Clube Escape Livre






História da Rádio Altitude


A Rádio Altitude iniciou emissões regulares, em Onda Média, em 29 de Julho de 1948, na cidade da Guarda, e é hoje a rádio local mais antiga de Portugal.
O nascimento da Rádio remonta, no entanto, ao ano de 1946, quando José Maria Pedrosa, internado no Sanatório Sousa Martins (que funcionou na Guarda entre 1907 e 1975), instalou o primeiro emissor interno. Em 21 de Outubro de 1947, o diretor do Sanatório, o médico Ladislau Patrício, aprovou o regulamento da Rádio Altitude, que mencionava no Artº 1: «A estação emissora da Caixa Recreativa denomina-se Rádio Altitude e destina-se a proporcionar aos doentes do Sanatório certas distrações compatíveis com a disciplina do tratamento».
Fundada e dinamizada por doentes internados no então Sanatório, a emissão evoluiu ao longo dos anos do interior do complexo hospitalar para o espaço urbano e concelhio e, gradualmente, para toda a região (distritos da Guarda e de Castelo Branco e partes dos de Viseu e Bragança).
Em 1953 passou a funcionar num edifício dentro do perímetro da Mata (hoje Parque da Saúde), um imóvel cedido à empresa proprietária da Rádio.
Com programação estruturada e serviços informativos regulares a partir do início da década de 60, a Rádio Altitude foi pioneira no jornalismo regional e tornou-se uma referência regional e nacional.
A ligação funcional ao Sanatório Sousa Martins terminou quando a unidade de saúde encerrou e foi transferida para o domínio do Estado, como hospital distrital, em 1975. A Rádio passou então ser gerida por sucessivas comissões administrativas, com autonomia funcional, financeira e administrativa.
Em 1989, no âmbito do concurso para a atribuição de frequências radiofónicas locais, passou a transmitir também em FM.
Em 2001, após concurso público, a titularidade da estação foi atribuída à empresa Radialtitude - Sociedade de Comunicação da Guarda, Lda., atual proprietária.
Além do nome, da memória histórica, do dote afetivo e das frequências radiofónicas, a nova detentora herdou uma estação com meios muito precários, a necessitar de urgente e dispendiosa revitalização que passou pela recuperação, modernização, formação, remodelação de instalações e melhoria de condições de trabalho, nova programação, seleção musical de qualidade e informação regional dinâmica, e que tem feito da rádio, sobretudo desde 2004, uma referência na comunicação social do interior de Portugal.
Do acervo recente desta estação consta a entrevista exclusiva ao Juiz de Instrução Criminal Rui Teixeira, no auge do processo “Casa Pia”, a inédita entrevista ao ensaísta Eduardo Lourenço em visita guiada à terra natal, a aldeia de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida. Em 2005 a Rádio destacou-se na cobertura das Eleições Autárquicas e no início de 2006 volta a receber o programa Escape Livre. Nesse ano foi instituída também a figura do Provedor do Ouvinte.
A atual programação da Rádio define-se por «Temporadas», ocorrendo estas entre o Outono de um ano e a última semana de Junho do ano seguinte. Uma equipa de profissional assegura uma emissão com marca própria 24 horas por dia, produzindo espaços diários de informação geral (local e regional), programas semanais de grande informação (entrevistas, debates e Revista da Semana), jornais temáticos e rubricas específicas. Todos os conteúdos são de produção própria da estação. Conta ainda com um conjunto de quase 50 colaboradores, comentadores e cronistas.
A Rádio Altitude afirma-se como voz de charneira pelas causas da Guarda e da Região, e o seu valor sentimental e histórico junto da sociedade já foi, por diversas vezes, reconhecido em várias iniciativas ao longo dos últimos anos.
Nas novas plataformas, além da emissão on-line, a Rádio Altitude assegura a atualização diária de conteúdos em podcast, disponibilizando através deste formato programas e rubricas que produz. Está também ativamente presente nas redes sociais.
A Rádio Altitude consolidou também, nestes últimos anos, a posição de rádio local do distrito da Guarda mais ouvida nos três rankings: no Distrito da Guarda; no conjunto dos distritos Castelo Branco-Guarda-Viseu; e na Região Interior Norte. Essa liderança das audiências seria confirmada e reforçada no «Bareme Rádio» de 2011.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário