PEUGEOT SPORT




PEUGEOT 908 HYbrid4 ESTREOU-SE EM PISTA

NO CIRCUITO DO ESTORIL



O Peugeot 908 HYbrid4 cumpriu as primeiras voltas em pista, no traçado do Estoril, no dia 11 de Outubro. Foi a primeira sessão efectiva de testes do carro, após ter sido mostrado no Salão de Genève, em Março deste ano.



PRIMEIRO BALANÇO POSITIVO

A 16 de Setembro, o 908 HYbrid4 foi submetido a um primeiro contacto na pista privada da PSA Peugeot Citroën, que permitiu concluir que o projecto estava no bom caminho e que levou a que o carro rolasse pela primeira vez numa sessão de testes, no circuito do Estoril, um mês mais tarde.
No total foram percorridos um pouco mais de 300 km, com Nicolas Minassian, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz a alternarem-se nos comandos da mais recente aposta desportiva da marca do leão.
“O objectivo não era fazer muitos quilómetros” explicou Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport, “mas acima de tudo constatar que as principais funcionalidades estavam operacionais. Agora, é preciso tempo para analisar cada detalhe, para termos a certeza dos resultados alcançados, antes de avançar para o passo seguinte. O facto de tudo ter funcionado e reagido como esperávamos, dá-nos uma grande satisfação. Por outro lado, começámos a fazer algumas alterações nas afinações de base e a resposta foi muito positiva”.

Nicolas Minassian: “Já tinha testado o protótipo em 2008 e estou muito contente por ter sido o primeiro a pilotar o 908 HYbrid4. É muito interessante trabalhar num projecto desta envergadura e que representa o futuro das corridas de automóveis. Como piloto, é enriquecedor aprender e ajudar ao desenvolvimento de novas tecnologias”.

Stéphane Sarrazin: “Cumprimos um programa de testes completo. Foi genial! É muito interessante trabalhar com os engenheiros na busca dos melhores compromissos e, acima de tudo, descobrir um carro cujo projecto está no início. Sente-se o acréscimo de potência e cabe-nos gerir e encontrar a melhor maneira de o tornar competitivo. É preciso encontrar o melhor equilíbrio. Explorámos muitas coisas, já que trabalhámos em diversas direcções”.



A GÉNESE

Em Silverstone, em 2008, a Peugeot Sport apresentou um protótipo híbrido, que tinha por base o 908 HDi FAP. Este primeiro projecto tinha como objectivo permitir apreender as dificuldades que a nova tecnologia apresentava de maneira a integrá-la, da melhor forma, no novo carro; havia a intenção de o concluir em 2011, dentro do quadro da regulamentação técnica promulgada em 2009.
“Concebemos o sistema, durante o ano de 2010 e fizemos o primeiro ensaio no banco, no início de 2011”, recorda Bruno Famin. “Na Peugeot Sport temos ao nosso dispor um banco dinâmico, que permite testar o conjunto motor-caixa-transmissão. É muito prático porque funciona como se estivesse montado no carro. A função híbrida foi integrada no grupo motopropulsor. Continuámos a empreitada e prosseguimos os ensaios ao longo de 2011, para rodarmos, pela primeira vez, em Setembro, e fazermos a primeira sessão de testes, em Outubro”.



ARRANCOU O PROGRAMA DE TESTES

Embalado por esta sessão de testes muito positiva, o programa de desenvolvimento do 908 HYbrid4 vai continuar, com o carro a rolar, em breve, noutro traçado, que complementará uma nova sessão no banco de ensaios.
“Vai ser interessante ver como é que o sistema se comporta num circuito diferente”, acrescenta Bruno Famin. “Vamos, também, começar uma fase de afinação, um pouco mais delicada, tanto do próprio sistema, como do carro para adaptar o seu comportamento. Mas não queremos queimar etapas: estamos, ainda, numa fase de descobertas. Os testes de resistência serão feitos mais tarde”.



ESTREITA COLABORAÇÃO ENTRE A PSA PEUGEOT CITROËN E A PEUGEOT SPORT

Após o lançamento da motorização híbrida diesel no 3008 HYbrid4, a Peugeot mostrou, em Frankfurt, em estreia mundial, o 508 RXH, um modelo que alia um estilo radical a excelentes qualidades ambientais. Em paralelo, e em colaboração com os engenheiros do Grupo, a Peugeot Sport concebeu e desenvolveu o seu sistema híbrido, para o transpor para a competição. Assim, o 3008 HYbrid4, o 508 RXH e o 908 HYbrid4 são demonstrações do caminho pioneiro que a Peugeot prossegue, com determinação, para fazer funcionar a combinação diesel-eléctrico.

A imagem dessa colaboração, já existente entre os engenheiros do Grupo, na busca e concepção da motorização diesel em resistência, é traduzida no facto da Peugeot Sport apoiar-se nas equipas de busca e de desenvolvimento do Grupo para ficar a conhecer as melhores tecnologias, os melhores fornecedores, as armadilhas a evitar… “Somos aconselhados, nas opções, num grande número de escolhas. No caso do motor temos aprendido muito com o nosso trabalho, mas temos um verdadeiro trabalho a dois. Progredimos com experiências diferentes que têm por base uma tecnologia similar.”, conclui Bruno Famin



NUNO DINIS

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