Comunicado FPAK Ralis 2015

De modo a que clubes, equipas e pilotos possam ir planeando a época de 2015 e seguindo o princípio a que nos propusemos de tentar manter estáveis os regulamentos para os próximos anos, embora abertos a adaptações e melhoramentos, aqui apresentamos as linhas gerais dos ralis em Portugal para 2015.


Brevemente anunciaremos os detalhes técnicos, embora se pretendam que não sejam muito diferentes de 2014.


Campeonato Nacional de Ralis


– o Campeonato Nacional de Ralis 2015 vai ser composto por oito provas, cinco ralis nacionais e três internacionais em moldes semelhantes aos de 2014.


– o modo de inclusão do CNR nos ralis internacionais está pendente das regras FIA que ainda não estão completamente esclarecidas, mas que se espera para breve.


– das oito provas, quatro serão disputadas em asfalto e quatro em terra.


– para efeitos de pontuação contarão todos os resultados das provas realizadas menos um, com um mínimo de cinco provas realizadas; neste caso contarão a totalidade das provas.


– deixa de existir o bónus de 5 e 10 pontos para as participações na 7ª e 8ª participação.


– a quilometragem total de PEC’s poderá chegar aos 130/140km.


Campeonato FPAK de Ralis


– os actuais campeonatos de Ralis Norte, Centro e Sul, que são compostos por cerca de 17 provas (6 + 6 + 5) passarão a ser um único campeonato, com cerca de 12 provas (metade alcatrão e metade terra) e passará a chamar-se  Campeonato FPAK de Ralis.


– a quilometragem total de PEC’s  poderá chegar aos 70km.


– para efeitos de classificação final  serão apurados os melhores resultados de metade das provas  realizadas  mais duas, com arredondamento para cima.


– neste campeonato serão criados dois Troféus, um de asfalto e outro de terra, cada um composto de seis provas e para efeitos de classificação final serão apurados todos os resultados menos um.


Campeonato Nacional Clássicos de Ralis


– o Campeonato Nacional Clássicos de Ralis disputará as seis provas de asfalto do Campeonato FPAK e para efeitos de classificação final contarão todos os resultados das provas realizadas menos um.


Campeonato Nacional Iniciados de Ralis


– vai ser criado um Campeonato Nacional de Iniciados de Ralis (CNIR) que disputará as cinco provas nacionais do CNR (asfalto e terra) ou seis provas, três de asfalto do CNR e três de asfalto do Campeonato FPAK.


– o campeonato de iniciados disputará a totalidade dos quilómetros da prova em que estiver inserido.


– os carros admitidos são de baixa cilindrada, 2RM, até 1600cc nominal, brevemente serão indicados mais detalhes técnicos.


– no CNIR para efeitos de classificação final contarão os melhores resultados das provas realizadas, menos um.


– em todos os campeonatos de ralis, haverá pontuação para as vitórias nas provas especiais de classificação (0,5 pontos), para a geral e para o grupo.


Rali Sprint


– vão ser criadas três competições, Master Rali Sprint Norte, Centro e Sul. Cada um deles será composto por um máximo de doze (12) provas.


– para efeitos de classificação final serão apurados os melhores resultados de metade das provas  realizadas  mais quatro, com arredondamento para cima.


– quilometragem máxima total de PEC’s é de 30km.


 


Grupo RGT


– poderão participar no CNR e a sua classificação contará para a geral e campeonato absoluto.


– aguardamos as ultimas definições FIA de modo a melhor se poderem adaptar á nossa realidade.


Grupo X


– estas viaturas podem participar no Campeonato FPAK de Ralis, e a exemplo de 2014, podem ser campeões de Grupo X mas não absolutos.


Este comunicado é meramente informativo e não dispensa a consulta dos regulamentos específicos.



Comunicado FPAK Ralis 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário