“Tempo Profundo” marca aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050

 


Fernando Carvalho Rodrigues, físico e catedrático natural de Casal de Cinza, concelho da Guarda, e atualmente presidente da Assembleia Municipal da Guarda, é o convidado de honra na palestra que assinala o primeiro aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, no próximo mês.


A palestra com o tema “Tempo Profundo” inaugura o programa de atividades no dia 1 de julho, precisamente um ano depois do encerramento da cápsula, projeto criado no âmbito dos 40 anos do Escape Livre, o mais antigo programa sobre automobilismo em


Portugal, a passar semanalmente na Rádio Altitude. O programa comemorativo tem início às 10h15, na ‘Sala Tempo e Poesia’ da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, e contempla a palestra, aberta ao público, pelo professor Fernando Carvalho Rodrigues, que também participou na Cápsula do Tempo com o seu testemunho. Seguidamente é apresentada mais uma peça da coleção Cápsula do Tempo, pela Agência para a Promoção da Guarda, encerrando a sessão com a prova de espumante de Figueira de Castelo Rodrigo.


O segundo momento está agendado para as 12h00, na envolvente da Torre de Menagem da Guarda, com a gravação da laje 2014 no ‘Passeio do Tempo’, precisamente junto à cápsula, e a plantação de uma árvore.


Refira-se que as comemorações deste primeiro aniversário tiveram início no mês de abril, com a atribuição, no Dia Mundial do Sorriso, de um prémio solidário de mil euros da Automóveis Citroën a uma IPSS, após um passatempo ao qual concorreram várias instituições e projetos. Recebeu o prémio o Refúgio Ana Luísa, que acolhe crianças em situação de risco.


Sobre a Cápsula do Tempo Guarda 2050


A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi encerrada no dia 1 de julho de 2013, na Encosta do Tempo, na envolvente da Torre de Menagem da Guarda e serviu para assinalar os 40 anos do Programa Escape Livre e os 65 anos da Rádio Altitude. A Cápsula integra, no seu interior, os testemunhos, as fotografias e o objetos de 40 entidades e personalidades de diversos quadrantes profissionais, além de alguns testemunhos de grupo, sobre o presente e o futuro da Guarda. A Cápsula do Tempo deverá ser desenterrada e aberta no dia 1 de julho de 2050.


São parceiros neste projeto o Clube Escape Livre, a Rádio Altitude, o Instituto Politécnico da Guarda, a Agência para a Promoção da Guarda e a Automóveis Citroën. Em cada ano, a organização pretende assinalar a data de 1 de julho com diferentes iniciativas.


Sobre Fernando Carvalho Rodrigues


Licenciado em Física e doutorado em Engenharia Eletrotécnica, Fernando Carvalho Rodrigues nasceuem 1947, em Casal de Cinza, uma aldeia do distrito da Guarda, tendo residido em Lisboa desde a sua infância. Licenciado em Física, com especialidade em Ótica e Optoelectrónica, doutorado em Engenharia Eletrónica, em Inglaterra, foi diretor do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), e liderou nos aspetos burocráticos o consórcio que criou o primeiro satélite português – o Posat I, lançado em setembro de 1993. Em 1997, Carvalho Rodrigues libertou-se dos cargos burocráticos e de direção que lhe estavam confiados, dedicando-se à docência e à investigaçãona Faculdade de Ciências. Como especialista em teoria da informação, ótica e optoelectrónica, tem cerca de duzentos trabalhos e alguns livros publicados em Portugal e no estrangeiro. Cientista emérito, foi galardoado com vários prémios, entre os quais o Prémio Pfizer, o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia e o Prémio Albert J. Myer. É membro de diversas academias científicas internacionais.


Como lema de vida, Fernando Carvalho Rodrigues adotou a divisa da Academia de Ciências de Lisboa: Nisi utile est quod facimus stulta est gloria (“A glória é vã se o que fizermos não for útil”). Informações em www.fernandocarvalhorodrigues.eu/.



“Tempo Profundo” marca aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050

Sem comentários:

Enviar um comentário