BAJA VODAFONE PORTALEGRE 500




Chuva não afasta emoção




Tal como o resto do país, a região de Portalegre não se livrou de umas violentas chuvadas nos últimos dias, situação que acaba por ser bastante positiva em termos de mais uma edição da Baja Vodafone Portalegre 500: na verdade, a ameaça do pó desapareceu e o terreno apresenta-se agora mais suave mas também mais escorregadio, com alguma lama, que poderá tornar a tarefa dos pilotos mais difícil.

Essa foi a tónica dos principais favoritos na categoria de automóveis, presentes na conferência de Imprensa antes do evento, e onde o russo Leonid Novitsky, actual líder da Taça do Mundo de Todo o Terreno afirmou que os actuais 14 pontos de avanço «devem ser suficientes para garantir o título, apesar da prova portuguesa ser sempre muito exigente e de resultado imprevisível. Mas espero poder regressar com a vitória na Taça do Mundo, já que a da prova será bastante mais difícil.»

Quanto a Jean-Louis Schlesser voltou a ser um verdadeiro "gentleman": «Uma das razões que me trouxe a Portalegre foi a memória de José Megre, pois foi com ele que comecei a correr no todo o terreno. A outra foi a de participar num carro de quatro rodas motrizes, uma vez que estou a construir um para a próxima temporada e precisava de testar para me poder situar. Quanto à Taça do Mundo, tenho poucas ou nenhumas esperanças, pois estão cá muitos e bons pilotos, com grande experiência da prova.»

Já o novo campeão nacional, Miguel Barbosa, parte para esta edição da prova sem a pressão do título e isso pode ajudar em muito as suas ambições: «A chuva que caiu acaba por fazer desaparecer o pó mas o piso torna-se mais traiçoeiro, pelo que a concentração vai ser fundamental. Vou lutar com todas as forças pela minha quarta vitória na prova, sabendo que não vai ser uma tarefa fácil.»

Quanto a Filipe Campos, a sua inexperiência aos comandos do Mini All4Racing neste tipo de piso pode ser um handicap, mas o piloto do Porto parte determinado: «A minha postura não muda, quero ser o mais rápido no prólogo e o mais rápido no final dos dois sectores selectivos no sábado. Em duas palavras, quero ganhar. E para isso darei o máximo desde o primeiro quilómetro.»

Nas motos, será interessante ver a luta entre o novo campeão do Mundo de TT, Hélder Rodrigues, e os melhores pilotos nacionais, com grande experiência em Portalegre, caso de António Maio, Luís Ferreira, Ruben Faria, Paulo Gonçalves, apenas faltando ao encontro o campeão nacional de TT, Mário Patrão, excluído por motivos regulamentares.

Ainda nas duas rodas, um pormenor interessante na categoria Classic, em que estarão presentes nomes como Paulo Marques, Bernardo Villar e António Oliveira, entre outros, recordando despiques que marcaram páginas importantes na história da prova alentejana.

O primeiro dia será marcado pela disputa do prólogo, a partir das 8h30 para as motos e das 15h00 para os carros, realizado nos arredores de Portalegre, numa distância de 5520 metros e que será determinante para a ordem de partida para o segundo dia de prova.

Toda a informação em http://www.bajaportalegre500.com/






NUNO DINIS
foto: OFICIAL

Sem comentários:

Enviar um comentário