IRC



Freddy Loix mantém liderança e Magalhães é nono


O belga Freddy Loix continua na liderança do Geko Ypres Rally, ainda que não tenham conseguido distanciar-se do segundo classificado, que é Kris Meeke. No entanto, bastante importante para as contas do campeonato, é o facto do líder da tabela pontual do Intercontinental Rally Challenge (IRC), Juho Hanninen, ter abandonado devido a despiste.
Numa etapa que tem sido marcada pelos troços bastante traiçoeiros e escorregadios, o Freddy Loix demonstrou grande à vontade, chegando à liderança de forma definitiva na terceira especial (apesar de ter sido o primeiro líder da prova), terminando o dia com 5,8 segundos de avanço. "Não estou no limite, mas ando lá perto", afirmou Loix no final do dia.
Apesar de ficar em segundo, Kris Meeke manteve-se sempre bastante perto, nunca deixando a diferença para o líder passar dos sete segundos. No entanto, para Meeke, mais importante foi a desistência de Juho Hanninen, na quarta especial, devido a despiste.
Jan Kopecky coloca o outro Skoda Fabia S2000 no terceiro posto, ao passo que Thierry Neuville continua em bom nível com a quarta posição. Pieter Tsjoen e Bernd Casier e Andreas Mikkelsen ocupam as posições seguintes, ao passo que Patrick Snijers é o oitavo.

BRUNO MAGALHÃES EM BOM PLANO


Bruno Magalhães conseguiu aumentar o seu ritmo ao longo das segundas passagens, ainda que continue longe dos lugares da frente. O piloto português continua a braços com a adaptação aos difíceis troços belgas, ocupando agora o nono lugar da geral, a 2 minutos e 14 segundos do primeiro, mas a cerca de sete segundos do piloto que está à sua frente, que é Snijers. "A primeira vez aqui está a ser muito difícil, mas estamos a melhorar", afirmou o piloto luso do Peugeot 207 S2000 no final da especial.
As seis primeiras classificativas do rali belga decorreram em rápidas estrada de asfalto, num rali difícil ditado por zonas muito estreitas, com longas retas feitas em sexta a fundo, que desembocavam em travagens a exigirem a primeira relação de caixa.
Bruno Magalhães saiu na posição número 19 e no início sentiu dificuldadea em encontrar as zonas de travagem ideais e a melhor aderência para o seu Peugeot 207 S2000, além de ter as estradas já bastante sujas no momento da sua passagem. Porém, o português teve um andamento que lhe permitiu fazer a primeira secção com tempos no top 10, melhorando nas segundas passagens pelas três classificativas, terminando o dia em nono lugar, a 2m14,8s do líder.
A dupla portuguesa é a segunda melhor estreante em prova, a seguir a Andreas Mikkelsen (Fiesta S2000), que ocupa o 7º. posto, 16,6s à frente do português. "Nada mau para primeiro dia. É a minha primeira participação neste rali e estou a conhecer as estradas. Estamos no top 10, quando arrancaram 25 carros S2000 entre 103 equipas, pelo que para já estamos satisfeitos. Na última especial tivemos problemas com os travões, mas está tudo "OK".", referiu o piloto da Peugeot Sport Portugal.

O primeiro dia da prova foi dominado pelos "especialistas" do campeonato IRC, com Kris Meeke (Peugeot 207 S2000) e Freddy Loix (Fabia S2000) a repartirem entre si as vitórias nas classificativas. O britânico venceu a primeira e a última classificativa, mas o belga construiu ligeira vantagem ao ser o mais rápido nas restantes quatro PECS.

Conhecido por ser rali onde é fácil ter um furo e sem qualquer margens para erros, o primeiro dia ditou 21 abandonos. Os mais sonantes foram os de Hanninen (Fabia S2000), com uma saída de estrada na quarta especial, e de Sarrazin (207 S2000), também a sair de estrada, na sequência de um furo na primeira PEC.

JOÃO BICA











Sem comentários:

Enviar um comentário