24 HORAS DE LE MANS

PEUGEOT AO ATAQUE NAS 24 HORAS DE LE MANS



Pedro Lamy persegue sonho no 908 HDi Nº 3


Motivada pela estrondosa dobradinha alcançada há um ano em La Sarthe, a Peugeot parte novamente à conquista deste troféu tão desejado. Doze meses de preparação mantiveram sob pressão uma equipa ávida de novas vitórias. Um ano de trabalho para voltar a enfrentar este mito que atrai todos os anos mais de 250 000 espectadores.

De 2009 a 2010: Emoção e exigência.

São tantos os imponderáveis, as reviravoltas ou peripécias durante as duas voltas do relógio, que a emoção da vitória acaba por ser excepcional. Em 2009, a Peugeot pôde saborear este sucesso e pôde medir o entusiasmo que suscitou, tanto junto do grande público como internamente na marca. O 908 HDi FAP vitorioso e os seus três pilotos, Alexander Wurz, Marc Gene e David Brabham, partiram em “tournée”, de Junho a Setembro, antes do carro regressar às oficinas de Vélizy. Desde aí, o Team Peugeot Total nunca baixou a guarda tendo em vista 2010, o ano de comemoração dos 200 anos da Peugeot! A Marca apresentou em Janeiro um novo projecto, cujo objectivo passa por colocar sempre a emoção no centro da experiência automóvel. O desporto automóvel que sempre fez parte do ADN da marca, encarna perfeitamente a nova identidade: Peugeot, MOTION & EMOTION.

Uma preparação minuciosa

Desde 14 de Junho de 2009 ocorreram 11 sessões de testes, sob a forma de simulações, de trabalho de afinação ou de desenvolvimento de uma gama completa de pneus com a Michelin, bem como a participação em 3 provas. “O nosso trabalho”, explica Bruno Famin, director técnico, “incidiu sobretudo na adaptação do 908 HDi FAP à regulamentação de 2010, especificamente em relação ao motor e à carroçaria. A única evolução aerodinâmica consistiu no desenvolvimento de configurações melhor adaptadas ao novo nível de potência do motor. Esforçámo-nos por tentar recuperar um pouco da potência perdida devido à evolução do regulamento: melhoria da combustão com a Bosch, redução das perdas por atrito com a Total e aumento da permeabilidade das linhas de admissão e de escape com a Dow. Todos os pontos que nos apresentaram problemas em 2009 também foram alvo de estudo, sem esquecer o trabalho constante de fiabilização. O 980 HDi FAP entrou no seu quarto e último ano de competição. Apresenta grandes qualidades e penso que vamos viver umas 24 Horas de Le Mans com uma incrível intensidade, muito competitivas e disputadas do princípio ao fim.”

Os 1000 km de Spa-Francorchamps, em Maio último, foram uma amostra do que serão certamente as 24 Horas de Le Mans de 2010: um sprint em que a mais pequena falha, o mais pequeno atraso que seja nas boxes, na pista ou na estratégia será imediatamente penalizado. Por isso, era primordial que a equipa ficasse condicionada ao stress da corrida para repetir cada gesto. As 10 Horas de Petit Le Mans em Outubro, as 12 Horas de Sebring em Março e, mais recentemente, os 1000 km de Spa permitiram ao Team Peugeot Total adquirir ainda mais maturidade, tudo concretizado através de dobradinhas consecutivas. Assim, o 908 HDi FAP possui um palmarés excepcional. Fazem parte do seu currículo 15 vitórias em 21 das mais importantes provas do Mundo: 24 Horas de Le Mans, 12 Horas de Sebring, 10 Horas de Petit Le Mans, etc.

Após o regresso de Spa, os três 908 HDi FAP oficiais foram desmontados, analisados e reconstruídos para serem enviados para Le Mans no domingo, 6 de Junho, para serem submetidos às verificações técnicas. Os mecânicos repetiram os seus gestos dentro das oficinas, fossem trocas de pneus ou intervenções rápidas, para se prepararem para todas as eventualidades. “Também rodámos as peças de Le Mans em Magny-Cours”, prossegue Bruno Famin, “antes de efectuar uma última verificação dos veículos de corrida em Satory. Em seguida, na quarta e na quinta iremos rodar nos treinos livres e de qualificação, fazendo em primeiro lugar um trabalho de adaptação do set-up dos três carros, mas também uma avaliação do nosso consumo de combustível, pneus, recolhendo o máximo de informações indispensáveis para a prova. Na quarta-feira à noite, os motores serão trocados para serem preservados para a prova”.

“Peugeot vencedora mas também adversária”

“A nossa vitória nas 24 Horas de Le Mans em 2009 permitiu-nos uma certa serenidade”, sublinha Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport. “Na verdade, no ano passado, tínhamos a sensação de estarmos encostados à parede. Tivemos sempre esta pressão, mas nesta ocasião ela ajuda-nos a avançar de forma positiva. É a maior prova do mundo e bater a Audi, que era o construtor de referência nas provas de resistência, encheu-nos de orgulho. Fizemos todos os esforços possíveis para nos prepararmos bem e para vencer, mas todos sabem que tudo pode acontecer numa prova tão longa e, apesar de todo o trabalho que foi efectuado, é Le Mans quem vai decidir o seu vencedor. Prevejo uma prova de grande intensidade, uma vez que tenho a certeza de que o nosso concorrente principal evoluiu bastante. Vimos isso em Spa. E não podemos esquecer os outros concorrentes, entre os quais os Aston Martin, que se apresentam desde o ano passado mais rápidos em velocidade máxima, obrigando por vezes os nossos pilotos a tomar alguns riscos nas ultrapassagens. Dispomos de um carro que está no seu quarto ano de exploração e, por isso, voltamos a colocar-nos apenas como candidatos à vitória, apesar de termos vencido a prova do ano passado”.

Nesta sua missão, a equipa Peugeot Sport, já as cores da Total, Michelin, Bosch, Dow, Eurodatacar, Peugeot Financement e BRM, será reforçada pela PlayStation a partir desta 78ª edição das 24 Horas de Le Mans.


Nove sprinters

Homogéneos, unidos, rápidos e experientes, os nove pilotos do Team Peugeot Total 2010 estão prontos para descobrir os seus adversários, para fazer brilhar a Peugeot. Os nove totalizam 54 participações nas 24 Horas de Le Mans!

908 HDi FAP N.º 1: retrovisores azuis

Anthony DAVIDSON (GBR) - Marc GENÉ (ESP) – Alexander WURZ (AUT) Marc e Alexander são os detentores do título. Se Gené tem uma vitória no seu currículo, Alexander tem duas, em três participações em Le Mans. Por outro lado, este trio europeu triunfou em Sebring em Março passado.


908 HDi FAP N.º 2: retrovisores brancos Nicolas MINASSIAN (FRA) – Franck MONTAGNY (FRA)- Stéphane SARRAZIN (FRA)

Colegas de equipa em 2002 na Oreca, estes rapazes conhecem-se bem e complementam-se perfeitamente. Estes franceses dispõem de uma grande experiência em Le Mans, contabilizando 27 participações entre os três. Além disso, Stéphane Sarrazin é o detentor das três últimas pole-positions.

908 HDi FAP N.º 3: retrovisores vermelhos Pedro LAMY (POR) - Sébastien BOURDAIS (FRA) - Simon PAGENAUD (FRA)

São os vencedores de Spa-Francorchamps, após uma prova espectacular e rapidíssima. Além disso, o Pedro obteve uma vitória consecutiva nas 24 Horas de Nürburgring e o Simon em Laguna Seca em ALMS.

Os números chave

 - 4 Peugeot 908 HDi FAP vão alinhar à partida (3 oficiais - 1 da Oreca)

- 21 provas e 15 vitórias no currículo do 908 HDi FAP desde 2007

- 191 horas em prova para os 908 HDi FAP em 192 horas possíveis, desde a sua 1ª participação em 2007 nas 24 Horas de Le Mans

- Os pilotos totalizam 54 participações nas 24 Horas de Le Mans

- 2000 convidados da Peugeot nas 24 Horas de Le Mans (rede, filiais, parceiros, imprensa,…)

- 25 000 m2 de área de recepção, 40 veículos expostos


O programa do TEAM PEUGEOT TOTAL / 24 Horas de Le Mans (Hora de Portugal Continental)

Domingo, 6 de Junho

14h00: Verificações administrativas e técnicas
 17h00: Sessão de autógrafos no concessionário Peugeot Clara Automobiles em Le Mans

Terça-feira, 8 de Junho

14h00: Media spot
16h00: Sessão de autógrafos diante das boxes

Quarta-feira, 9 de Junho

10h00: Colocação da placa “impressões dos pilotos vencedores de 2009” no centro da cidade
13h00: Media spot
15h00-19h00: sessão de testes livres
21h00-23h00: 1ª sessão de qualificação

Quinta-feira, 10 de Junho

14h00: Media spot
15h00: sessão de autógrafos na Total e na Loja Peugeot Sport na Vila.
18h00-20h00: 2ª sessão de qualificação
21h00-23h00: 3ª sessão de qualificação Sexta-feira,

11 de Junho

11h00: Conferência de imprensa da PEUGEOT
17h00: Desfile dos pilotos no centro da cidade de Le Mans

Sábado, 12 de Junho

8h00-8h45: Warm up
14h00: partida das 78ª edição das 24 Horas de Le Mans Domingo,

13 de Junho

14h00: Chegada da 78ª edição das 24 Horas de Le Mans

Inside o Team Peugeot Total

Web TV: Pela primeira vez, a Peugeot Sport colocará em funcionamento uma Web TV, conduzida por Alexandre Delpérier, que permitirá viver a prova em directo a partir dos bastidores da equipa: câmaras de bordo, informações específicas e entrevistas dos membros e pilotos da equipa.
A seguir no site:  http://www.peugeot-sport.com/

As 24 Horas da Peugeot Sport no Facebook: Um jogo/concurso no Facebook, centrado na descoberta da Peugeot, através da página de adeptos “Peugeot Sport”, será lançado em simultâneo com a partida das 24 Horas de Le Mans. Este jogo será, para o internauta, a oportunidade de ganhar, entre outros, um baptismo de pista no 908 HDi FAP.

Inscrição por sms para seguir a prova: http://www.peugeot-sport.com/fr/inscription.html
Comunicados e fotografias: http://www.peugeot-media.com/
Classificações em tempo real:  http://www.lemans.org/










NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário