DOMINGOS COUTINHO



Piloto irá participar no Algarve Historic Festival (20 a 23 de Outubro) ao volante de um BMW 2800 CS



Domingos Sousa Coutinho garantiu o título de Campeão de Portugal de Clássicos de Circuitos (CPCC), nos Históricos 71 (H71), cumprindo aquele que era o seu principal objectivo no início da temporada, sendo com este título que se irá apresentar, à partida, no Algarve Historic Festival, com o BMW 2800 CS.

O piloto acabou por garantir o seu segundo título de Campeão nos H71 no Circuito ACDME 2, onde venceu uma das provas, tendo abandonado a outra. Foram as circunstâncias muito peculiares dessa jornada, onde apenas dois pilotos participaram na categoria H71, que decidiram o campeonato, pendente entre Domingos Sousa Coutinho e Francisco Pinto – precisamente os dois pilotos presentes no Estoril.

De acordo com o sistema de pontuação, a FPAK atribuiu somente 2/3 (dois terços) dos pontos devidos aos dois pilotos, colocando definitivamente na frente do campeonato Domingos Sousa Coutinho que, com apenas mais uma jornada por realizar (Braga, a 19 e 20 de Novembro), está a suficiente distância pontual dos seus adversários mais directos – na verdade, os seus actuais 177 pontos já não serão suplantados por Francisco Pinto, que tem 124, quando estão em jogo 50.

Entretanto, no próximo fim-de-semana, Domingos Sousa Coutinho irá estar presente no Algarve Historic Festival, participando, com o BMW 2800 CS, na JD Classics Challenge, uma prova de 60 minutos, em que estão inscritos 17 pilotos, entre eles oito portugueses que correm habitualmente no CPCC/CPCC 1300.



EM DIRECTO:

O sistema de pontuação, definido pela FPAK, em que, no caso de poucas inscrições, atribui uma percentagem de 2/3 dos pontos atribuíveis, no caso de sermos pelo menos três concorrentes, acabou por me ser favorável, pois já nem sequer teria necessidade de ir a Braga, pois saí do Estoril já Campeão, mas obviamente que irei fazer tudo para estar presente nesta última prova do CPCC. Na realidade, era esse o meu objectivo, no início da temporada e, apesar de alguns problemas que tive durante a época, em especial de origem mecânica, o meu BMW 2800 CS esteve sempre muito competitivo. Isso permitiu-me ser regular e estar sempre na luta pelas vitórias, o que foi fundamental para o resultado final, com a colaboração indispensável da minha equipa de mecânicos, que foi inexcedível na procura das melhores condições e que, em circunstâncias por vezes bem difíceis, conseguiram “dar a volta” aos problemas que foram surgindo. A todos eles, o meu obrigado! E ainda aos meus patrocinadores, que sempre estiveram ao meu lado e acreditaram neste meu projecto.

Agora, vou participar no Algarve Historic Festival, mas com o motor que usei na segunda prova do Estoril. É menos potente, teve problemas na corrida, mas não tenho outra hipótese, pois o primeiro motor, que era muito melhor, não tem possibilidade de ser refeito até esta prova e, muito provavelmente, também para Braga 2. Para mim, será uma forma de me divertir e estar presente num evento tão magnífico como este, que reúne em Portugal alguns dos mais bonitos automóveis de todos os tempos e tão bem organizado por um homem que tanto deu e tem dado ao desporto automóvel, como é o caso de Francisco Santos.

 


NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário