CLUBE ESCAPE LIVRE




Peregrinação histórica!




Com um balanço muito positivo e manifestações de agrado por parte de todos os participantes quanto à paisagem, às visitas histórico-culturais, ao alojamento e à gastronomia, o pó que acompanhou a caravana foi mesmo a única contrariedade apontada nos trilhos fora de estrada. De resto, o IX Off Road ACP, que decorreu de 30 de Setembro a 4 de Outubro, serviu para descontrair e enriquecer, cultural e socialmente, a grande família que é o Automóvel Club de Portugal.

Depois de um primeiro dia, em Trancoso, onde ainda havia alguma timidez e onde um passeio até ao castelo daquela vila histórica serviu de “apresentação” informal, foi no segundo dia que a verdadeira aventura começou.

O almoço no restaurante Paraíso Douro, em Lamego, superou todas as expectativas, não só pela qualidade e diversidade gastronómica, como pelo local em si, uma varanda sobre o rio Douro que proporcionou momentos de descontracção e de convívio antes de se retomar a etapa. À noite, no jantar realizado em Mondim de Basto, o autarca daquela localidade teceu palavras muito elogiosas ao trabalho desenvolvido pelo Escape Livre e pelo ACP, deixando no ar a expectativa do regresso desta dupla de entidades ao concelho de Mondim.

O terceiro dia, que uniu Mondim a Ofir, proporcionou a temperatura ideal para apreciar a paisagem do alto da Sra. do Viso e para todos os participantes calcorrearem as ruas da pequena aldeia típica de Agra, aproveitando ainda para conversar com a população local e tomar um café, uma água e alguns bolos regionais. O almoço decorreu na estalagem de São Bento, mesmo em frente ao santuário que foi visitado por todos. Talvez pelas agradáveis temperaturas do fim-de-semana, tanto o Santuário de São Bento, como o da Senhora da Abadia estavam repletos de peregrinos, o que dava um grande colorido à fotografia geral. A visita guiada ao Mosteiro de Tibães, que em tempos foi um dos maiores centros beneditinos, acabou por também agradar pela riqueza arquitectónica e visual.

Já em Ofir, o jantar serviu de oportunidade para os patrocinadores se dirigirem aos sócios do ACP, havendo lugar para entrega dos troféus SPAL, várias lembranças e prémios, entre eles vouchers para um fim-de-semana ao volante do moderno Mercedes-Benz GLK, a viatura oficial neste passeio todo terreno. A noite foi abrilhantada pelo grupo musical guardense, os Prós & Contras.

No quarto dia deste IX Off Road ACP, a subida ao monte de Santa Luzia proporcionou mais um dos grandes momentos paisagísticos. Ainda que com alguma nebulosidade no horizonte, a magnífica vista sobre Viana e sobre a foz agradou a todos os participantes que, seguidamente, tiveram que pôr à prova as suas capacidades todo terreno e as dos seus veículos, numa íngreme descida.

O último dia era já muito aguardado, com a chegada à catedral de Santiago de Compostela. Depois da foto “de família” na praça do Obradoiro, a missa do peregrino foi celebrada pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que na homilia e após uma intervenção em castelhano, falou em português aos peregrinos constituindo um momento muito especial para toda a caravana ACP. Seguiu-se a cerimónia do Botafumeiro que extasiou os participantes que por motivos ou de lazer, ou culturais, de aventura ou ainda de fé, aceitaram este grande desafio.









NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário