FonteSport




Segunda-feira, tempo meteorológico a melhorar, significativamente a melhorar. Dão muito boas temperaturas e felizes dias meteorológicos para esta semana, especialmente a partir de quarta-feira, como convém, e especialmente para o Algarve.
Hoje é dia de começarmos a carregar as malas. Verificar se temos tudo em condições. Acabo à noite uma chek-list para enviar para Condeixa para os outros elementos da equipa. Tirando o que diz respeito à mecânica e especificidades dessa área, já se sabe que tudo é da responsabilidade do navegador.
Aproveito, ainda na minha modéstia como navegador, para esclarecer que o papel do navegador não se reduz exclusivamente às notas e ao trabalho ao lado do piloto durante o Ralie. Quem tiver duvidas disto e gostar de andar por aqui aconselho a frequentar o curso de navegadores ministrado pelas “entidades” José Nobre e Fifé, dois dos grandes nomes dos ralis em Portugal. O trabalho do navegador começa muito antes: revisão de todos os regulamentos e normas que vão estar em vigor durante a prova; organização de todo o programa o mais detalhadamente possível, passando pela marcação dos alojamentos, horas de saída e de presença, alimentação, lista de contactos importantes e urgentes, percursos, etc. É fundamental uma boa pasta com documentação e uma boa pasta com todas as informações que se possam pesquisar e que aparentemente são uteis, como hotéis, restaurantes, estradas, oficinas e demais referencias que possam fazer falta. Não convém andarmos à procura de uma estação de serviço na hora da prova. Convém levarmos o contacto das várias estações de serviço que possam existir onde passamos.
Depois temos uma função importante no que respeita á liderança. Por mais que se possa pensar o contrário, é ao navegador que compete liderar os diversos processos. O condutor quer-se para conduzir e para se concentrar no essencial, bem como para fazer as honras da casa e percorrer os grupos de amigos e as diversas entidades, num papel que é também essencial, de relações públicas.
O navegador trabalha. Trabalha no que não se vê mas que ganha muita importância no dia e hora que o motor começa a trabalhar.
Hoje, dia zero zero, é este o trabalho que ando a fazer. Já quase de férias e dedicado a cem por cento a esta grande aventura que é o Ralie de Portugal.
Amanhã é a saída para o Algarve. Eu vou primeiro para orientar e preparar a chegada da equipa que se desloca na noite do dia seguinte, quarta-feira.
Amanhã envio também o programa detalhado para Condeixa e, provavelmente, partilho-o com todos vós.
Rui Fontes

Sem comentários:

Enviar um comentário