Comunicado Demoporto

Em virtude da polémica instaurada em torno do incidente com Joaquim Rino na Rampa da Penha o ano passado a Demoporto, clube organizador, emitiu um comunicado ao qual transcrevemos:


“Sem pretender alterar qualquer das ideias emanadas pelo comunicado resultante da conclusão do inquérito realizado ao acidente com o concorrente Joaquim Rino, na Rampa da Penha, a Direção do Demoporto gostaria de acrescentar o seguinte:

Com a conclusão do referido inquérito, nunca pretendemos justificar e/ou anular eventuais falhas técnicas ocorridas.

Efetivamente todos os requisitos legais inerentes à realização duma prova integrada no Campeonato Nacional de Montanha estavam reunidos bem como os meios ao dispor da organização por forma a reduzir as consequências de um qualquer acidente que possa ocorrer.

Efetivamente é indiscutível que várias falhas técnicas ocorreram aquando do acidente com o concorrente Joaquim Rino.

Parece ser do senso comum que o desporto automóvel, ainda que reunidos todos os meios ao dispor, é sempre uma actividade que envolve riscos, como tal, a preocupação maior reside na segurança dos pilotos e essa, nunca esteve em causa.

Assim, a Direcção do Clube Demoporto, consciente da necessidade da constante melhoria das condições de segurança, tanto para pilotos como para público das provas que organiza, entendeu por bem discutir esta má experiência e procurar encontrar pontos de desenvolvimento que possam anular ou reduzir, situações como a em questão.

Nesse sentido – e ainda no decorrer de 2014, todos os elementos do Clube frequentaram uma formação ministrada pelos Bombeiros Voluntários Portuenses. Nessa formação foram ministradas formas de socorro a acidentes em automóveis com especial atenção à retirada de vítimas e ao seu primeiro socorro.

Foi também realizado um exercício de combate a incêndio, tendo todos os elementos do clube experimentado o combate ao fogo com extintor.

Relativamente à segurança existente na Rampa da Penha é importante esclarecer que já anteriormente tínhamos colocado um carro de fogo e uma ambulância a meio da rampa, para que o socorro fosse mais rápido em caso de acidente.

Quanto à localização e aumento do número de rails instalados, está a Demoporto em conversações com a Câmara Municipal de Guimarães de modo a que ainda antes da prova marcada para o início de Maio, se consiga um aumento significativo de rails instalados.

Também decidimos adquirir novo equipamento de combate ao fogo de forma a aumentar e substituir os meios até aqui á disposição do Clube.

Conscientes da importância da presença dos pilotos nas provas que organizamos, convidamo-los desde já a participar nesta discussão, seja particularmente ou através de associação que os represente, de forma que todos juntos possamos contribuir para a segurança de um desporto que a todos nos apaixona, pois afinal é esse o objetivo que nos move.

Porto, 26 de Abril de 2015

A Direção”



Comunicado Demoporto

Sem comentários:

Enviar um comentário