/Course) http://www.aifa.pt/  (Media/Ralis/Peugeot Sport Portugal/24 H Le Mans)  

NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário