DAKAR- Carlos Sousa/Miguel Ramalho




Carlos Sousa consolida o 6º lugar da geral a dois dias da chegada a Santiago do Chile


Naquela que foi talvez a última das etapas decisivas do Dakar 2013, Carlos Sousa e Miguel Ramalho voltaram a estar em plano de destaque, garantindo esta quinta-feira o 7º melhor tempo nos 319 km da especial que marcou o regresso da caravana ao Chile e às dunas do Atacama. Chegando a rodar entre o top-5, um problema de suspensão a 120 km do final obrigou o piloto português a moderar o ritmo e a perder algum tempo, mesmo se ainda logrou ampliar a vantagem relativamente ao mais direto perseguidor na geral. Com apenas mais duas etapas pela frente, Carlos Sousa tem agora quase tudo a seu favor para repetir o brilhante 6º lugar conquistado no ano passado…

Com a meta cada vez mais próxima, a caravana do Dakar despediu-se hoje da Argentina e entrou novamente no Chile, numa etapa entre Fiambalá e Copiapó que se iniciou logo às primeiras horas da madrugada para nova travessia dos Andes, agora pelo conhecido Paso San Francisco, a mais de 4.700 metros de altitude.

Com a hierarquia inalterada face ao drástico encurtamento da etapa da véspera, a corrida voltou hoje à normalidade, numa especial repleta de dificuldades mas que Carlos Sousa e Miguel Ramalho ultrapassaram com brilhantismo, apesar de um valente susto já no último terço do percurso.

“A cerca de 120 km do final, ficámos literalmente sem suspensão no carro! Tentámos perder o menos tempo possível, mas levámos muita pancada até alcançarmos a meta, sobretudo na passagem de alguns rios e dunas. Nesse contexto, o resultado final acaba por ser até algo surpreendente… Pensava que tinha perdido muito mais tempo para o grupo da frente nestes quilómetros finais”, explicou Carlos Sousa à chegada, após confirmar o 7º melhor tempo na especial, a menos de 10m de diferença do vencedor, o espanhol Nani Roma.

“Foi pena este problema, porque estávamos a imprimir um ritmo cada vez mais forte e a navegar sem qualquer hesitação nas dunas. Hoje, acho que tanto eu como o Miguel (Ramalho) merecíamos um resultado melhor. Mas o Dakar é mesmo assim e agora temos é que pensar em conservar até ao fim este excelente resultado, que supera em muito as nossas melhores expetativas à partida desta dura e competitiva edição”, concluiu o atual 6º classificado da geral automóvel, agora com mais de 24m de vantagem relativamente ao perseguidor mais direto.


A ETAPA DE MANHÃ

A penúltima etapa do Dakar 2013 levará os concorrentes de Copiapó a La Serena, num percurso de 735 km – o quinto mais longo desta edição – que inclui uma complicada especial de 441 km cronometrados.
Pela frente, e ao longo do primeiro terço da tirada, as últimas dunas do rali antes da chegada a Santiago, numa especial que terminará com pistas amplas mas que escondem muitas armadilhas, sendo necessária muita atenção às pedras dissimuladas que se encontram no interior das curvas.
Uma vez chegados a La Serena, é tempo de respirar de alívio e aproveitar o último acampamento desta edição.


CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 12

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Roma/Périn MINI 3h36m34s
2º Gordon/Walch Hummer a 4m18s
3º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 4m25s
4º Peterhansel/Cottret MINI a 6m03s
5º Terranova/Fiuza BMW a 6m26s
6º Alvarez/Graue Toyota a 9m25s
7º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 9m58s


GERAL APÓS ETAPA 11

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Peterhansel/Cottret MINI 32h50m21s
2º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 50m21s
3º Roma/Périn MINI a 1h31m06s
4º Novitskiy/Zhiltsov MINI a 1h34m47s
5º Terranova/Fiuza BMW a 2h01m27s
6º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 2h39m46s



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário