Clube Escape Livre





40 Anos de Programa Escape Livre assinalados com Gala


Com uma Comissão de Honra que integra o Ministério da Administração Interna e as secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, e uma palestra subordinada ao tema “Automóvel, Turismo, Segurança – Desafios do Futuro”, em que serão oradores, entre outros, Miguel Macedo e Hélder Pedro, os 40 anos do Programa Escape Livre, os 65 anos da Rádio Altitude e os 15 da Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos reúnem um programa de celebrações que será uma iniciativa marcante da cidade da Guarda.

No dia 22 de fevereiro o pavilhão do NERGA vai ser palco de um grande evento: o programa Escape Livre vai assinalar os seus 40 anos de emissões ininterruptas com uma sessão que tem como destaque a palestra “Automóvel, Turismo, Segurança – Desafios do Futuro”, três temas intimamente ligados ao programa e à atividade do Escape Livre.

Na palestra, estão já confirmados como oradores Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, e Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, para falar dos temas da Segurança e do Sector Automóvel, respetivamente. O evento, que começa pelas 19h00, é seguido de um jantar de gala onde se esperam cerca de 200 convidados especiais.

Com uma história que começou a 13 de fevereiro de 1973, o programa Escape Livre acabou por dar origem a uma série de outros projetos, nomeadamente o Clube Escape livre, as Organizações Escape Livre, a Escape Livre Magazine, o site www.escapelivre.com, a página semanal no jornal A Guarda e, mais recentemente, com a divulgação na rede social Facebook e a criação de uma newsletter.

A Rádio Altitude assinala também os seus 65 anos em 2013, sendo a mais antiga rádio local do país. A Rádio iniciou emissões regulares em 29 de Julho de 1948 e nasceu da vontade de José Maria Pedrosa, internado no Sanatório Sousa Martins (que funcionou na Guarda entre 1907 e 1975), que em 1946 instalou o primeiro emissor interno, daí evoluindo para uma estação que é um património da Guarda e uma marca da história da radiodifusão sonora em Portugal. A Rádio Altitude é hoje uma referência a nível regional e nacional, ao nível da informação como de toda a sua grelha de programas, sendo também a estação local mais ouvida, não só no distrito, como na região interior norte.

As celebrações coincidem também com a realização da habitual gala de homenagem aos pilotos da Guarda. Em 2013, na sua 15ª edição, a Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos está integrada nas comemorações do programa, com uma edição muito especial, reunindo os pilotos e homenageados ao longo das últimas 14 edições deste evento.

Na conferência de imprensa destinada à apresentação da efeméride, Luís Celínio, fundador do programa Escape Livre, afirmou que celebramos os 40 anos do programa Escape Livre com simplicidade mas com muita emoção e rodeados de muitos dos que foram e são parceiros importantes na caminhada realizada. Neste momento decorrem ainda vários contactos para que o programa do dia 22 de fevereiro seja muito completo e marcante. Disso daremos conta em breve.”

Também Rui Isidro, diretor da Rádio Altitude salientou que mais do que um programa de rádio, o «Escape Livre» é um marco na história do jornalismo automóvel em Portugal, que soube evoluir e adaptar-se à expansão da oferta informativa e das plataformas nesta área. Do programa se fez a marca. E a marca confunde-se hoje, e bem, com um dos mais ambiciosos modelos de divulgação e dinamização dos recursos turísticos da Guarda e da região. É impossível imaginar a Guarda sem «Escape Livre». E é difícil imaginar a Rádio Altitude sem este programa, que, sendo apenas um dos mais de vinte programas e rubricas que produzimos todas as semanas, é o mais antigo e foi, à época, um acto de ousadia. E nós gostamos da ousadia na Rádio.”





 NUNO DINIS
PHOTOS: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário