11ª edição do maior evento português relacionado com veículos clássicos e antigos reúne mais de 150 expositores na FIL.
-Exposições temáticas destacam os 60 anos do Citroën DS “Boca de Sapo” e os motociclos de culto Café Racers
-Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Mercado de Clássicos e Salão Motor Racing completam a programação do Motorclássico
-Novo reforço da colecção automóvel do Museu do Caramulo, um dos primeiros Porsche 911 (1966), em estreia absoluta no Salão
-Mercedes-Benz blindado que pertenceu a Salazar exposto pela primeira vez em Lisboa
O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 10, 11 e 12 de Abril. É já na sexta-feira que o maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel abre as suas portas a aficionados e público em geral.
Na sua 11ª edição, o Motorclássico – que em 2014 recebeu mais de 40 mil visitantes – reúne mais de 150 expositores de vários países. Ao longo de três dias, o Salão Motorclássico irá oferecer um programa vasto, diversificado e entusiasmante, com a participação de várias entidades comerciais e institucionais. A programação deste ano inclui o habitual leilão de automobilia, novas exposições temáticas e passeios e concentrações de clássicos, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico.
Entre as principais atracções deste ano, contam-se um Porsche 911 de 1966, o novo reforço
da colecção automóvel do Museu do Caramulo que vai ser mostrado ao público pela primeira vez
no Salão Motorclássico, e um Mercedes-Benz blindado de 1938 que pertenceu a António de
Oliveira Salazar.
Exposições Temáticas: Citroën DS e Café Racers
Em 2015, celebram-se 60 anos da apresentação do icónico modelo Citroën DS, popularmente
conhecido por “Boca de Sapo”. Com um design futurista e aerodinâmico, tecto em fibra de vidro
e suspensão hidráulica, teve um sucesso imediato quando foi apresentado no Salão Automóvel
de Paris, em Outubro de 1955. Nos primeiros minutos, foram vendidos 749 exemplares. Na
primeira noite, registaram-se 12000 encomendas. Para assinalar a data, a organização prepara
uma exposição dedicada a este lendário automóvel, também apelidado de “disco-voador sobre
rodas”, que fez furor nos anos 50 e 60 e continua a atrair todos os olhares.
Como vem sendo habitual, as duas rodas também vão estar em destaque este ano, com uma
exposição temática dedicada às motos “Café Racers”. O termo, que se aplica tanto às motas
como aos motards que as conduzem, tem origem em Inglaterra, onde, nos anos 60 do século
passado, eram um símbolo da contracultura. Os jovens rockers ou “ton up boys” usavam-nas
para se deslocarem rapidamente de café para café e fazerem corridas. Nos últimos anos, as Café
Racers têm conhecido uma enorme expansão, numa onda revivalista e de customização que
conquista cada vez mais adeptos.
Automóveis com História estreiam-se em Lisboa
Uma das grandes atracções desta edição é o Mercedes-Benz 770 blindado de 1938 que
pertenceu a António de Oliveira Salazar. Este automóvel integra a colecção do Museu do
Caramulo desde 1956 e será pela primeira vez exposto em Lisboa. Com quatro toneladas de
peso, este automóvel em particular é considerado o modelo 770 mais bem preservado do
mundo, devido à sua baixíssima quilometragem e ao facto de manter os pneus de origem.
Outra das estrelas do Motorclássico é um Porsche 911 de 1966, o mais recente reforço da
colecção automóvel do Museu do Caramulo e que tem a sua estreia absoluta em Lisboa. Este
modelo, cujo protótipo foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1963, é um dos mais icónicos do
fabricante alemão. Sucessor do Porsche 356, o modelo 911 pegava nos principais atributos do
popular desportivo e multiplicava-lhe benefícios. Maior, mais largo, dispondo de uma carroçaria
mais rígida e, acima de tudo, beneficiando de um novo e mais potente motor boxer, o 911 2.0
Coupé rapidamente entrou no léxico dos adeptos da marca germânica.
-Passeio ACP Clássicos: Sábado, dia 11, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 13h.
-Passeio de Motos Antigas: Sábado, dia 11, com partida às 10h na FIL e hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 13h.
-Passeio Association Bagheera: Clássicos e pré-clássicos desportivos. Sábado, dia 11, com chegada ao Salão Motorclássico às 12h.
-Passeio Triumph Clube de Portugal: Sábado, dia 11, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 14h.
-Passeio BMW M Clube: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 11h.
-Passeio Clube Fiat de Portugal: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 11h30.
-Passeio Citroën Clássico de Portugal: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 12h30.
-Passeio UMM: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 15h.
-Passeio Clube 2CV de Lisboa: Domingo, dia 12, com hora prevista de chegada ao Salão Motorclássico às 16h.
No Sábado, dia 11 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal. Realizado em parceria com a leiloeira Classic Place Auctions, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão poderá ser consultado em www.leilao-motorclassico.com.
Também no sábado, irá decorrer o lançamento do livro “Rui Madeira: 25 Anos de Ralis”, que
relata o percurso do piloto português, que se sagrou campeão do mundo de rallies em 1995. Da
autoria de Sérgio Veiga e Rui Madeira, e com prefácio do piloto Carlos Sainz, o livro é editado
pela Contra a Corrente.
À semelhança das edições anteriores, vai decorrer em paralelo o Salão Motor Racing, um evento que dá visibilidade ao mundo da competição, abrangendo campeonatos, provas nacionais e internacionais, troféus de várias classes e categorias, profissionais do sector, pilotos, patrocinadores, organizadores, marcas e preparadores, entre outros.
O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal.
O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira
Internacional de Lisboa.
Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em
www.motorclassico.com.
MOTORCLÁSSICO ARRANCA ESTA SEXTA-FEIRA NA FIL
Sem comentários:
Enviar um comentário