PEUGEOT SPORT




ILMC (6/7) – Road-Atlanta Petit Le Mans




PEUGEOT VENCEDORA E CAMPEÃ





No final de uma corrida de enorme intensidade e cheia de “armadilhas”, a Peugeot impôs-se, pelo terceiro ano consecutivo, no traçado de Petit Le Mans, nos Estados Unidos, e conquistou pela segunda vez o Título de Construtores do Intercontinental Le Mans Cup, ainda, antes da derradeira corrida que terá lugar no traçado chinês de Zhuhai, em Novembro.


SEGUNDO TÍTULO DE CONSTRUTORES NO ILMC

Para assegurar a conquista do ceptro, a Peugeot precisava de marcar, no mínimo, 13 pontos, na corrida norte-americana. Num traçado atípico, como o de Road Atlanta, onde o tráfego (53 carros à partida) joga um papel importante, Franck Montagy, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz foram aliados durante uma corrida de antologia, no Petit Le Mans, que teve 10 neutralizações. Os três ganharam com cinco voltas de avanço sobre o Peugeot 908 HDi FAP da equipa Oreca, tripulado por Marc Gené, Nicolas Minassian e Nicolas Lapierre.
A “dobradinha”, a terceira da Peugeot em Road Atlanta vem enriquecer uma época de sucesso traduzida em cinco vitórias (Sebring, Spa-Francorchamps, Imola, Silverstone e Road Atlanta), das quais três com “dobradinhas” (Spa-Francorchamps, Imola e Road Atlant), e quatro “pole positions” (Sebring, Imola, Silverstone e Road Atlanta), a que se juntam o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares nas 24 Horas de Le Mans.
Apesar do sucesso já alcançado, a Peugeot apresentar-se-á na derradeira prova, a realizar no traçado chinês de Zhuhai, com a firme intenção de enriquecer, ainda mais, o seu palmarés de 2011.



VITÓRIA DO N.º 8, ABANDONO DO N.º 7

Terceiro na grelha, o Peugeot 908 n.º 8 teve um começo de corrida agitado, como conta Franck Montagny: “Foi uma corrida sem tempos mortos. Fomos penalizados com um minuto no início da corrida, pelo que foi preciso puxar para recuperar esse tempo e, acima de tudo, não cometer erros”. O Peugeot nº 8 assumiu o comando ao fim de 3h42 de corrida e, apesar dos duelos, por vezes, “musculados” com alguns dos seus adversários, assegurou a vitória com cinco voltas de avanço sobre o Peugeot Oreca conduzido por Minassian-Gené-Lapierre.
Apesar da expectativa desta ser uma corrida intensa até ao final, a verdade é que tudo mudou a pouco mais de 100 voltas do fim, quando o Audi n.º 1 desistiu, depois de um “toque” num retardatário.

Com três voltas de avanço sobre o segundo, a fase final da corrida foi mais calma para Franck Montagny, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz, e o Peugeot n.º 8 venceu à frente do Peugeot da Oreca.
Estamos muito felizes” afirmou Stéphane Sarrazin. “É a primeira vitória da época para o Franck e para mim, porque o Alexander já tinha ganho, este ano, em Spa-Francorchamps, mas é o primeiro triunfo dele aqui. Para a primeira vez que corremos os três juntos é o resultado perfeito”.
O Peugeot n.º 7, no momento em que estava nas mãos de Sébastien Bourdais, teve menos sucesso. Abandono ao fim de duas horas de corrida (grupo cónico) o que impediu que Simon Pagenaud e Anthony Davidson, que tinha assegurado a “pole”, tivessem oportunidade de guiar. Foi a primeira desistência de um Peugeot 908 esta época.



FILME DA CORRIDA: COMEÇO MARCADO PELO RITMO DO “SAFETY CAR”

Sébastien Bourdais partiu da “pole position”, fez um bom arranque e terminou a primeira volta no comando à frente de Marcel Fassler (Audi n.º 1), Franck Montagy e Tom Kristensen (Audi n.º 2). A corrida estava lançada e bastaram poucos minutos para começarem as “dobragens” aos retardatários. Ao volante do Peugeot n.º 7, Sébastien foi surpreendido, no meio do tráfego, por Fassler, mas o francês regressou ao primeiro lugar, mesmo antes da primeira entrada em pista do “safety car”, logo aos 10 minutos de corrida. Os homens da frente aproveitaram para ir às “boxes” para o primeiro reabastecimento, mas mal a corrida foi relançada, o “safety car” teve de voltar à pista.
As estratégias de cada equipa eram diferentes. O Team Peugeot Total aproveitou a segunda neutralização para efectuar o segundo reabastecimento, mas os dois Peugeot foram chamados às “boxes” para cumprirem um minuto de penalização, por desrespeito ao sinal vermelho instalado no final da via das “boxes”. Por sua vez, o Audi n.º 2 perdeu tempo ao “tocar” num retardatário.
No regresso à pista, Franck Montagny (15.º) e Sébastien Bourdais (16.º) adoptaram um ritmo elevado para recuperarem posições na geral. No final de um turno perfeito, Franck Montagny era quinto e Sébastien Bourdais oitavo, quando o carro do segundo parou na pista ao fim de 2h05 de corrida. Era o abandono do Peugeot n.º 7.



“GUERRA DE NERVOS”

Franck Montagny manteve-se ao volante até às 2h15 de corrida, numa altura em que o Peugeot n.º 8 tinha colado ao Peugeot 908 HDi FAP do Team Oreca, que comandava. Foi a altura de Franck Montagny passar o volante a Stéphane Sarrazin, que se lançou num duelo intenso com Marcel Fassler. As trocas de comandante eram uma constante, quer a cada passagem pelas “boxes”, quer em pista, até que Stéphane Sarrazin consegue superiorizar-se ao seu adversário e, aproveitando uma penalização de 20s. aplicada ao seu mais directo opositor, o Audi n.º 1, passa o volante a Alexander Wurz, a meio da corrida, com mais de um minuto de avanço sobre o segundo e uma volta sobre o terceiro.

As diferenças entre os homens da frente estabilizam, com os três primeiros a adoptarem um ritmo semelhante, mas a luta continua muito intensa. A sexta intervenção do “safety car”, com 5h28 de corrida, permite o reagrupar os carros da frente. Franck Montagny, de novo ao volante do Peugeot n.º 8 vai ter de refazer o trabalho efectuado. Rápido e eficaz, depressa consegue uma vantagem da ordem dos 30 s. mas, nova intervenção do “safety car”, com 6h30 de corrida, faz com que se regresse à situação anterior. O recomeço é intenso. Romain Dumas, ao volante do Audi n.º 1, procura uma abertura para ascender ao comando, mas Franck Montagny resiste. Nicolas Lapierre, a três voltas, está atento ao que acontece à sua frente.



CONCENTRAÇÃO ATÉ À BANDEIRA DE XADREZ

A cerca de 100 voltas do final da corrida, apenas três segundos separam o Peugeot n.º 8, que comanda, do Audi n.º 1. E a intensidade do duelo desfaz-se quando o Audi n.º 1 “toca” num retardatário e vai bater nos “rails”, permitindo que dois Peugeot passem a ocupar as duas primeiras posições, com o n.º 8 a dispor de um avanço de três voltas sobre o 908 HDi FAP do Team Oreca. A fase final da corrida é mais calma e a Peugeot assegura a terceira “dobradinha” em Road Atlanta, com o n.º 8 à frente do n.º 10.



O QUE ELES DISSERAM

Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport: “O objectivo, de conquistar o título, foi alcançado e associado a uma “dobradinha”, depois de uma intensa luta na pista. Foi uma confrontação muito intensa até ao abandono do Audi n.º 1, em consequência de um incidente de corrida. A partir daí foi outra a gestão do “stress”. Não podíamos cometer erros e fomos descontando as voltas, uma a uma, até à bandeira de xadrez. Lamentamos o primeiro abandono do ano. Identificámos a peça que partiu, um grupo cónico, que era novo, pelo que terá de haver um defeito, em qualquer parte, que iremos analisar. Hoje, a Peugeot conquistou o titulo de campeã e o Team Oreca contribuiu para a conquista deste ceptro, mas é acima de tudo uma excelente recompensa para a Peugeot. Vamos para Zhuhai tranquilos, mas para ganhar”.

Stéphane Sarrazin, Peugeot 908 n.º 8: “Foi uma corrida de loucos! Apesar do “stop and go” conseguimos recuperar depressa, rodando a um ritmo vivo, apesar do tráfego, o que foi complicado até à chegada, porque com a noite alguns pilotos pareciam perdidos. A equipa fez um trabalho fantástico e estou muito contente por guiar para a Peugeot. A minha formação passou várias vezes perto da vitória, ao longo do ano, mas hoje concretizámos os nossos esforços”.

Franck Montagny, Peugeot n.º 8: “Foi uma corrida excitante, como sucede sempre em Road Atlanta. É uma prova que adoro e que me tem corrido bem, pois esta é minha terceira vitória aqui. Vitória e título foram um excelente resultado para a Peugeot e para nós.”

Alexander Wurz, Peugeot 908 n.º 8: “Que dia! Dentro do carro foi intenso, mas foi mais difícil estar de fora, quando o Stéphane e o Franck estavam ao volante. É uma vitória importante para mim, porque desejava muito acrescentar o triunfo no Petit Le Mans ao meu palmarés.”

 
 
 
CLASSIFICAÇÃO DE ROAD ATLANTA PETIT LE MANS 2011

1.º Peugeot 908 N.º 8 (S.Sarrazin – F.Montagny – A.Wurz) 394 voltas, em 10.38.31
2.º Peugeot 908 HDi FAP Oreca N.º 10 (N.Lapierre – N.Minassian – M.Gené), a 5 voltas
3.º Aston Martin N.º 007 (A.Fernandez - S.Mücke – H.Primat), a 6 voltas
4.º Oak Pescarolo N.º 24 (JF.Yvan – O.Pla – A.Prémat), a 10 voltas
5.º Rebellion Lola MN.º 12 (N.Prost – N.Jani – A.Belicchi), a 13 voltas


Melhor volta: Franck MONTAGNY, 1’09’’038



CLASSIFICAÇÕES DO INTERCONTINENTAL LE MANS CUP


Construtores

1.º, Peugeot, 182 pontos
2º, Audi, 108 pontos

Equipas

1.º, Team Peugeot Total, 97 pontos
2.º, Audi Sport Team, 74 pontos:
3.º, Team Oreca Matmut, 47 pontos;
4.º, Rebellion Racing, 41 pontos
5.º, Oak Racing, 25 pontos
6.º, Aston Martin Racing, 15 pontos

PPróxima corrida: ILMC (7/7): Zhuhai – China – 13 de Novembro de 2011






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