Latvala vence e termina o dia na liderança

A última especial do segundo dia do Vodafone Rally de Portugal foi ganha pelo líder da competição, Jari-Matti Latvala. O piloto da Volkswagen foi o mais rápido pela segunda vez numa classificativa e aumentou a diferença para o segundo classificado, Kris Meeke. O finlandês tem uma vantagem de 11,1s para o rival da Citroën. O líder do campeonato, Sébastien Ogier, foi o segundo mais rápido e confessou que teve de gerir o estado dos pneus. Houve vários pilotos que sofreram furos nos seus carros e outros problemas porque não esperavam condições tão duras durante a tarde.


Na especial anterior, Caminha 2, Ogier foi o mais rápido e encurtou a desvantagem para os adversários mais directos. Ainda assim, devido ao tempo perdido de manhã, quando passou em primeiro na estrada e sofreu com a terra solta, o líder do Mundial está em sexto, a 26 segundos do líder.


Ott Tanak foi o terceiro mais rápido e termina o dia em quarto a 1,8s de Andreas Mikkelsen, que é terceiro. O primeiro comandante do Vodafone Rally de Portugal não foi além do quinto registo em Viana do Castelo 2.


Durante a tarde, falou-se muito de pneus. Quase todos os pilotos optaram por utilizar uma mistura de macios e duros. Alguns optaram apenas pelos macios. Mas as especiais estavam mais quentes e abrasivas do que esperavam. Foi por isso que vários ao final como se tivessem slicks e Lorenzo Bertelli nem pôde regressar à assistência porque teve dois furos que danificaram as jantes e o carro não podia circular.


Recorde-se que a primeira especial da tarde, Ponte de Lima 2, acabou por ser cancelada devido a um incêndio que deflagrou nas imediações. Como não estava reunidas as condições de segurança, a direcção de prova decidiu que a quinta classificativa do Vodafone Rally de Portugal não se realizaria.


No WRC2, Nasser Al-Attiyah venceu o derradeiro troço do dia. Karl Kruuda fez segundo, mesmo depois de ter apanhado um concorrente mais lento à sua frente que o fez perder tempo. No final da jornada, o qatari lidera com 13,5 segundos de vantagem sobre Yazeed Al-Rajhi. Pontus Tideman, que estreia o Skoda Fabia R5, é terceiro.


Emocionante está a ser, também, a disputa pelo primeiro lugar no WRC3. Quentin Gilbert é o líder, mas tem Terry Folb, segundo classificado, a apenas 8,2s. Ole Christian Veiby é terceiro mas já está a mais de meio minuto do francês.


Nas contas dos portugueses, Bernardo Sousa liderou durante a manhã, mas acabou por ceder a posição na primeira especial da tarde. Aí, o piloto danificou o radiador do Peugeot por este ter uma altura ao solo demasiado baixa para as especiais que apresentavam sulcos profundos, e decidiu abandonar para não danificar o motor. Assim, Miguel Campos, que era segundo, ascendeu na tabela e é o detentor do estatuto de melhor português.


O piloto de Famalicão, que corre ao volante de um Ford Fiesta R5, tem uma vantagem superior a dois minutos para o segundo português, Pedro Meireles. Miguel Barbosa ocupa o último lugar do pódio entre os lusos.


Amanhã, o Vodafone Rally de Portugal entra na zona do Marão. Baião (18,57 km), Marão (26,46 km) e Fridão (37,67 km) são as especiais que os concorrentes vão cumprir por duas vezes. No total, cumprem 586,84 quilómetros, dos quais 165,4 km são contra o cronómetro.



Latvala vence e termina o dia na liderança

Sem comentários:

Enviar um comentário