BAJA VODAFONE PORTALEGRE 500



MOTOS


António Maio mais rápido ao sol do Outono




Com uma lista de inscritos de elevado nível, onde se destacam nomes como Hélder Rodrigues, Paulo Gonçalves, Ruben Faria, António Maio e Jakub Przygonski, o prólogo deu já o mote pelo que se espera ao longo dos 400 quilómetros da prova, mas ainda assim a ingrata tarefa de abrir a pista pode ter um papel importante.

António Maio foi o mais rápido, com o piloto da Yamaha a assumir que vai escolher sair mais atrás, para poder gerir melhor a corrida: “Correu bem, porque ganhei, mas estou a estrear uma moto e não estou satisfeito com a afinação. Vamos mudar para o segundo dia. O facto de ter sido o mais rápido permite-me escolher a posição de partida e vou largar mais atrás, porque é mais fácil gerir a corrida e porque a motivação de alcançar quem sai na frente é maior. Por vezes, estando sozinhos no comando da corrida, acabamos por ter quebras de ritmo. A pista está muito boa, com excelente tracção, mas Portalegre é Portalegre, é uma corrida longa e muita coisa pode suceder”, explica o líder das duas rodas.

Luís Oliveira foi um surpreendente segundo classificado na sua estreia em Portalegre: “Melhor era difícil. É a minha estreia na corrida e é um desafio novo, mas são estes momentos que nos fazem crescer”, explicou. Paulo Gonçalves foi o terceiro mais veloz e gostava de repetir a vitória de 2001. “O prólogo correu bem. Vamos ter uma partida à antiga, com quatro motos lado-a-lado e por isso vou arrancar na frente, pois este ano apenas o primeiro pode escolher a posição de partida. Vai ser uma boa corrida, o piso está com muita tracção, sem pó, e gostava de conseguir ganhar esta corrida de celebração dos 25 anos da Baja Portalegre”, disse um dos principais pilotos nacionais.

Depois de conquistar a Taça do Mundo e de ganhar o Rali de Marrocos, Hélder Rodrigues chega a Portalegre sem pensar muito na vitória. “Nesta altura não posso correr riscos. Para além disso estou cansado e com gripe, pelo que a minha preocupação vai ser rolar e não estar preocupado em ganhar”, afirmou o piloto que ainda assim assinou o quinto tempo no prólogo.

Ruben Faria está a recuperar de uma lesão e a preocupação é “conquistar o título da classe TT3. Basta-me ser 10º para conquistar o título e por isso fiz um tempo mau para poder chegar às assistências e saber quantos pilotos da classe estão à minha frente para poder controlar a corrida”, referiu o algarvio.

Os 25 anos da Baja Vodafone 500 Portalegre arrancaram com os concorrentes da Maxi Baja, onde Tomás Salgado foi o mais rápido. Seguiram-se os pilotos da Classic Baja, onde pontificam os heróis de outros tempos e onde António Oliveira foi o melhor, batendo Paulo Marques.

Equilibrada foi a passagem dos Buggy pelo prólogo da edição comemorativa das bodas de prata da mais emblemática prova de todo-o-terreno do país: Rui Serpa fez jus ao favoritismo, mas bateu Marco Grilo por escassos 29 centésimos de segundo. Ainda nas quatro rodas, mas nos Quads, Óscar Montoya foi o mais veloz, com o espanhol a derrotar Roberto Borrego por menos de um segundo (0,68s), ficando André Mendes com a terceira marca.





NUNO DINIS
foto: OFICIAL

Sem comentários:

Enviar um comentário