Portalegre, o palco de todas as decisões

A 28ª edição da Baja Portalegre 500 vai definir quem são os vencedores da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e os campeões nacionais da modalidade em 2014. Com várias classificações em aberto, são muitas as equipas presentes na última prova da temporada com ambições desportivas.


 


Nas contas da Taça do Mundo, Vladimir Vasiliev (Mini All4 Racing) chega a Portalegre na frente da classificação com 216 pontos. O russo tem uma vantagem de 20 pontos sobre o segundo classificado, Nasser Al-Attiyah. Quando há 30 pontos para o vencedor da Baja Portalegre 500, o piloto do Qatar ainda aspira à vitória na taça, mas não terá a vida facilitada. Para ficar com o troféu, tem de vencer e Vasiliev não pode fazer melhor do que quinto. Se for esse o caso, os dois ficam empatados com 226 pontos, mas nessa situação Al-Attiyah tem vantagem porque somará três vitórias no ano, enquanto o seu rival tem apenas uma.


Com uma lista de inscritos tão extensa e de tanta qualidade, haverá, certamente, muitas equipas que poderão baralhar as contas dos que participam na Baja Portalegre 500 com um troféu na mira. Isso acontece, também, entre aqueles que querem vencer o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Ricardo Porém é, neste momento, o líder da competição com 91 pontos, enquanto Miguel Barbosa, que ocupa a segunda posição, tem 80 (em ambos os casos já com uma pontuação retirada). Contudo, e porque os regulamentos ditam que cada piloto deita fora as duas piores pontuações do ano, quem quiser ser campeão em 2014 terá de apostar na vetória na Baja Portalegre 500.


Para o jovem leiriense que se estreia ao volante de um Mini All4 Racing, só a vitória lhe garante de imediato o título. Por outro lado, mesmo que Barbosa seja segundo tal não será suficiente para revalidar o ceptro uma vez que ao ficarem empatados em pontos e triunfos, são os resultados deitados fora que desempatam, com Porém a levar a vantagem.


Na categoria T2, aquela em que os carros são mais parecidos com os de série, Alexandre Franco participa na Baja Portalegre 500 para fazer a festa, pois já assegurou a conquista do título. No T8, a luta está em aberto, com o líder, Filipe Carvalho, e o segundo classificado, César Sequeira, separados por dez pontos.


A 28ª Baja Portalegre 500 realiza-se entre os próximos dias 30 deste mês e 1 de Novembro. Na quinta-feira haverá lugar às verificações técnicas, enquanto na sexta se disputará o prólogo. No sábado, e para encerrar a festa, os concorrentes competem em dois sectores selectivos, um de manhã e outro durante a tarde.



Portalegre, o palco de todas as decisões

Sem comentários:

Enviar um comentário