RALLYE DE PORTUGAL HISTÓRICO 2011



NA CHEGADA AO CASINO FIGUEIRA




José Grosso lidera após o primeiro dia



Com a totalidade dos inscritos a marcar presença nas verificações técnicas, foram 84 equipas a largar dos jardins do Casino Estoril para a primeira etapa do Rally de Portugal Histórico, uma espécie de aperitivo numa ligação com final na Figueira da Foz, e com três classificativas no programa.

Ainda as hostilidades não tinham começado e já a prova registava a primeira baixa, com o VW 1500S da norueguesa Ingrid Moe a não conseguir chegar à Lagoa Azul. A primeira prova desenrolou-se na zona de Alcabideche e permitiu a José Luis Nunes (Alfa Romeo 2000 GTV) ser o primeiro comandante da prova, penalizando apenas 1,5 pontos, ficando à frente de Simel Martins (BMW 2002) por uma escassa décima, enquanto o espanhol Jose Fernandez (Porsche 911) chamava a si o terceiro registo.

Na segunda dificuldade do dia, no Livramento, Luís Pereira foi o menos penalizado no seu Renault 5 Turbo, assumindo provisoriamente o comando da classificação, enquanto José Grosso pulava de imediato para os lugares da frente, aos comandos do seu BMW 2002, à frente de um excelente Rui Bevilacqua, com o seu Datsun 1600 SSS a fazer excelentes tempos nesta fase da prova. José Luís Nunes caiu para a quarta posição, à frente do belga Jose Lareppe, este à procura do seu primeiro triunfo na prova portuguesa.

A situação voltaria a alterar-se com a última prova do dia, no Kartódromo do Bombarral, pois com uma excelente actuação nas três voltas à pista, José Grosso foi o menos penalizado, chegando ao Casino Figueira na primeira posição: «Isto já parece ser um hábito, mas nem tudo acabou por correr bem, pois tenho o depósito de gasolina roto - que, para mais, está atestado! - situação que ainda terei de resolver antes da partida para o segundo dia», declarou no final o piloto de Leiria.

Na segunda posição encontra-se Jose Lareppe, a 5,2 pontos do comandante, enquanto Luís Pereira é terceiro, a 6,8 pontos, ou seja, diferenças ainda muito escassas mas que deixam entender que os grandes favoritos já se encontram nas primeiras posições, deixando antever luta muito interessante entre si para o segundo dia de prova, que levará os concorrentes até Viseu, numa extensão de 486,24 km, ao longo dos quais serão disputadas 11 especiais na distância total de 177,12 km, com uma neutralização pelas 13h30 na Curia, e a realização de uma prova de regularidade por sectores na Avenida Europa, em Viseu, pelas 19h00.



Classificação no final da 1ª etapa:

1º Grosso/Sismeiro (BWM 2002), 5,3 pontos;
2º Lareppe/Lambert (Opel Kadett GTE/, 10,5;
3º Pereira/Albino (Renault 5 Turbo), 12,1;
4º Martins/Fernandes (BMW 2002), 14,7;
5º Bevilacqua/Berardo (Datsun 1600 SSS), 14,8;
6º Nunes/Marques (Alfa Romeo 2000 GTV), 15,5;
7º Villalba/Andreu (Porsche 911), 15,6;
8º Fernandez/Foj (Porsche 911 SC), 16,0;
9º Leitão/Machado (Porsche 911), 17,6;
10º Antunes/Botequilha (Audi Quattro), 18,2.






NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário