RALLYE DE PORTUGAL HISTÓRICO 2011




Domínio dos pilotos belgas




O calor foi nota dominante do terceiro dia do Rally de Portugal Histórico, numa etapa com início e final em Viseu, e que levou os concorrentes até à região do Douro Vinhateiro, antes da neutralização em Lamego, para depois visitarem zonas com grande história na prova, como a classificativa da Freita, noutra fase extremamente exigente em termos competitivos.

Largando de Viseu na liderança da classificação, Luís Pereira não foi feliz no arranque da etapa e perdeu bastante tempo na especial de Queimadela, situação agravada por problemas de transmissão no Renault 5 Turbo que obrigaram o piloto a baixar a cadência e a ceder terreno para os seus mais directos adversários, vendo-se afastado do comando do rali.

A partir deste momento, os melhores pilotos belgas tomaram conta das operações em termos de classificação, aproveitando a vantagem de que já dispunham, apesar de não terem sido os mais regulares nesta fase do rali. Aliás, foi curioso verificar a diversidade de equipas que venceram as diferentes especiais, entre as quais as melhores portuguesas, que tentavam a todo o custo reduzir a sua desvantagem face aos três primeiros da geral.

O mais eficaz nesta fase da prova acabou por ser Raymond Horgnies, que acabou por subir do quarto lugar até primeiro posto depois da prova de Montemuro, ainda que a sua vantagem sobre Jose Lareppe fosse de apenas 2,4 pontos. Já Daniel Reuter tinha perdido um lugar desde Viseu, ocupando agora o derradeiro posto de um pódio provisório, a 12,3 pontos do líder.

Na quarta posição surgia o melhor piloto nacional, Paulo Marques, à frente de Luís Pereira, que baixara para a quinta posição provisória e era agora pressionado por Fernando Cordeiro, num despique bastante curioso pela posição de melhor português.



Classificação geral após Montemuro:

1º Horgnies/Hayez (Porsche 911), 205,2 pontos;
2º Lareppe/Lambert (Opel Kadett GTE/, 207,6;
3º Reuter/Vandevorst (Porsche 914/6), 217,5; 3º
4º Marques/Martins (BMW 1600), 226,9;
5º Pereira/Albino (Renault 5 Turbo), 249,2;
6º Cordeiro/Martins (Alfa Romeo 2000 GTV), 283,7;
7º Delhez/Gully (Ford Escort), 323,8;
8º Villalba/Andreu (Porsche 911), 427,6;
9º Melim/Alves (Alfa Romeo 2000 GTV), 501,6;
10º Otegui/Otegui (Audi Quattro), 510,7.







NUNO DINIS



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