DAKAR- Carlos Sousa/ Miguel Ramalho




Carlos Sousa brilha na mais longa especial deste Dakar e já é 6º da geral


Num dia memorável para as cores nacionais no rali Dakar – Ruben Faria é o novo líder na corrida das motos, que viu hoje três portugueses terminaram a etapa entre os sete primeiros! – Carlos Sousa e Miguel Ramalho brilharam também eles na categoria automóvel, garantindo o 6º melhor tempo na mais longa especial desta edição, num total de 593 km. Com este magnífico resultado, a dupla da Great Wall sobe de uma assentada mais quatro lugares na classificação (apenas falta confirmar o atraso de Nasser Al-Attiyah, ainda parado em pista) e coloca-se agora em 6º da geral no início desta segunda e decisiva semana de prova, a pouco mais de 12m de uma presença no top-5…

Após o (merecido) dia de descanso em San Miguel de Tucumán, a caravana do Dakar retomou a corrida esta segunda-feira e logo para enfrentar a mais extensa especial desta edição, num percurso total de 593 km, repartido por dois setores cronometrados: a primeira parte bastante técnica, em pistas florestais estreitas e sinuosas; e a segunda bem mais rápida e larga, em campo aberto.

Em puro contraste com a atribulada etapa de sábado, quando um problema mecânico os obrigou a sucessivas paragens para baixar a temperatura do motor, Carlos Sousa e Miguel Ramalho mostraram-se hoje ao melhor nível, garantindo o 6º melhor tempo desta longa e exigente especial – para já o seu melhor resultado nesta edição!
“Entrámos muito bem na primeira parte da especial e ao fim de poucos quilómetros começamos logo a ultrapassar concorrentes que largaram à nossa frente. Gostei muito desta parte do percurso, com pistas que se assemelhavam muito às nossas bajas”, explicou Carlos Sousa, que concluiu este sector inicial (225 km) com o 5º melhor tempo, a apenas 6m35s do mais rápido, o sul-africano Giniel de Villiers, subindo já nessa altura a 8º da geral provisória.

Bastante mais rápido e exigente para os travões, o segundo setor cronometrado acabou por não ser tão positivo para o piloto português: “Continuamos num ritmo muito forte, mas acabámos por perder alguma eficácia nos travões. Mais para o final, ficamos algo apreensivos com a caixa de velocidades e preferimos dosear um pouco andamento. De qualquer forma, o resultado final foi muito bom e o balanço deste dia é claramente positivo. Tal como previa, nada está ainda fechado neste Dakar no que diz respeito ao top-10”, confirmou Carlos Sousa à chegada a Córdoba, após uma jornada em que subiu nada menos que quatro lugares à geral, fixando-se agora em 6º, a mesma posição em que terminou o último Dakar.


A ETAPA DE MANHÃ

Após a longa e exigente especial desta segunda-feira, o Dakar prossegue amanhã com uma etapa que terá percursos distintos para carros/camiões e motos/quads, embora com características muito semelhantes.
Partindo de Córdoba e tomando a direção de La Rioja, esta será uma etapa muito técnica onde os mais virtuosos prometem destacar-se. Pela frente, um total de 353 km cronometrados (357 para as motos) em estradas rápidas e sinuosas, quase ao estilo WRC. Depois, será o regresso da areia branca e das famosas dunas de Fiambalá, já na quarta-feira…


CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 9

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Roma/Périn MINI 5h36m28s
2º Peterhansel/Cottret MINI a 4m11s
3º Terranova/Fiuza BMW a 6m54s
4º Gordon/Walch Hummer a 8m37s
5º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 9m39s
6º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 10m23s


GERAL APÓS ETAPA 9

Cl. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1º Peterhansel/Cottret MINI 24h11m43s
2º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 49m31s
3º Novitsiy/Zhiltsov MINI a 56m03s
4º Roma/Périn MINI a 1h34m16s
5º Terranova/Fiuza BMW a 2h01m08s
6º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 2h13m41s



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário