Vodafone Rally Portugal






Mikko Hirvonen: “Espero uma prova muito competitiva”




Atual terceiro classificado do Campeonato do Mundo de Ralis, Mikko Hirvonen espera poder vingar a derrota do ano passado quando perdeu a vitória, já após terminado o Vodafone Rally de Portugal com uma irregularidade no seu carro.

O piloto finlandês já esqueceu isso e apresenta-se muito motivado para esta quarta ronda do calendário de 2013: “Espero que seja um rali muito competitivo, talvez até mais do que tem sido até aqui. 
Gostava muito de vencer, mas sei que tudo tem que correr na perfeição para poder alcançar esse objetivo”, explica o piloto que nas três provas anteriores conseguiu um quarto lugar em Monte Carlo e um segundo no México, para além de uma desistência na Suécia: “Sabemos que temos todas as possibilidades para chegar ao primeiro lugar do pódio em Portugal, mas vamos ver como se desenrola a prova”, concluiu.


Dani Sordo: “Vim para ganhar”

O piloto da formação oficial Citroën, Dani Sordo, está muito motivado para mais uma presença no Vodafone Rally de Portugal e assume que é um candidato à vitória. Durante a pausa para almoço neste primeiro dia de reconhecimentos, o espanhol confessou que está na altura de lutar pelo primeiro lugar.

“Viemos para ganhar”, disse Dani Sordo que passou o dia empenhado em, juntamente com o seu co-piloto Carlos Del Barrio, tirar as melhores notas para as quatro especiais em que foram realizados os reconhecimentos: Mú, Vascão, Ourique e Loulé. “Correu tudo muito bem. Foi perfeito”, garantiu o piloto.

Com muitas nuvens e alguns chuviscos durante esta jornada de reconhecimentos, as equipas não sabem ao certo como estará o tempo durante os dias de prova, mas para Sordo, o ideal era que não chovesse. “Se estiver seco é melhor para todos e, durante os reconhecimentos, isso facilita-nos o trabalho”, explicou o espanhol que tem o número três no seu Citroën DS3 WRC.


Hirvonen concentrado nas novidades


Com a responsabilidade de ser o piloto número um da Citroën, Mikko Hirvonen está muito focado em ter notas perfeitas durante o Vodafone Rally de Portugal para ser mais rápido e pressionar a concorrência, nomeadamente Sébastien Ogier, da Volkswagen.
Ao longo do primeiro dia de reconhecimentos, o finlandês preocupou-se, essencialmente, com as novidades deste ano, em particular a especial Loulé que, como afirmou o piloto, “é feita no sentido inverso do habitual”. Por isso, o sistema de notas para esta classificativa tem de ser feito de raiz, o que não acontece noutros troços.
“Estes dois dias são muito importantes. Se queremos lutar pelo triunfo, temos de estar totalmente concentrados durante os reconhecimentos. Sem isso, é impossível alcançar um bom resultado”, explicou o terceiro classificado no Campeonato do Mundo de Ralis.
Relativamente ao Vodafone Rally de Portugal, Hirvonen garante que “o objectivo é vencer”, depois de no ano passado ter perdido por ter sido desclassificado. “Trabalhámos muito para sermos mais competitivos face à Volkswagen”, disse.

Kosciuzko em processo de aprendizagem


Focado em terminar o Vodafone Rally de Portugal entre os dez primeiros, Michal Kosciuzco está ainda à procura do melhor sistema de notas para utilizar ao volante do Mini John Cooper Works WRC. A última vez que o piloto polaco esteve na prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis foi em 2011 e, nessa altura, pilotava um Mitsubishi Lancer do Agrupamento de Produção.
“As principais diferenças estão no carro. Um WRC é mais difícil de pilotar. É mais rápido. Temos tido a preocupação de actualizar as nossas notas mas não é fácil porque temos de tentar imaginar o comportamento do carro nas especiais. Exige um trabalho árduo da nossa parte,” explicou o piloto que testou durante um dia em Portugal para se preparar da melhor maneira.
“Agora que ando de WRC, posso cortar muito mais as curvas, ser mais agressivo na pilotagem e arriscar mais nas lombas e nos saltos,” acrescentou Kosciuzco que é um fã do Vodafone Rally de Portugal. “Adoro esta prova. É técnico mas não muito lento. Os troços são fluídos e há sempre muitos espectadores. O ambiente é fantástico.”

Ogier quer apresentar-se na melhor condição possível



O primeiro dia de reconhecimentos do Vodafone Rally de Portugal não correu como Sébastien Ogier desejava. Ainda a recuperar de uma gripe que o impediu, inclusivamente, de participar no WRC Fafe Rally Sprint, o líder do Campeonato do Mundo de Ralis continua a sofrer com uma infecção na garganta mas não deixou de cumprir o primeiro dia de reconhecimentos de uma prova que pretende vencer pela terceira vez na sua carreira.
Ao volante do Volkswagen Polo WRC, o francês já triunfou em dois dos três ralis da temporada já realizados e procura, em Portugal, consolidar a sua liderança. Por isso, para além do reconhecimento, Ogier está a tentar recuperar para que na sexta-feira consiga estar no máximo da sua condição física e, assim, possa bater-se de igual para igual com a concorrência.



ANTONIO DINIS


Sem comentários:

Enviar um comentário