REGULAMENTOS 2012



A FPAK deu a conhecer, e bem, de forma antecipada as linhas gerais para os diversos campeonatos de ralis que se disputam em Portugal.

Não existem de facto grandes novidades face ao que se passou em 2011, mas deixamos de seguida as linhas principais orientadoras para os regulamentos dos principais campeonatos de ralis, tendo por base o mais recente comunicado da FPAK, que emana da sua reunião plenária efectuada no passado dia 19 de Setembro.



Campeonato de Portugal de Ralis 2012

Manterá o seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.

No que se refere ao Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), no acto da sua inscrição prévia no Campeonato, o Concorrente deverá indicar obrigatória e previamente no respectivo Anexo ao Boletim de Inscrição no CPR 2012, quais as 6 (seis) provas em que pretenda pontuar. Sendo-lhe dada a possibilidade única de antes da 5ª prova do CPR 2012, solicitar a substituição de uma das provas anteriormente indicadas (mas ainda não realizadas) por outra que não haja previamente seleccionado.

Sendo contudo considerados para a classificação final apenas os 5 (cinco) melhores resultados obtidos.



Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM

As viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2011. O CPR 2L/2RM 2012 será composto por apenas 6 (seis) provas que serão disputadas no território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das provas disputadas.

No programa de todas as seis provas do CPR2, disputar-se-á paralelamente uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Ralis e para o Campeonato Regional de Ralis (VSH) que corresponda à zona em que a prova se disputar.

Sendo que quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato de Portugal de Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única Pré-Inscrição).



Inscrições nos Campeonatos

Manter-se-á em 2012 a Pré-Inscrição obrigatória em todos os Campeonatos acima referidos, bem como nos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis e Campeonatos Regionais de Ralis.



Campeonato Open de Ralis 2012

Terá um máximo de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2011.

Tomando em consideração a análise efectuada às épocas anteriores, e pese o facto de continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas do COR.

Pelo que o número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até dez) provas que virão a integrar o COR 2012, será (tal como em 2011) de no máximo 6 (seis).

Aplicando-se idêntica regra ao Campeonato de Portugal Júnior de Ralis.

Continuando a não ser exigida qualquer inscrição prévia nestes dois Campeonatos.

Os concorrentes inscritos nos diferentes Campeonatos Regionais de Ralis, cujas provas integrem o COR 2012, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois Campeonatos.



Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

No que se refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se ainda as sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2012.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário