Clube Escape Livre




Calendário de Atividades 2013


Gala 40 Anos Programa Escape Livre / 65 Anos da Rádio Altitude
15ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos
22 de Fevereiro

Passaram 40 anos desde a primeira emissão do Escape Livre, na Rádio Altitude. O programa que começou com 13 minutos acabou por se tornar uma referência nacional, sendo hoje o mais antigo programa automóvel em Portugal. Foi também este o início da grande família Escape Livre. No dia 22, no Pavilhão do NERGA, uma gala especial irá assinalar quatro décadas de Programa, através de uma palestra seguida de um jantar.
A data coincide com a 15ª gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos que inaugura sempre o calendário de atividades do Clube, numa edição especial que irá reunir os homenageados dos últimos 14 anos. A Rádio Altitude assinala os seus 65 anos.




Raid do Bucho e Outros Sabores
15 a 17 de março

O calendário é semelhante a anos anteriores, realizando um Raid em tempo de enchidos e outras iguarias ricas e típicas. Porém, este ano, o Raid do Bucho e Outros Sabores tem novidades: esta edição é centralizada na Guarda, integrando etapas pela serra da Estrela e uma visita ao museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, dando ainda a conhecer mais uma iguaria da região: a famosa morcela da Guarda. A tradição deste passeio repete-se no domingo, na Freguesia de Freineda onde decorre a habitual festa e almoço do bucho, com música, recriação histórica, prova de sabores e convívio entre um número crescente de participantes.
XI Off Road First Stop ACP
19 a 21 de abril

Os sócios do Automóvel Club de Portugal viajam, este ano, em plena primavera, entre as alturas da serra da Estrela e a altitude zero do mar, na Figueira da Foz. O XI Off Road First Stop ACP vai fazer a travessia horizontal do país, num passeio acessível a todas as marcas e modelos de viaturas 4x4. O passeio parte do H2otel, de Unhais da Serra, e conta com variadas etapas, nomeadamente pelas serras da Estrela, Açor, Lousã e Boa Viagem, dando também a descobrir locais como a aldeia histórica do Piódão, as ruínas de Conímbriga e os castelos de Penela e Montemor-o-Velho, os arrozais do Mondego e até as diversões do Casino da Figueira.

BMW X Experience / Geopark Naturtejo
10 a 12 de maio

Muito há para ver no Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, e o Escape Livre leva os proprietários dos BMW X1, X3 e X5 até lá, aliando o resultado de 600 milhões de anos que deixaram geomonumentos classificados pela UNESCO, com as aventuras do todo terreno. O BMW X Experience dá a conhecer os icnofósseis de Penha Garcia, o Parque Natural do Tejo Internacional, as Termas de Monfortinho e o encontro com a gastronomia secular. Uma das etapas atravessa o Vale Feitoso, oportunidade única de observar gamos, veados, muflões e abutres. Outro dos momentos altos será o jantar medieval, caracterizado pelos sabores e as vestes da época.
Dacia Duster Aventura 4x2
1 e 2 de Junho

Seguindo o desejo dos participantes da primeira edição, o Clube Escape Livre opta, em 2013, por organizar um Dacia Duster Aventura 4x2 a desenrolar apenas no sábado e no domingo. A descoberta de algumas fortalezas da região da serra da Estrela e as suas belíssimas paisagens em altitude estão em destaque, com etapas a ligar os concelhos da Guarda e de Gouveia, a aldeia histórica de Linhares da Beira e a beleza do vale do Mondego, que será também atravessado pela caravana. Os trilhos já foram criteriosamente selecionados para proporcionar momentos de grande diversão, aproveitando as características dos Dacia 4x2 e 4x4.
Viagens na Minha Terra
22 de junho

O único passeio por estrada do calendário de 2013 quer dar a conhecer um pouco da serra da Estrela, percorrendo as estradas sem portagens entre a Guarda, Celorico da Beira e Gouveia, num passeio de cariz mais familiar ou entre amigos, e onde todos se envolvem e entusiasmam para responder ás perguntas no rally paper. Tudo numa animada e divertida descoberta do património construído, cultural e gastronómico. Será assim a Volta Turística Inatel – Skoda – Império Bonança.
Raid Inatel TT Santiago de Compostela
4 a 8 de outubro

Pela primeira vez para os associados da Inatel, o caminho de Santiago de Compostela é descoberto a partir das excelentes unidades hoteleiras de Vila Ruiva (Fornos de Algodres) e Linhares da Beira (Celorico da Beira), num programa que ainda inclui alojamento no mais moderno hotel da Inatel, em Vila Nova de Cerveira. O percurso pelas paisagens deslumbrantes do norte do país dará também a conhecer alguns dos mais emblemáticos monumentos de fé a caminho da vizinha Espanha, até à catedral de Santiago de Compostela. Uma aventura inesquecível de cinco dias, recheada de lendas, tradições, gastronomia, fé e prazeroso convívio.
Mercedes-Benz 4Matic Experience
18 a 20 de outubro

Face ao êxito do ano passado, e continuando na descoberta do Património Mundial da Humanidade, os proprietários dos Mercedes-Benz com tecnologia 4MATIC vão, em 2013, partir do coração do Douro – Peso da Régua – até à cidade-berço de Portugal - Guimarães, num trajeto espetacular, com caminhos e trilhos muito díspares, desde os socalcos do Douro até à travessia da serra do Marão. O Património Mundial está ao alcance de um fim de semana aventura, recheado de visitas, trilhos espetaculares, paisagens únicas, gastronomia e unidades hoteleiras de grande qualidade, além da boa organização que sempre caracteriza os passeios do Clube Escape Livre.









NUNO DINIS
Photos: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário