Clube Escape Livre






Raid do Bucho com novos sabores


Vai ter grandes novidades a edição deste ano do Raid do Bucho e Outros Sabores. Para o evento que decorre de 15 a 17 de março, o Clube Escape Livre preparou novos e interessantes trilhos que se iniciam na serra da Estrela e culminam no local habitual, a freguesia da Freineda. Os aventureiros vão ter ainda a oportunidade de provar novos sabores além do tradicional bucho.

A aposta do Raid do Bucho e Outros Sabores é, em 2013, a diversificação. Por isso, em tempo de enchidos e outras iguarias regionais, este passeio de todo o terreno turístico começa de forma diferente e leva os participantes de todo o país a experimentar um ex-libris da região da Guarda: a morcela, que irá ser servida pelas mãos da Fumeiros da Guarda, confecionada das mais diversas maneiras numa prova de sabores, ao fim da tarde de sábado, no Hotel Vanguarda.

Para Miguel Espírito Santo, da Fumeiros da Guarda, “com a parceria agora iniciada com o Clube Escape Livre, esperamos não só poder mostrar a grande qualidade e diversidade de produtos da Fumeiros da Guarda, como também criar novos fãs de sabores que tão bem representam a região, e que levam o nome da Guarda a nível nacional”.

Variedade é também o que se pretende com o todo terreno. O raid parte da cidade da Guarda e vai realizar as primeiras etapas, no dia de sábado, na região da serra da Estrela, dando a conhecer também trilhos bem distintos dos normalmente apresentados, com paisagens, relevos, e um panorama de altitude bem diferente. Neste dia, a passagem pelo concelho de Gouveia leva ainda a caravana a visitar o Museu da Miniatura Automóvel.

No domingo, destaque para a visita ao castro do Jarmelo, local histórico de amores e de vingança com vestígios seculares, uma belíssima paisagem e uma lenda para conhecer. A aldeia histórica de Castelo Mendo é outros dos locais a visitar, mesmo antes da partida para a freguesia da Freineda, onde decorre a cerimónia evocativa e bem explosiva das guerras peninsulares, com homenagem ao duque de Wellington e Ordem Unida, uma cortesia do grupo GRHMA.

O almoço do bucho e dos outros sabores de enchidos e fumados da época vai encher o largo junto à capela de Santa Eufémia, reunindo centenas de pessoas em festa e marca o encerramento deste primeiro passeio por fora de estrada do Clube Escape Livre.

O presidente da junta de freguesia de Freineda, Miguel Simões, considera que “Nesta parceria com o Clube Escape Livre temos, todos os anos, aumentado o número de participantes. Pesa embora a atual conjuntura, estamos confiantes que o nosso esforço e o do Escape Livre vão transformar de novo a festa do Bucho na Freineda num grande acontecimento a não perder”.

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio institucional da Câmara Municipal da Guarda e da Junta de Freineda e a colaboração da ValorPneu, Fumeiros da Guarda, SPAL, Dom Digital, TMG, Albatross, Bridgestone, FirstStop, Intermarché/Guarda, Nutregi, e o Dacia Duster 4X4 como viatura oficial. De salientar a colaboração das publicações Auto Hoje e Auto Hoje TT & Aventura, Off Road 4x4, Vida Económica, jornais Diário de Coimbra e A Guarda, das rádios RFM e Altitude, e dos sites Lusomotores, TTVerde, Autoandrive.

As inscrições para o Raid do Bucho e Outros Sabores já estão disponíveis, nas diversas modalidades, em www.escapelivre.com. Informações e inscrições também através de escapelivre@escapelivre.com ou através do 271 205 285.








NUNO DINIS
Photos: Clube Escape Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário