DAKAR- Carlos Sousa/Miguel Ramalho




Carlos Sousa a cerca de 500 km de conquistar um excelente 6º lugar 


O português Carlos Sousa está a cerca de 500 quilómetros (pouco mais de 100 disputados ao cronómetro) de conquistar mais um excelente resultado no Dakar. O piloto parte para a derradeira etapa na 6ª posição da geral e como as maiores dificuldades parecem estar vencidas, tudo aponta para que, pela 10ª vez na sua carreira, em 14 participações, termine no top-10 –  só numa edição foi obrigado a desistir! Na etapa de hoje, a dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho foi a 7ª classificada e aumentou para 23m45s a vantagem para o mais direto opositor. 

A etapa 13 não foi aziaga para as pretensões de Carlos Sousa e Miguel Ramalho, com a dupla do Great Wall a estabelecer o 7º tempo da especial e, mais importante do que isso, a cimentar o 6º lugar da geral. Na realidade, com 23m45s de vantagem para o buggie de Ronan Chabot, os portugueses podem encarar a especial de amanhã com tranquilidade, seguros que só um percalço os pode impedir de obter um resultado que supera as expetativas mais otimistas. Na realidade, face ao nível e quantidade das equipas que se apresentaram à partida, a 6ª posição não pode deixar de ser considerada brilhante.  

Apesar da elevada extensão daquela que foi a penúltima etapa do Dakar, o dia foi tranquilo para a dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho: “ O Great Wall portou-se impecavelmente e permitiu-nos imprimir um ritmo rápido e consistente, mas sem correr riscos desnecessários”, começa por referir o almadense. “ O mais importante foi não perder a concentração e poupar nos pisos mais duros. Andámos sistematicamente entre os mais rápidos e foi pena o furo que sofremos já depois da neutralização, porque podíamos ter conseguido uma classificação mais positiva na etapa. Mas estamos satisfeitos, porque até consolidámos o 6º lugar da geral” . 

Para amanhã, dia reservado à derradeira etapa do Dakar, os objetivos são claros: “ Para além da ligação, temos a especial com pouco mais de 100 quilómetros, onde apenas vamos procurar manter o carro na estrada. Sim, amanhã não há nada a ganhar, mas sim a perder para quem estiver disposto a correr riscos. Como não é esse o nosso caso, vamos apostar na concentração e num ritmo calmo. Afinal, estamos prestes a conquistar um resultado que nem sequer estava nas nossas expetativas quando iniciámos a prova…”  


 A ETAPA DE MANHà

Os últimos 630 km do percurso serão percorridos este sábado entre La Serena e Santiago, numa etapa de consagração onde são esperadas milhares de pessoas à chegada à capital chilena. Já com a sensação de dever cumprido, os heróis deste Dakar 2013 terão ainda pela frente uma especial de 128 km, em pistas sempre muita rápidas e largas. A pensar no es petá culo  e no públi co,  a  p arte  fi nal  s e rá cum pri da num ci rcui to qu e i n clui  vár i os  s altos … os  últimos desta edição. 


CLASSIFICAÇÃO –  ETAPA 13 

Cl. Piloto/Navegador  Carro   Tempo/Dif. 

1º  Gordon/Walch   Hummer  4h50m53s 
2º Checherit/Garcin    SMG   a 22s 
3º Terranova/Fiuza   BMW    a 4m41s 
4º De Villiers/Von Zitzewitz  Toyota   a 8m08s 
5º Novitskiy/Shiltsov  MINI   a 8m35s 
6º Alvarez/Graue   Toyota   a 11m01s 
7º SOUSA/RAMALHO  GREAT WALL a 12m45s 


GERAL APÓS ETAPA 13 

Cl. Piloto/Navegador  Carro   Tempo/Dif. 

1º Peterhansel/Cottret  MINI   36h44m46s 
2º De Villiers/Von Zitzewitz  Toyota   a 44m38s 
3º Novitskiy/Zhiltsov   MINI    a 1h29m31s 
4º Roma/Périn   MINI   a 1h40m26s  
5º Terranova/Fiuza   BMW   a 1h52m40s 
6º SOUSA/RAMALHO  GREAT WALL a 2h38m40s 

Sem comentários:

Enviar um comentário