LISBOA-PORTIMÃO-MARRAKECH



Portugueses em grande no deserto

com pódio liderado por Hélder Rodrigues



A três dias do fim do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, as primeiras posições parecem estar entregues aos protagonistas da prova do Automóvel Club de Portugal. Ainda assim, dadas as diferenças na luta pelo pódio, tudo pode ainda acontecer nas duas etapas que faltam disputar-se no sul de Marrocos, entre Zagora e Marrakech.
Hoje, com mais 350 quilómetros ao cronómetro, Hélder Rodrigues (Yamaha) voltou a ganhar tempo aos adversários directos e reforçou uma liderança que apenas sofreu um ataque de David Casteu aquando da entrada da prova em território marroquino. Desde então, o português tem feito uma navegação de excelente nível e também a Yamaha 450 não tem apresentado problemas que o penalizassem, tendo 13m04s de vantagem para Ruben Faria.
“Foi uma etapa africana, com muita navegação fora de pista e mudança de cenários, com zonas muito rápidas. Andei sempre sozinho, pois não apanhei ninguém e ninguém se chegou a mim. Estou a andar bem, pese embora ter vindo para esta prova para ajudar o Cyril (Despres). Ou seja, o lugar (2º) é bom tendo em conta os meus objectivos e responsabilidades iniciais”, recordou Ruben Faria.
Com uma prova em crescendo, Paulo Gonçalves (BMW) tem sido um dos pilotos em evidência nesta competição, já que o português venceu ontem a etapa e hoje foi segundo, tendo rodado praticamente sempre na companhia do vencedor da tirada. Significa isto que ocupa actualmente o terceiro posto da classificação geral, ganhando num dia duas posições.
“Foi uma etapa bastante boa, tal como ontem quando ganhei. O Hélder apanhou-me ao km 50 e fomos sempre juntos até final, num percurso com algumas dunas, e variações de piso (macio e mais duro). Recuperei dois lugares à geral e só foi pena o tempo perdido ainda em Portugal. A BMW tem estado em forma e fisicamente estou melhor que na fase inicial”, explicou Paulo Gonçalves.
Com David Casteu (Sherco) e Frans Verhoeven (BMW) a fechar o top 5, referência para os escassos 1m37s que separam o francês do pódio, enquanto o holandês já se encontra a mais de 1 hora de Casteu e tem mais de cinco horas de vantagem sobre Mário Patrão (Suzuki).

Amanhã, corre-se a penúltima etapa, com 350 quilómetros numa especial que termina em Foum-Zguid, perto de Zagora, antes da caravana rumar para Marrakech.

Classificação

1º Hélder Rodrigues Yamaha 18h14m34s
2º Ruben Faria KTM a 13m04s
3º Paulo Gonçalves BMW a 32m38s
4º David Casteu Sherco a 34m15s
5º Frans Verhoeven BMW a 1h48m16s

Para mais informações:


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário