Clube Escape Livre





Escape Livre - 40 anos a falar de automóveis

O Programa Escape Livre nasceu a 13 de fevereiro de 1973 na Rádio Altitude, curiosamente num ano em que estavam proibidas as provas automobilísticas, face à crise energética sentida. O programa foi idealizado por Luís Celínio, estudante do então Liceu Nacional da Guarda, e o nome surgiu do entusiasta pelos automóveis, Francisco Carvalho.


CRONOLOGIA

13 de Fevereiro de 1973 – primeira emissão do Escape Livre, em onda média, com 13 minutos de duração.

1973 - A primeira reportagem para o Escape Livre - no Rali TAP (1973)
           - Primeiro ensaio de um automóvel – Fiat 126 - cedido pelo concessionário, Lúcio Romão & Herdeiros, com motorista incluído, por falta de carta de condução dos responsáveis pelo programa.
          - Ensaio do Renault 5 na fábrica das Indústrias Lusitanas Renault, sediada na Guarda.

1974 - 1ª Campanha de Segurança Rodoviária da cidade da Guarda, com a colaboração da Mobil Oil Portuguesa, que envolveu inúmeros comerciantes e incluiu montras alegóricas, painéis colocados em pontos estratégicos da Guarda, cartazes e demonstrações teórico-práticas, com divulgação e repercussão a nível nacional. O balanço da iniciativa conduziu a novas ideias e planos.
- Cobertura do Grande Prémio de Inglaterra (Fórmula 1), no circuito de Brands Hatch.

Equipa vai sendo reforçada, de forma a acompanhar as provas nacionais e internacionais e passa a ser constituída por Luís Celínio, Carlos Bento, Luís Ribeirinho e Mário Sucena.

1975 - Programa passa a sessenta minutos semanais da emissão da rádio, inicialmente às quartas-feiras, entre as 18h00 e as 19h00, depois às quintas-feiras, entre as 11h00 e as 12h00 e, posteriormente, nesse mesmo dia, no horário das 18h00 às 19h00, em onda média nos 1495 Khz5.

1977 - Isabel Coelho e Jorge Antunes juntam-se à equipa.

“Competição, Segurança e Indústria Automóvel” estavam delineados como os três vetores do programa.

1979 - Criação do Troféu Yoplait de Ralis, com vista a premiar a melhor organização do Campeonato Nacional de Ralis, contribuindo significativamente para a melhoria organizativa destas provas em Portugal.

Com reconhecimento público, o Escape Livre começa a receber os primeiros convites das marcas automóveis ao Escape Livre para ensaios e apresentações dos novos produtos.

1980 - Participação e vitória em Itália, do jornalista Luís Celínio, em representação do Escape Livre, no “Mobil Fiat Economy Run”, alcançando a medalha de ouro.

1985 - Escape Livre junta-se às comemorações dos 25 anos da Auto-Neofor, com o presidente da Ford Lusitana, Udo Kruse, a conhecer e acompanhar o programa, além de Filipe Barbeitos, mais tarde Presidente da Ford em Portugal, e Miguel Oliveira, responsável da Diabolique Motorsport, a principal equipa Ford no Nacional de Ralis.

1986 - No livro de atas da câmara da Guarda de 18 de setembro consta: “voto de louvor e atribuição da medalha da cidade - Ainda o Senhor Presidente e por considerar que o Programa Escape Livre da Rádio Altitude é o mais antigo programa radiofónico sobre o desporto automóvel, cujo responsável é o Doutor Luís Celínio, propôs um voto de louvor a este realizador pelo seu trabalho e a oferta de uma medalha da Cidade, com o louvor gravado. A proposta foi aprovada por unanimidade.”

- Programa dá origem ao Clube Escape Livre, que assume o lema “o automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”.

1989 - João Oliveira Lopes, colaborador e animador da Rádio Altitude, assume realização e apresentação do programa.

1990 - Início das emissões do Programa na Rádio F (105.8 Mhz), às quintas-feiras, entre as 17h00 e as 18h00, passando, mais tarde, a ser iniciado às 18h00.

1997 - Cobertura do Grande Prémio de Macau, a prova mais importante do Oriente
- Criação do suplemento “Escape Livre Magazine” em dois jornais regionais, criando o seu espaço mensal próprio.
- Comemoração dos 24 anos de programa com a ligação entre Guarda e Lisboa, com dois novos Renault Mégane 1.6, para demonstrar que não compensa conduzir em excesso de velocidade.
          - Pinto Moreira assume realização e apresentação do Programa.

1998 - Bodas de prata - programa especial, evocativo do trabalho de 25 anos com as marcas automóveis, patrocinadores, entidades oficiais e jornalistas. Almoço comemorativo e atribuição de medalhas alusivas ao aniversário.

2006 – Regresso às emissões do Programa na Rádio Altitude, por alturas do 33º aniversário.

2008 – Comemoração dos 35 anos do Programa com entrega da medalha de prata do programa à Rádio Altitude, à BP e á Yoplait; espetáculo de magia, jantar e entrega do título de “Embaixador da Guarda” a 12 personalidades.

2010 - Comemoração dos 37 anos de programa com a presença do Lamborghini Gallardo na cidade da Guarda.

2011 - Comemoração dos 38 anos de programa com a presença do Mercedes-Benz SLS AMG na cidade da Guarda.


Do Programa Escape Livre nasceu uma história de 40 anos, dando origem a uma série de projetos com papéis distintos, mas contudo sempre em torno do mundo automóvel e sempre tendo em vista a promoção da região da Guarda. A família Escape Livre é hoje constituída pelo Clube Escape Livre, as Organizações Escape Livre Lda., a Escape Livre Magazine e o Escape Livre Online.




NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário