MEM Motorsport





Marcos Moraes e Du Sachs fecham o dia em 3º lugar na categoria no Abu Dhabi Desert Challenge



Se até ontem os dias eram de persistência e aprendizado, nesta quarta-feira o sol brilhou a favor de Marcos e Du que concluíram a especial do dia em 3º na categoria e 19º na geral.


Há quem diga que o Deserto as vezes mais parece um mar bravio. Estranho? Imagine então como é estar em um mar de areia, em ritmo de rally, naquele sobe e desce de dunas imensas, areia fofa e velocidade máxima. Marcos Moraes e Du Sachs sairam de casa em busca dessa emoção, e como o deserto é cheio de possibilidades eles tem experimentado um desafio maior do que imaginavam.


Aprender sempre

Nos 3 primeiros dias de competição, a dupla acostumada a vitórias no Brasil precisou "aprender" com o deserto. " Sabíamos que seria difícil, ainda mais optando por competir na T2 cujos carros são muito parecidos com os que vemos nas nossas ruas. A experiência aqui é parte da sua bagagem competitiva, sem ela você precisa de muita sorte pois até os ponteiros atolam e tem problemas. Em nossa estréia compreendemos que cada deserto tem características próprias e que precisamos continuar evoluindo nossa tocada quando o assunto é Abu Dhabi Deserte Challenge", comenta Marcos.


O que mudou de ontem pra hoje?

"Hoje foi fantástico. Todos os problemas que enfrentamos nos três primeiros dias nos proporciononaram uma tocada mais agressiva e confiante do Marcos e um maior domínio da navegação. Achamos a receita certa, calibragem ideal e soubemos administrar muito bem todas as adversidades do dia, que não foram poucas. Dunas duras e traiçoeiras, muito funil e muita gente tendo problemas. Hoje tiramos de letra", comemora Du.

E o mar de areia que antes era bravio e extenuante, hoje foi igual, porém domável. "Escolher persistir até colher bons resultados é difícil. Foram 3 dias de muito empenho e exaustão até acertarmos tudo e enfim podermos ter uma especial na qual os obstáculos não nos seguraram mais. De ontem para hoje ganhamos 8 posições na geral, o que é importante para a pontuação do mundial, nossa prioridade. E amanhã teremos mais um dia que promete nos desafiar", conclui Marcos


Curiosidades 

Ficar horas parado quando se está num rally é bem frustrante. Ao entender que isso também faz parte do jogo e que contribui para o aprendizado, o negócio é curtir a aventura. E o que não faltou nestes últimos dias foi a tal aventura, seja superando dificuldades ou descobrindo novidades. Ontem, Marcos e Du em meio a espera por ajuda, tiveram a oportunidade de conhecer um quase "autódromo" , se é que se pode chamá-lo assim. Um lugar onde acontecem competições de subidas de dunas, olha só a história que o Marcos compartilha: "Ontem tivemos problemas logo após o km 26 da especial, precisavamos torcar pneu e nossos macacos vazaram óleo, a bolsa inflável não funcionou, um situação inacreditável! E enquanto esperávamos por ajuda, a organização pediu que aguardássemos nosso apoio nesse lugar, que é muito exótico. Lá os caras tem toda uma infraestrutura montada para em janeiro, mês de clima mais ameno no calendário deles, promoverem uma super disputa onde vence quem sobe aquelas dunas no menor tempo. Isso para carros, utvs e motos. E tem mais, por lá também são realizadas corridas de cavalo e camelo. O lugar é bem bacana e fomos muito bem recebidos. Ganhamos um novo amigo, um afegão chamado Zamans, que nos deu a oportunidade de imaginar quão divertido deve ser janeiro por lá".


E nesta quinta

Estamos na reta final, amanhã teremos a última etapa das 5 previstas. E segundo a organização, todos os competidores podem esperar uma dia nada fácil. Porque, por mais incrível que pareça, dentro do Deserto de Liwa existe um mundo de dificuldades crescentes e que vão muito além de um mar de areia qualquer. Para amanhã serão 372 km totais, dos quais 296,30 de trecho cronometrado.


Resultados gerais

A vitória do dia na geral foi do atual campeão Schlesser, que segue em 2º na classificação acumulada, ele está 37mim09seg atrás do líder Nani Roma. Os brasileiros Guiga Spinelli e Youssef Haddad foram 6º hoje, mas seguem firmes em 3º na geral a 57min12seg do líder. Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmim fizeram o 15º tempo do dia e estão em 19º na categoria, a T1, mesma dos líderes.



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário